formatos de folder

Dicas essenciais para definir o Formato de seu Folder

24 janeiro, 2016 7:24 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

O que mais define o tamanho e o formato de um folder é a quantidade de informações que se deseja passar com ele. Portanto, antes que pensar em formatos defina o que precisa ser comunicado.

Este é o primeiro passo antes de iniciarmos o desenvolvimento de qualquer material. É muito comum vermos folders e flyers repletos de recursos gráficos, extremamente elaborados, que não conseguem atingir o mais elementar da comunicação: passar a mensagem de forma clara.

Para simplificar o processo da definição de formatos de folder é necessário elaborar uma listagem com tópicos de tudo o que precisa ser transmitido. Destaque todos os pontos fortes da empresa e diferenciais de produtos e serviços. Além de usá-los como texto corrido, os mesmos podem ser colocados em caixas destaque no folder compondo a diagramação.

Reserve a capa para inserir uma frase de efeito ou chamada, pois ela será o convite para que o público-alvo seja atraído e inicie a leitura.

Escreva e revise todo o texto do folder antes de seguir para a próxima etapa. Assim, evitam-se retrabalhos desnecessários.

formatos de folder

Definindo o melhor formato de um folder

Um folder é um material impresso usado para divulgação que possui como característica as dobras, o que o torna um material extremamente versátil para o seu propósito.

Existem diversos tipos e formatos de folders. Um impresso em formato A4 dobrado ao meio, por exemplo, já pode ser considerado um folder.

Já os tipos de formatos A2 e A3 – maiores que o A4 – oferecem a possibilidade de modelos maiores e com mais dobras. Eles recebem eventualmente duas dobras verticais, o que proporciona um impresso com seis lados e, portanto, mais opções para a inserção de imagens e informações.

Nesses casos é possível inserir, ainda, uma dobra horizontal, o que geraria um folder com 12 lados, isto é, um excelente material para divulgar produtos ou serviços com muitos benefícios e vantagens que poderiam ser posicionados em “caixas” de informação.

A quantidade de dobras, o formato do papel e a posição de cada dobra, são parâmetros definidos pelo web designer em comum acordo com o seu cliente. Geralmente esses dados são inseridos no briefing, ou seja, no documento que contém as instruções para a criação do folder.

Formatos de folder: tipos de cortes de abertura

Quando se trata de definir o formato de um folder a imaginação e o preço são os únicos limitadores, pois além das dobras, podem-se gerar também como diferencial, cortes específicos num extremo do folder, fazer uma abertura [fenda] no papel para colocação de uma mídia de CD ou DVD ou, ainda, a colocação de alças de papel para que o folder imite uma bolsa, entre outros recursos.

Os formatos de folders mais criativos possuem, portanto, cortes e dobras bem colocados, assim como imagens em alta definição e slogans e textos explicativos, com fontes exclusivas.

Definir o tipo e formato do folder é algo que depende da verba disponível para produzi-lo, do objetivo a ser alcançado, do tipo de produto ou serviço [se de luxo ou não], entre outras variáveis.

A qualidade da impressão e o tipo de acabamento, que pode ser fosco, brilhante, envernizado, entre outros efeitos, são também de extrema importância para o sucesso da sua promoção de vendas.

Escolha o formato de folder da sua preferência e crie seu projeto na We Do Logos

Conte com a ajuda de profissionais para fazer seus folders. Utilize os serviços de uma plataforma de concorrência criativa. Este tipo de plataforma coloca em concorrência vários profissionais para realizar um projeto. No caso da criação de um folder, por exemplo, vários redatores e designers enviarão propostas para seu projeto, de acordo com suas exigências.

Você pode interagir com eles (tudo de forma 100% online) para aprimorar as ideias e depois de um certo tempo (de 4 a 14 dias em média), você pode escolher o folder que mais gostou!

Gostou da ideia? A We Do Logos conta com mais de 80.000 designers e redatores cadastrados prontos para atender empresários e donos de empresa. Leia um pouco mais para entender melhor todos os benefícios de criar um projeto de sucesso na We Do Logos:

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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