folder eletrônico

Folder eletrônico: saiba como criar o seu em poucos passos

28 dezembro, 2017 1:18 am | Criado por | sem comentários | 3 semanas

Já imaginou criar um folder institucional ou divulgar promoções de sua empresa de maneira fácil e eficaz na internet? Com o folder eletrônico você pode deixar de se preocupar com custos de impressão e envio dos materiais para os clientes.

Além disso, não há custos extras por conta da quantidade cores a ser impressa e, caso seja do interesse do destinatário, é possível imprimir o folder a qualquer momento. Para isso, basta criar o folder em formato PDF e compartilhar com todos os interessados.

Na verdade, garças a transformação digital e sua capacidade de usar novas tecnologias, existem até sites especializados em fazer muito mais que simplesmente disponibilizar um PDF, eles criam efeitos visuais de páginas virando, links para vídeos e muitas outras funcionalidades, como você verá ao final deste texto.

Com essa facilidade, é possível entrar em contato com um número muito maior de clientes, divulgando seu trabalho ou promoções de sua empresa.

Quer saber como criar um folder eletrônico e não sabe por onde onde começar? Confira neste artigo!

Dicas de marketing

Saiba mais: Briefing para folder: nove dicas para criar o seu e ficar perfeito!

Passo a passo para produzir um folder

Dar início à criação de um folder é uma tarefa simples e, de certa forma, rápida. Para isso, é preciso reunir algumas informações e abusar da criatividade para poder se destacar no mercado.

Confira o passo a passo a seguir e crie já o seu:

1- Saiba o que deseja transmitir

Antes de mais nada, é preciso saber qual mensagem seu negócio pretende transmitir com o folder eletrônico. O material pode representar desde uma promoção específica da até uma apresentação geral da empresa. Fazendo essa análise, será possível definir qual tipo de informação deverá ser divulgada.

2- O que seu cliente espera?

Definido qual viés de comunicação seu folder tomará, é hora de se colocar na posição do cliente. Analise, por exemplo, se os dados que deseja inserir no material são, de fato, interessantes e úteis. Também se pergunte se o folder passaria credibilidade e boa aceitação no mercado.

3- Produção do conteúdo

Com os pontos anteriores em mente, é hora de dar início à parte estrutural do folder, ou seja, tudo que diz respeito ao conteúdo a ser produzido.

Separe todas as informações que ache relevante e escreva-as de maneira objetiva e clara – já que o material deve ter uma linguagem descomplicada e atraente.

Veja também: 5 dicas para criar um folder profissional perfeito

4- Personalização do folder

À primeira vista, é o aspecto visual do folder que será o responsável por chamar ou não a atenção do consumidor, não é? Por isso, abuse da criatividade e invista em um layout diferenciado e, ao mesmo tempo, clean.

Lembre-se de que o material deve estar de acordo com a identidade visual da empresa.

Inspire-se aqui: Conheça 3 modelos diferentes de folder de propaganda

5- Crie um folder que tenha a ver com a empresa

Um dos maiores objetivos de um folder é representar exatamente o que a empresa é no mercado – ou como deseja ser vista. Diante disso, crie um material que contenha os elementos de seu negócio.

Ao entrar em contato com o folder eletrônico, o cliente deve se sentir cativado e perceber de cara a essência da instituição. Mantenha sempre sua identidade visual preservada.

DICA: Crie sua identidade visual online em sites de concorrência

6- Não se esqueça das informações básicas de contato

Após inserir as informações mais relevantes no folder, não se esqueça de inserir dados essenciais como telefone para contato, endereço, site e e-mail – também é possível colocar informações de redes sociais.

Ah! Não deixe de colocar o logo da empresa!

Como criar o folder digital?

Após finalizar o projeto do material, já é possível dar início à criação do seu folder eletrônico:

  1. Primeiramente, crie o material em um software específico para a produção de folderes (o Publisher é uma boa opção!). O tamanho ideal do projeto é o 21,5 x 28 cm.
  2. Com o material pronto, chegou a hora de convertê-lo em um arquivo PDF, que é ideal para esse tipo de trabalho. O Issu é uma boa ferramenta para isso, visite o site e veja como seu folder digital pode ser turbinado por ela!
  3. Em seguida, com o material pronto, envie o PDF do folder eletrônico para o destinatário e também adicione o arquivo em seu website.
  4. Pronto! Agora é só enviar para a quantidade de clientes que achar necessário e fazer a  divulgação de sua empresa, produto ou serviço!

Veja mais: Você sabe como fazer um bom folder de promoção?

Está precisando criar um folder para sua empresa por um preço justo, com alta qualidade e muita agilidade?

Cadastre-se na We Do Logos e faça seu pedido de material de comunicação já definindo um preço e a data de entrega. Em pouco tempo você começará a receber as primeiras opções de arte para avaliar, pedir alterações e solicitar quantos ajustes quiser, até escolher a melhor delas para usar em seu negócio.

Veja mais detalhes sobre a We Do Logos:

We Do Logos

 

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.