Folder preço

Folder: preço de criação e impressão, saiba avaliar

20 junho, 2016 2:55 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Quando um empresário ou comerciante deseja fazer um folder, preço se torna um fator muito importante. Mas se você quer saber o preço de folders tem que ter em mente algo que muitos esquecem: Existem 2 trabalhos diferentes nessa hora. Um trabalho que é executado por uma gráfica, que é a impressão do folder. E o outro, executado por um designer, que é a criação da arte para este folder.

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Saiba mais: Folder institucional: uma mostra da qualidade de sua empresa

Tanto para um como para outro desses trabalhos, diversos fatores devem ser levados em conta para se conseguir um orçamento vantajoso:

  • Quantidade de peças
  • Gramatura do papel
  • Número de cores
  • Acabamentos
  • Etc…

Esses fatores influenciam muito nos orçamentos para impressão e no preço de folder.

Já para a criação (desenvolvimento do layout) do folder, o preço varia muito em função do tipo de fornecedor que você escolher, que pode ser:

Para ajudar você a saber que fatores levar em conta na hora de pesquisar um preço de folder, vamos apresentar algumas dicas importantes, tanto para a criação da arte quanto para a impressão.

Veja também: 5 dicas de como elaborar um folder de divulgação atrativo

Folder: preço de impressão e arte, o que levar em conta?

As duas coisas têm muita relação entre si: uma boa arte, uma criação inteligente que leve em conta aproveitamento de formatos de papel, número de cores e acabamentos pode ajudar a ter um orçamento otimizado na hora de imprimir. E, na prática, muitos designers acabam se oferecendo para ajudar você a escolher uma boa gráfica ou com dicas sobre a impressão. Por isso, vamos começar por esta parte do orçamento de folder.

Preço de criação de folder

Evidentemente o número de dobras e de páginas de seu folder vai influir no preço. Afinal, quanto mais trabalho para o designer, mais ele poderá cobrar. Fazer uma lista de preços aqui seria pouco útil. A tabela da ABEND de 2015, por exemplo, fala em mais de 4 mil reais por página para criação e arte final de um folheto. Por isso, vamos listar os 4 tipos principais de fornecedores, na ordem do mais caro para os mais em conta, para você perceber as vantagens e desvantagens de cada um e como vão afetar o preço de folders.

Agências de publicidade (R$$$$)

Por terem uma grande estrutura administrativa e um número razoável de funcionários, costumam ter os custos mais elevados. Por outro lado, primam pela qualidade, mas tendem a direcionar um único designer para fazer a arte de seu folder e apresentar poucas opções para você escolher. Além disso, pelo tamanho e número de níveis hierárquicos, não são muito ágeis no atendimento.

Gráficas (R$$$)

Gráficas costumam ter um preço um pouco mais baixo que agências, mas o motivo é exatamente seu calcanhar de Aquiles: gráficas não são especialistas em criação, são especialistas em impressão. Por isso, acabam tendo os mesmos problemas de agências (com limitadas opções de escolha e atendimento um pouco lento) e a qualidade pode não ser a mesma.

Profissionais de design freelancer (R$$)

Muitos destes profissionais trabalham em agências e têm uma renda extra fazendo trabalhos freelancer, outros são 100% dedicados a esta modalidade autônoma de trabalho. Independente do caso, costumam ser bastante dedicados e fazem um atendimento ágil, pois precisam ganhar a confiança do cliente. O preço é mais em conta que os casos acima. Mas é preciso de boas indicações  para selecionar o profissional certo para sua empresa.

Sites de concorrência criativa  (R$$)

Esta é uma opção que vem despontando como excelente alternativa, principalmente para pequenas e médias empresas, mas não só para elas. A vantagem é que estes sites têm milhares de designers cadastrados que recebem seus pedidos de folder (ou outro trabalho de comunicação) e você recebe muitas opções para escolher a melhor (à vezes, em casos de logos, por exemplo, centenas são enviadas). Você já definiu o preço antes de se iniciar a concorrência e escolhe a melhor opção, podendo pedir alterações ilimitadas, no caso da We Do Logos.

Veja mais: Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto

O que influencia o preço de impressão de folder?

Quantidade

Muitos não levam em conta que quanto maior a quantidade de folders que você imprimir, menor o preço de cada unidade. Pode parecer óbvio, mas em alguns casos imprimir 1.000 folders ou 3.000 folders pode ter uma diferença de 20% ou menos no preço do folder, isto é: no preço total do lote de todos os folders impressos. Além disso, quanto mais você imprimir, mais diluiu o preço da arte que você já pagou.

Gramatura do papel

Quanto maior a gramatura, mais caro o folder. O que deve ser levado em conta é evitar fazer uma gramatura excessiva, além da necessidade do material que você está fazendo. Um folder de gramatura 150 g/m2 já é suficiente, na maioria dos casos.

Confira: Papel para folder: escolha o melhor para obter resultados

Cores do folder

Seu folder pode ter 4 cores tanto na frente como no verso (chamado 4 x 4 cores), 4 X 0, isto é: 4 cores na frente e sem impressão atrás (mas aí não tem sentido para folders, apenas para folhetos), 4 X 1, com a frente colorida e o verso em uma só cor e outras variações.

Evidentemente quanto mais cores, maior o preço do folder.

Acabamentos

Existem diversos tipos de acabamento que influenciam nos preços de folders. Mas podemos destacar 3 dos mais usados:

  • Faca especial: faca especial é quando você faz um formato diferenciado na peça, um recorte imitando seu produto, por exemplo. Isso pode encarecer bastante o folder.
  • Laminação fosca: é um acabamento não muito caro, dependendo da gráfica, que dá uma textura acetinada ao papel.
  • Verniz UV de reserva: este é um pouco mais caro que a laminação, mas dá um belo efeito, principalmente na capa, pois se aplica uma leve película de verniz brilhante em pontos estratégicos do layout do folder, como logo e imagens.

Confira também: Folder de 1, 2 ou 3 dobras: qual o melhor para seu negócio?

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Se sua empresa precisa de folder ou outros materiais de comunicação, como logos e sites, pode contar com a We Do Logos: você faz seu pedido já definindo preço e prazo e rapidamente recebe diversas opções de artes para pedir alterações ilimitadas e escolher a melhor para sua empresa.

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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