folder promoção

Você sabe como fazer um bom folder de promoção?

11 julho, 2016 2:09 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Na hora de divulgar um evento, produto ou estabelecimento, a entrega de folhetos de apresentação ainda é uma das maneiras mais eficientes de divulgação e de propaganda. Conhecidos como flyer ou como folder de promoção, os impressos representam uma excelente forma de divulgar dados e tem a possibilidade de atingir um grande número de pessoas de diferentes públicos.

No entanto, na hora de elaborar um folder promocional ou algum outro material do tipo, é comum ficar confuso com a nomenclatura e com características como tamanho e formato do folder. Isso porque nem todo mundo sabe qual é a diferença entre um flyer e um folder, já que os dois costumam aparecer sempre em contextos parecidos.

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Saiba mais: Como Fazer Flyer – 9 passos para ter resultado na sua divulgação!

Dicas para criar um folder de promoção:

Folder de promoção ou flyer?

O termo folder tem origem na palavra fold, que quer dizer “dobra” em inglês. Por isso, a palavra se refere a um material publicitário impresso que seja estruturado a partir de dobras e montagens. Feito para ser entregue em situações diversas, o folder pode ter uma espécie de capa, que traz o nome da marca ou produto que está sendo divulgada, e uma página secundária com informações adicionais. Uma outra forma de fazer um folder é a partir da divisão do conteúdo, priorizando sempre o fato de que os dados e informações mais importantes e relevantes devem aparecer no local em que estejam o mais visível possível.

Já o flyer é um termo derivado de uma palavra em inglês: fly, que quer dizer voar. Isso porque o objetivo desse material é circular rapidamente e com grande alcance – ou seja, voar em meio ao público a que se destina. A partir disso, podemos concluir que o flyer tem um conceito mais amplo do que um folder promoção, já que um flyer se refere a vários modelos de impresso e não somente aquele que possui dobras.

Por isso, quando for decidir o material que será usado em sua campanha de divulgação, lembre-se de que folder é, necessariamente, uma versão que é feita com dobras. Se esse não é o seu objetivo, o termo mais correto é, então, flyer.

Veja também: Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto

Como fazer um bom folder de promoção

Agora que já entendemos a diferença entre um flyer e um folder de promoção, podemos começar a planejar o material que será produzido. Como o material terá pelo menos uma dobra, o primeiro passo é definir qual será o seu tamanho total e como serão estruturadas as dobraduras. Isso depende muito do conteúdo que precisa ser colocado no seu folder promocional. Por exemplo: alguma imagem deve ter destaque na parte frontal? Se sim, é preciso que o tamanho seja o suficiente para a imagem ser nítida e para o texto fique legível.

Definido o que será impresso na parte da frente, é hora de planejar o conteúdo interno. O folder de promoção terá quantas dobras? O conteúdo será feito em frente e verso, como em um livro, ou em apenas uma das faces do papel, como em um álbum de fotografias? A escolha vai depender, como já foi dito, do volume de informações e nas suas escolhas e preferências estéticas. Independentemente da maneira pela qual você opte, é fundamental ter a certeza de que o seu folder de promoção é um material simples e que será entendido pela maior quantidade possível de pessoas.

A linguagem do texto também deve ser simples e clara, sem termos ou expressões muito específicas de um determinado grupo. Como o folder promocional chega a muitas pessoas, é importante garantir que todas elas irão entender a mensagem e o escopo do serviço ou produto que você está oferecendo.

Confira: Folder: preço de criação e impressão, saiba avaliar

Cores, textos e imagens

Preze também por cores chamativas, mas tenha o cuidado de escolher tons que não sobrecarreguem visualmente o material ou deixem a leitura confusa. Certifique-se sempre de que o seu folder de promoção será feito de forma que o texto e as imagens se sobressaiam em relação ao fundo. Somente assim é possível ter a certeza de que nenhuma informação irá passar despercebida para o seu público.

Veja mais sobre isso: 12 segredos de como conquistar clientes com imagens

Confira alguns exemplos de folders promocionais criados online

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Folder para empresa ALOCAMA de aluguel de camas e móveis hospitalares

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Veja aqui mais exemplos de folders promocionais enviados para este projeto.

Folder para a industria de pedras para jardinagem e paisagismo Itabella

  • Número de designers participantes: 5
  • Quantidade de opções recebidas: 38

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Folder para a sorveteria Água na Boca

  • Número de designers participantes: 10
  • Quantidade de opções recebidas: 15

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Folder para a clínica odontológica CEOPAR

  • Número de designers participantes: 5
  • Quantidade de opções recebidas: 12

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Folder para empresa de suprimentos para navios

  • Número de designers participantes: 3
  • Quantidade de opções recebidas: 5

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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