Folder 1 2 3 dobras

Folder de 1, 2 ou 3 dobras: qual o melhor para seu negócio?

23 abril, 2016 2:37 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Folder de 1, 2 ou 3 dobras são excelentes peças de comunicação para divulgar seu negócio. Ele pode abrigar portfólios, catálogos, matérias técnicos, apresentações comercias e diversos outros produtos ou serviços, como hotéis, indústrias, consultorias e muito mais.

Isso se deve a versatilidade de um folder 1, 2, ou 3 dobras, que permite associar textos e imagens de uma forma criativa e prática, aproveitando o melhor que a sua quantidade de dobras pode oferecer em termos de design e identidade visual.

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Veja também: Folders: design criativo é fundamental!

Para ajudar você a escolher entre um folder de uma, duas ou três dobras, vamos apresentar uma série de dicas práticas, tanto de conteúdo e design, exemplos de folders e detalhes sobre as características de cada modelo, sejam folders de um, duas ou três dobras.

Confira também: Como encantar seus clientes com um belo folder de turismo

Folders de 1, 2 ou 3 dobras: como fazer

Antes de falarmos de cada tipo de folder com dobra, vamos a algumas dicas de conteúdo e design:

Escolha as cores certas

Baseado em sua identidade visual, é importante definir cores atrativas. Cada cor pode passar um significado ou sentimento diferente, veja um pequeno resumo:

  • Vermelho: perigo, paixão e sensualidade.
  • Azul: tradição, solidez e confiança.
  • Verde: natureza, crescimento e abundância.
  • Amarelo: luz, valor e prosperidade.
  • Laranja: calor, aconchego e “fome”.
  • Branco: higiene, pureza e paz.
  • Preto: luxo, exclusividade e, em certos casos, luto.

Saber harmonizar estas cores em cada elemento do folder vai fazer toda a diferença.

Saiba mais: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

Imagens para folders

Boas fotografias, com riqueza de detalhes e qualidade profissional vão ajudar muito seu folder. Mas lembre-se: tem que ser de alta resolução e com excelente qualidade. Se não puder usar um fotógrafo profissional, você pode contar com bancos de imagens. Ilustrações e infográficos também ajudam a entender as informações de forma mais rápida, facilitando a aceitação de seus argumentos de vendas por seus clientes.

DICA: Os 23 melhores lugares para encontrar imagens de qualidade e gratuitas

Uma empresa que entendeu a necessidade de uma identidade visual caprichada em seus materiais foi o restaurante Point do Macarrão. Tudo começou com a criação de um logotipo com ajuda da We Do Logos. A partir desse momento, a parceria se consolidou e os proprietários do restaurante desenvolveram cardápio tipo folder, embalagens, fachada de loja, uniformes, capa de Facebook e muito mais.

Assista a este vídeo onde você poderá conferir todos os detalhes desta história de sucesso e empreendedorismo:

Veja mais: Cartas de menu para restaurantes: aprenda a receita certa

Conteúdo do texto

Os textos de folders de 1, 2, ou 3 dobras devem ter uma hierarquia. Normalmente se começa com uma chamada curta, que “chama a tenção” do público e define claramente sua oferta. Ela pode ser seguida de um parágrafo curto, de 3 linhas, descrevendo melhor sua empresa, produto ou serviço. Normalmente esses dois elementos são seguidos de uma série de bullets que descrevem o que virá dentro do folder. Isso pode ser reservado para a capa, principalmente em folders de uma dobra.

Dentro do folder você pode detalhar cada um dos bullets, usando também uma chamada inicial para cada um deles. Na última capa (costas da última dobra) usualmente se coloca site, endereço, contatos etc.

Outros elementos que ajudam um folder a vender mais são: depoimentos de clientes satisfeitos, selos de excelência, prêmios, endereços eletrônicos das mídias sócias, entre outros.

Folder de uma dobra

Estes folders devem ser muito bem aproveitados, pois tem menos espaço… por isso, já inclua os bullets na capa e, eventualmente, alguma outra informação importante, mas sem prejudicar o layout. Da mesma forma, nas costas da última dobra use o espaço para informações da empresa e apenas um rodapé para endereços e contatos.

Folder de duas dobras

Com mais espaço, aproveite a capa para uma belíssima imagem, além da chamada e da descrição curta. No interior, aproveite a área maior para colocar mais imagens e ilustrações. Neste caso, talvez possa dedicar toda última capa para detalhar como achar sua empresa, colocar depoimentos e até um Call To Action caprichado, incentivando seus clientes a conhecer sua empresa.

Folder de três dobras

Um material como este deve usar muito bem as imagens. É possível desenvolver linhas do tempo, mapas, esquemas, infográficos, ilustrações e outras imagens ao longo da parte interna do folder que, com 3 dobras, corresponde a 4 páginas abertas! Use as regras de conteúdo como descritas acima, mas saiba aproveitar todas as possibilidades ao longo dessa enorme área disponível!

Confira: Tudo que você precisa saber sobre folders de apresentação

Quer conferir alguns exemplos de folders criados na We Do Logos?

Dê uma olhada neste projeto de criação de folder com uma ou duas dobras desenvolvido para a empresa de nutrição animal Boiadeiro. Foram 58 opções de folders enviadas por 7 designers diferentes.

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Mais informação: 5 dicas de como montar um folder de divulgação para empresa

Já decidiu? Pretende fazer um folder com 1, 2, ou 3 dobras? Independentemente de sua escolha, a We Do Logos pode ajudar você a fazer estes e outros matérias, como papelaria, cartões de visita, layout de sites e muito mais. Você se cadastra no site, faz seu pedido estipulando um preço (dentro de certos parâmetros) e em 24 horas já estará recebendo dezenas de propostas de diversos designers. A partir daí você interage com os designers, avalia seus trabalhos e pede modificações e ajustes, até conseguir a arte perfeita para seu material. Tudo isso online e muito prático.

Veja mais motivos para se cadastrar na We Do Logos:

 

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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