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Folder para personal trainer: veja o passo a passo e 10 modelos inspiradores

27 dezembro, 2017 9:17 pm | Criado por | sem comentários | 3 semanas

Folder para personal trainer é uma ótima ideia para divulgação dessa atividade profissional. No contexto social em que vivemos, onde o corpo significa cuidado com a saúde e até status, oferecer serviços para treinamento corporal está em alta.

A escolha do folder como material de divulgação é preciso tomar alguns cuidados para que ele alcance os melhores resultados.

Veja nesta postagem alguns dados sobre esse mercado e diversas dicas de como fazer um folder para personal trainer.

Saiba mais: Logo personal trainer | 4 dicas para criar seu logo

Os 8 erros mais comuns ao criar folders

O folder é um material impresso com dobras para informar sobre serviços ao cliente ou fazer uma apresentação em uma vista pessoal. Ao elaborar esse tipo de divulgação, é importante evitar os erros mais comuns.

  1. Não definir os serviços a oferecer
  2. Ignorar um público-alvo específico e querer atender a todos públicos de uma só vez
  3. Não definir uma marca (mesmo que se trate de um profissional autônomo)
  4. Usar cores erradas, que não combinam com seu público
  5. Fazer folder “caseiro”, sem qualidade e profissionalismo
  6. Não se valer de imagens e ilustrações
  7. Não organizar o conteúdo de uma forma fácil de entender
  8. Ignorar a concorrência na hora de se diferenciar

Para evitar isso, siga nosso passo a passo para fazer um folder de personal trainer.

Veja também: 8 modelos de cartão de visita para personal trainer

Passo a passo traz 5 dicas de folder para personal trainer

1- Defina sua proposta de valor

Qual é o foco da empresa? É nessa resposta que está o conteúdo inicial o ponto de partida para a criação do folder, que precisa dizer a que veio logo na primeira linha. Uma informação importante que traduz a marca deve vir na capa.

A empresa ou profissional precisa se definir e pode destacar um serviço em que é especialista, por exemplo:

“Exercícios funcionais turbinam musculatura! Veja todo os benefícios”

Sua marca pode ter uma espécie de slogan, ou assinatura, como estas:

  • Exercícios funcionais;
  • Preparação para atletas;
  • Exercícios para tonificar a musculatura;
  • Atividades para perda de peso;
  • Aulas em grupo em condomínio.

A partir dessa definição, teremos uma empresa que sabe mostrar a seus clientes o tipo de solução que tem a oferecer. Falta descobrir quem ela quer atingir.

2- Defina seu público-alvo

Com quem você vai se comunicar? Certamente, a ideia de atirar para todos os lados não é eficiente para nenhum negócio. É preciso ter foco para atrair as pessoas certas, porque são elas quem irão se identificar com os serviços do personal trainer.

Para descobrir quem são essas pessoas, uma boa pesquisa de marketing pode ajudar muito a levantar dados sobre quais perfis de pessoas procuram pelos serviços que a empresa ou profissional está oferecendo.

Nesta etapa, é hora de elaborar um formulário com perguntas pertinentes aos serviços, preços, deixar espaço para sugestões do público-alvo e perguntar sobre alguns itens como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Local de trabalho;
  • Local de residência;
  • Renda mensal;
  • Regularidade de prática de atividade física;
  • Quanto pagaria por uma aula ou x número de aulas de atividade física (se este for o propósito do profissional).

Com essas informações, é possível saber se há demanda para o negócio e quem são esses futuros clientes. A partir daí, na hora da divulgação, será possível atingir o público certo.

Este tipo de pesquisa pode ser feita gratuitamente, por meio de plataformas automatizadas de pesquisa, como a MindMiners, e outros recursos, com o próprio Google Forms, por exemplo.

3- Organize o conteúdo

O conteúdo de um folder deve ser pensado e executado de forma organizada para que o cliente entenda com facilidade a proposta da empresa que fornece serviços para o cuidado com o corpo.

Na capa, o ideal é estabelecer uma frase de impacto que vai chamar atenção e atrair o leitor rapidamente. Neste caso, é válido estudar as melhores cores, fontes e formatos para garantir que o público-alvo possa morder a isca e se interessar pelo folder logo ao recebê-lo.

Em seguida a dica é dividir a mensagem do folder em tópicos, o que vai facilitar a compreensão.

4- Acerte nas cores

Cada cor provoca uma sensação diferente nas pessoas. E o marketing reconhece que o poder de uma cor associada a um produto pode atrair clientes. O preto, por exemplo, muito utilizado pelas academias, representa exclusividade e, em alguns casos, força.

Para o setor de atividades físicas, além do preto, as cores azul, laranja e cinza são as mais utilizadas porque remetem não só à força, mas ao encorajamento e ao desafio. Mas elas não são as únicas alternativas para um folder.

Busque chamar atenção com a cor que também tenha algum significado para a empresa, que conecte-se com o público e também seja atrelado ao serviço oferecido. Se a atividade física for natação, por exemplo, o azul é uma cor que pode prevalecer, porque cria uma associação rápida com a atividade em questão.

DICA: Estudo das cores na publicidade: você sabe como aplicá-las?

5- Escolha o formato

Um folder para personal trainer pode ter diversos formatos. Normalmente os padrões variam de 1 a 4 dobras.

Mas eles não são os únicos e podem, inclusive, ser personalizados. O formato certo do folder para personal trainer vai depender de como a empresa ou profissional deseja se apresentar e quanto conteúdo ele tem para ocupar o material gráfico.

O tamanho em si é importante para expor serviços, descrever a equipe, apontar o diferencial da empresa, suas parcerias e exibir ilustrações e fotos. Tudo vai depender da quantidade de conteúdo a apresentar e, é claro, do orçamento disponível.

Veja algumas dicas em nosso blog: Dicas essenciais para definir o Formato de seu Folder

Veja 10 exemplos de folder para personal trainer

1- Folder para personal trainer – Pilates

O projeto teve a participação de 8 designers, que enviaram 28 artes diferentes para uma empresa focada em pilates.

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Veja mais exemplos de folder para personal trainer enviados para este projeto.

2- Folder de treinamento personalizado para condomínios

Como trata-se de uma empresa focada em treinamentos com diversas atividades e para públicos de idades diferentes, a arte precisou considerar o posicionamento da marca: promover atividades em áreas de lazer.

Foram 31 designers com 154 projetos enviados até se decidir um vencedor.

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Veja mais exemplos de folder para personal trainer enviados para este projeto.

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.