folder de restaurante

Veja 5 dicas para criar folder de restaurante e 20 exemplos criados online

27 dezembro, 2017 7:26 pm | Criado por | sem comentários | 3 semanas

Folder é um material impresso com informações sobre uma empresa. Ou seja, é uma divulgação feita para tornar o negócio conhecido em apresentações comerciais ou para ser disponibilizado para clientes.

Um folder de restaurante pode ser usado de diversas formas, e alguns aproveitam esse formato até para fazer cardápios.

Ao contrário do flyer, material impresso de uma só folha, geralmente A5, somente frente ou frente e verso, o folder é um material de divulgação maior e com dobras, normalmente tem entre 2 a 5 dobras.

É um um tipo de divulgação mais cara que o flyer, bastante usada por restaurantes e pode ter ótimo alcance quando criado da maneira correta.

Saiba mais: Veja 6 dicas e 20 exemplos para panfletos de restaurante

5 dicas para elaborar o melhor folder de restaurante

Mas qual é a maneira certa de fazer folder de restaurante? Há 5 dicas para preparar um folder de restaurante que vai agradar o maior número de pessoas e conseguir um retorno adequado para o estabelecimento:

  1. Texto objetivo
  2. Foto bem montada
  3. Ponto forte da marca
  4. Escolha das cores certas
  5. Falar com o seu público-alvo

1- Texto objetivo

As técnicas para alcançar o público-alvo giram em torno da objetividade na propaganda. Por quê? Porque essa é uma das estratégias para conseguir chamar a atenção das pessoas de forma rápida.

Já pensou que, se para vender um carro através de uma propaganda de TV uma marca de automóveis fizesse um filme de 2 horas? Quem teria tempo e paciência para prestar atenção em algo que nem sabe que irá comprar, não é mesmo?

A propaganda voltada para o setor de alimentação repete esse receita. Um folder de restaurante precisa dizer a que veio logo de cara.

Por isso, é extremamente necessário pensar em um texto enxuto, conciso e objetivo para descrever o serviço e colocar essa informação em destaque no material impresso.

2- Fotografias profissionais

As pessoas começam a degustar sua comida com os olhos. Por isso, um folder de restaurante precisa ter uma foto bem tirada para ilustrar a especialidade do estabelecimento e deixar o cliente sentir vontade de experimentar aqueles partos.

É importante alinhar o cozinheiro com o fotógrafo. Enquanto um monta um prato, o outro escolhe os melhores ângulos e cuida de uma iluminação perfeita. Essa combinação vai provocar sensação de desejo pela comida e atrair clientes.

3- Ressalte o seu ponto forte

Todo restaurante tem o seu ponto forte e isso precisa aparecer também no folder. Quer alguns exemplos? Um restaurante especializado em comida japonesa pode ser focado em delivery, ou em atendimento local no balcão com taxas promocionais.

Se for uma galeteria, pode ter uma batata irresistível prepara com receita exclusiva da casa acompanhada do frango. Esses pontos fortes colocam o restaurante em uma posição única no mercado e isso deve ser explorado em um folder para restaurante.

4- Escolha as cores certas

Se você acompanha o nosso blog, já sabe que as cores são muito importantes e desempenham um papel fundamental para transmitir emoções e significados.

Juntos, o vermelho e o amarelo podem causar um efeito ideal para o setor de comida: levando o cliente a desejar e a aumentar o seu apetite.

Aposte em tonalidade vibrantes para o seu cartaz, reunindo também as cores que representam o seu restaurante para gerar identificação com a sua marca.

Mas não é preciso se restringir a essas cores, são apenas um de muitas possibilidades. Uma marca forte no setor de comida pode apostar em cores diferentes como marrom, laranja ou preto, a exemplo das cafeterias e lanchonetes.

Veja mais dicas nestas postagens de nosso blog:

5- Fale a linguagem do seu público-alvo

O folder de restaurante é feito para agradar ao perfil de seus clientes. Conhecer o gosto desse público é imprescindível para escolher detalhes como cores, posição de itens no folder e a linguagem empregada no texto.

Por isso, antes de escrever, é preciso entender seu público-alvo gosta de ser abordado de uma forma mais descontraída ou conservadora.

Veja aqui ainda mais dicas sobre este tema: Você sabe como fazer um bom folder de promoção?

Confira 20 exemplos de folder de restaurante e inspire-se

1- Restaurante self service

O projeto recebeu 15 opções de 7 designs diferentes. O restaurante segue é do tipo self service e apostou na variedade de pratos como seu ponto forte.

folder de restaurante

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Veja aqui outros exemplos de folder para restaurante.

2- Restaurante em um hotel

Neste projeto, foram 85 artes diferentes enviadas por 2 profissionais que apostaram no conceito de elegância do restaurante.

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Veja aqui outros exemplos de folder para restaurante.

3- Restaurante no centro da cidade

O projeto obteve 13 apresentações de artes vindas de 6 profissionais de design. A prioridade aqui era mostrar, através de uma foto bem produzida, o ponto forte do estabelecimento: servir comida caseira e variada.

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Veja aqui outros exemplos de folder para restaurante.

4- Restaurante self service

Ao todo, 3 designers participaram enviando 19 opções de artes de folder de restaurante.

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Veja aqui outros exemplos de folder para restaurante.

Se você precisa criar um folder para seu restaurante, pode contar com a We Do Logos.

Você faz seu pedido de folder ou outros materiais de divulgação no site e recebe rapidamente, em 24 horas, as primeiras artes para dar sua opinião, pedir ajustes e quantas alterações quiser, até escolher a melhor de todas para usar em seu negócio.

Saiba mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.