folder profissional

5 dicas para criar um folder profissional perfeito

3 agosto, 2016 7:10 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Um folder profissional resiste até mesmo às facilidades impostas pela internet e pela mídia digital. Prova disso é a quantidade de folders que ainda são impressos, anualmente, e trazem diversas vantagens a negócios de todos os portes e segmentos.

Quer saber quais são essas vantagens e, ainda, contar com dicas incríveis para fazer folders profissionais de qualidade para a sua empresa?

Então confira tudo o que selecionamos sobre folder profissional neste post!

Aprenda a conquistar seus clintes com imagens

Saiba mais: Como fazer um folder frente e verso perfeito pra seu negócio

Por que ter um folder profissional?

Folders são ferramentas de comunicação que divulgam produtos, serviços, projetos ou o institucional de uma empresa, entre tantas outras aplicações.

Por ser um material impresso, que passa de mãos em mãos rapidamente, o folder profissional deve conseguir equilibrar elegância e informação com objetividade.

Você deve se perguntar, entretanto, por que apostar em um folder profissional, com tanta divulgação agilizada pelos meios digitais?

Pois aqui vão algumas vantagens dos folders:

  • Explora a divulgação da sua marca em mais de um meio de comunicação.
  • Direciona o foco da sua comunicação conforme suas estratégias.
  • Serve como complemento durante a troca de informações em reuniões e eventos.
  • Material residual que fica sob a posse de possíveis clientes.
  • Atua como elemento importante na decisão de compra.

Claro que todas essas vantagens do folder profissional funcionam melhor quando as informações mais importantes da sua comunicação são dispostas de maneira eficiente.

Vamos descobrir como?

Veja também: Você sabe como fazer um bom folder de promoção?

O que colocar em um folder?

Independentemente do objetivo do folder, algumas informações são fundamentais e devem fazer parte da sua concepção.

Afinal de contas, folders são materiais de comunicação que prezam pelo cumprimento do seu objetivo em poucas palavras e ainda menos páginas, já que se trata de um produto dobrável.

Confira, a seguir, os principais elementos que deve conter um folder profissional!

Capa: nela devem estar presentes a chamada do folder, um subtítulo que complemente o objetivo da peça e uma imagem que explore bem toda a mensagem do folder.

  • Apresentação: é aqui que a sua mensagem é aprofundada, podendo ser detalhada com texto, mesmo, ou com uma criação mais visual (como infográficos, por exemplo).
  • Produtos ou serviços: a parte interna do folder é costumeiramente dedicada à explicação daquele diferencial que faz a sua marca estar à frente das outras. Lembre-se de manter a mensagem simplificada e objetiva, para que a compreensão seja imediata.
  • Meios de contato: o verso de um folder profissional costuma concentrar todo tipo de contato que pode fazer as pessoas saberem mais sobre você e a sua empresa, como telefone, endereço da sua empresa, site, blog, Facebook etc.

Com isso, você já tem em mãos, basicamente, todo o tipo de informação necessária para criar um folder profissional!

Confira: Folder: preço de criação e impressão, saiba avaliar

Dicas para criar um folder profissional

Com a mensagem do seu folder já delineada, é hora de focar em algumas dicas e estratégias em comum entre folders de sucesso!

1. Tenha ideias bem definidas

Não use o folder para explorar diferentes ideias. Dedique o espaço somente à mensagem principal, para não confundir o seu leitor.

2. Trabalhe em um visual profissional

Empresas especializadas tornam o trabalho ainda mais vistoso e de qualidade. Afinal de contas, o olhar de um designer traduz com ainda mais eficiência a sua visão.

Sem falar que o designer possui conhecimentos mais aprofundados sobre o melhor tipo de papel, ideias de acabamento e tratamento de qualidade em todo o design da peça.

3. Considere as dimensões do folder

Folders devem ser práticos de carregar, e não peças imensas. Em média, usa-se a medida de 21 x 30 cm, porque assim, quando dobrado, o folder fica em um tamanho fácil de guardar e ter à mão.

4. Guie o leitor a novas informações

Aprenda a fazer do folder uma espécie de chamariz das suas reais intenções. Uma peça cativante que faça o leitor ir ao seu site, hotsite, redes sociais ou mesmo que entre em contato com você por telefone

5. Equilibre o folder visualmente

Da mesma maneira que devemos evitar excessos em cartões de visita, o folder também deve ser pontual em sua comunicação visual.

Isso significa que muitas cores, fontes diferentes e imagens diversificadas entre si podem prejudicar o objetivo da sua comunicação com um folder profissional.

Veja mais: Porta folder: escolha entre preço, beleza e durabilidade

Veja exemplos de folders de qualidade feitos online

Um alternativa que muitas empresas estão usando para criar seus folders com profissionalismo sem gastar muito é usar sites de crowdsourcing do tipo concorrência criativa, como a We Do Logos. Veja alguns exemplos destes materiais criados por seus designers:

Criação de Folder: Atlantis Logística

  • Número de artes recebidas: 11
  • Quantidade de designers participantes: 2

Um dos folders enviados:

folder profissional

Confira aqui mais exemplos de folders que participaram desta concorrência.

Criação de Folder: Alocama – aluguel de equipamentos hospitalares

  • Número de artes recebidas: 132
  • Quantidade de designers participantes: 5

Um dos folders enviados:

folder profissional

Confira aqui mais exemplos de folders que participaram desta concorrência.

Criação de Folder: Marché Alimentação

  • Número de artes recebidas: 10
  • Quantidade de designers participantes: 4

Um dos folders enviados:

folder profissional

Confira aqui mais exemplos de folders que participaram desta concorrência.

Criação de Folder: DMB Bonanza – materiais de construção

  • Número de artes recebidas: 25
  • Quantidade de designers participantes: 11

Um dos folders enviados:

folder profissional

Confira aqui mais exemplos de folders que participaram desta concorrência.

Criação de Folder: Ship Chandler – logística marítima

  • Número de artes recebidas: 5
  • Quantidade de designers participantes: 3

Um dos folders enviados:

folder profissional

Confira aqui mais exemplos de folders que participaram desta concorrência.

Invista na produção de folders profissionais

Agora que você já conhece as melhores práticas para colocar o seu folder profissional em destaque, planeje bem as suas estratégias e crie um folder inesquecível a partir das nossas dicas!

folder landing

É rápido, tem peço justo e muitas opções de artes para você pedir quantas alterações quiser e escolher a melhor para o seu negócio!

Clique neste link e inicie já o seu projeto de criação de folder online.

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Comentários estão fechados.