Como trabalhar em casa

Saiba como trabalhar em casa de forma simples e produtiva

29 fevereiro, 2016 8:17 am | Criado por | sem comentários | 2 anos

Então você conquistou seu sonho! Nada como trabalhar em casa e ser dono do próprio nariz! Fazer o que quiser, a hora que quiser e do jeito que quiser. Aqui você é o rei, o dono, o chefe! Pode acordar quando bem entende, faz só os trabalhos que está com vontade, pode assistir TV, surfar na internet, jogar um vídeo game de vez em quando, tirar aquela “sesta” reparadora depois do almoço e trabalhar com uma pilha de salgadinhos na mesa, e talvez umas cervejas, que mal tem?

E sabe qual vai ser o resultado se você continuar pensando assim? Em pouco tempo estará de volta à mesa de um escritório ou agência, obedecendo ordens, cumprindo horários e não podendo escolher trabalho nenhum. Ah, e o pior: recebendo um fixo abaixo de suas expectativas.

doicas de design para quem trabalha em casa

Como trabalhar em casa e valorizar sua competência

Se você sabe que é capaz de trampar por conta própria, tem seus clientes de design, direção de arte ou redação e acredita que sabe como trabalhar “home office”, precisa se livrar desses estereótipos e tratar de se organizar.

Na verdade, saber como trabalhar de casa é um desafio ainda maior do que estar vinculado a uma agência ou outro tipo de empresa. Agora você será responsável por várias outras tarefas, como gerenciar seu orçamento, caçar clientes por aí, definir preços e prazos e, no tempo que resta, dedicar-se ao seu trabalho que realmente dá retorno: criar peças de comunicação, design ou textos.

Veja também: Quanto cobrar por um logotipo de forma justa para você e seu cliente?

Percebeu o tamanho da “responsa” que é “trampar” em casa?

Sem falar que para quem mora sozinho pode ser até mais fácil. Agora, quem é casado e tem filhos ou (acho que este é o pior cenário) mora com amigos?

Meu caro, deseja realmente trabalhar em casa para ganhar um bom dinheiro e ter muito mais qualidade de vida? Comece se organizando!

É como já dizia seu bisavô: tempo é dinheiro!

Você precisa aprender a gerenciar seu tempo. Comece comprando um despertador que funciona, ok?

E prepare-se para nossas dicas!

Veja a qualidade das artes envidas para os projetos da We Do Logos conferido estes logos criados por nossos designers: logos para empresa de nutrição.

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Como trabalhar em casa e ganhar dinheiro

Dicas infalíveis para não aparecer na agência pedindo seu lugar de volta!

Vamos começar falando de tempo e espaço. Não, não é a teoria da relatividade, mas uma maneira prática de colocar essas duas coisas em ordem.

Como organizar o espaço para trabalhar em casa

Lembra quando você estava na escola e alguém (professor, psicólogo, orientador, amigo CDF, tio pentelho etc.) vinha te dizer que você precisava de um espaço próprio para estudar, que este lugar não poderia ser o mesmo onde você dormia, comia, assistia novela ou futebol, jogava vídeo game e blá, blá, blá.

Pois é, eles estavam certos! Não tem como trabalhar em casa sem ter o seu canto, o seu escritório, o seu estúdio, a sua mesa, escrivaninha, bancada ou seja lá como você deseja nomear o seu local de concentração e busca de produtividade com o objetivo de ganhar dinheiro!

Portanto, crie seu espaço de trabalho e junte as coisa que precisa: computador, impressora, materiais de escritório, telefones, livros, materiais de referência, documentos. E organize tudo em pastas, escaninhos, caixas e gavetas.

Se for preciso, invista em alguns móveis e outros utensílios. Você pode até bolar um local gostoso de ficar, descolado, com alguma decoração e enfeites que sejam a sua cara. Dê personalidade a um lugar onde você se sinta bem e confortável para passar várias horas do dia se dedicando ao ofício que trará o seu sustento e a sua prosperidade!

Ah, lembre-se de arrumar um local tranquilo e sem barulho, de preferência.

Inspire-se com estas dicas: Como Se manter Produtivo Trabalhando e Viajando

Como organizar o tempo para trabalhar em casa

Na verdade, tenho uma boa notícia: os povos da humanidade já fizeram isso para você há alguns milênios, criaram o chamado calendário!

Ele divide o tempo em períodos pré-definidos conhecidos como anos, meses, semanas e dias! Sim! E usar essas convenções como referências pode ser bastante útil!

No início, o negócio é se organizar começando pelos dias. Antes de querer bolar estratégia anuais, saiba como conseguir tornar pelo menos um dia de seu trabalho produtivo, depois passe para as semanas e meses, ok?

Organizando seu dia para trabalhar em casa

Primeiro algumas dicas para “entrar no clima” da produtividade:
  • Determine um horário para acordar e nunca chegue atrasado à sua mesa de trabalho.
  • Vista-se decentemente para ir trabalhar, pijamas não pegam bem.
  • Não se alimente em sua mesa de trabalho. Uns pequenos chocolatinhos ou amendoins, podem cair bem, mas nada de refeições completas ou pizzas.
  • Pare para almoçar e, se possível, almoce fora de casa.
  • Faça um intervalo a cada uma hora e trinta, mais ou menos, de uns 15 minutos. Estique as pernas, belisque algo, veja um pouco de TV.
  • Ouça música, com moderação.
  • Use as redes sociais, por uns minutinhos, para se atualizar e bater papo com os amigos, mas sem perder o foco!
Agora sim: como trabalhar em casa e fazer o dia render:
  1.   Comece se inteirando de todas as tarefas e compromissos do dia.
  2.   Faça uma lista delas, em ordem de prioridade, se possível.
  3.   Comece pela mais chata e trabalhosa, aquela que você deseja ardentemente “procrastinar”.
  4.   Depois de terminar esta, vai ficar muito mais tranquilo matar as outras tarefas uma a uma.
  5.   A cada tarefa cumprida, risque-a da lista e sinta um prazer indescritível com isso.
  6.   Evite fazer 2 coisas ao mesmo tempo.
  7.   Ao final da jornada, já anote na lista do dia seguinte as tarefas que, eventualmente, não teve como cumprir.
  8.   Não trabalhe até altas horas direto.

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Organizando semanas e meses

Nem sempre sabemos tudo que vai rolar nesses períodos, mas o importante é ficar de olho em feriados e outros compromissos inadiáveis, como festas de casamento e médicos, para não prometer trabalhos e depois descobrir que não vai ter como entregar.

Organize sua semana para ter tempo de entregar tudo até sexta e poder curtir o final de semana na boa! Tente estimar quanto tempo vai demorar para cada tarefa, reunião. Caso perceba que ao longo da semana irá ficar “impossível” de entregar as atividades, tente realocar compromissos.

Uma dica é tentar “matar” um projeto inteiro (ou ao menos uma tarefa importante dele) em um dia específico, em que você se dedicará exclusivamente a isso.

Por exemplo: você combinou de enviar para um cliente na semana seguinte, logo na segunda-feira, uma apresentação sobre como vai desenvolver a papelaria da empresa dele: cartão de visita, papel de carta, envelope carta e envelope grande. Mas já vai mandar também uma opção de logo, para poder explicar todo conceito das cores e formas que vai usar nos outros materiais. Assim, depois de aprovado o logo, você poderá desenvolver as outras peças com mais segurança. Qual a dica? Reserve a quarta-feira só para isso: criar o logo pela manhã, almoçar sossegado e, de tarde, montar uma apresentação bem completa e detalhada com a defesa dos elementos das demais peças. Beleza! Um dia só para isso e com tempo de sobra para ajustes, em caso de imprevistos!

Lembre-se de reservar ao menos 1 hora, 3 dias por semana, para atividades físicas e não deixe de anotar também seus compromissos de lazer e com a família. Só é preciso saber balancear!

Em suma: use uma boa agenda eletrônica ou de papel, a que preferir!

Veja mais: Como otimizar seu tempo sendo freelancer.

Cartão de vista para quem trabalha em casa

Como trabalhar em casa com ajuda da nuvem

Te deu preguiça só de pensar em ter que escrever esse monte de coisas, achar um lugar para guardar essa papelada toda, cheia de anotações e rabiscos?

Não seria bacana se tudo isso fosse organizado em um software online, gratuito, que você pudesse acessar de onde estivesse, de qualquer dispositivo móvel? Nada de guardar pilhas de papel em casa e depois não ter como consultar! Tudo online!

E se isso fosse feito de tal maneira que o processo fosse super intuitivo e prático, com possibilidade até de compartilhar com parceiros e clientes, se necessário?

Pensou? Pois esse recurso já existe e se chama Trello, um potente e versátil organizador de tarefas e projetos que vai fazer sua vida mudar depois de começar a usá-lo!

Lá você cria quadros que são divididos em listas e cada lista tem cartões onde você anota suas providências e tarefas. Você pode arrastar listas e cartões para ir organizando seu trabalho da melhor forma! Pode também mudar seus status, fazer comentários, anexar arquivos, compartilhar e muito mais. Você tem até a capacidade de destinar um projeto a alguém ou criar grupos de trabalho, as soluções e vantagens são inúmeras!

Veja 2 exemplos de como trabalhar em casa usando o Trello.

Quadro para Gestão de Projetos

Para um bom gerenciamento de projetos é essencial que todos os envolvidos saibam em qual estágio um projeto se encontra. Portanto, vamos te mostrar como montar um quadro em que mostra as diferentes fases nas quais seus cartões podem se encontrar.

Primeiramente você cria o seu quadro e dentro dele cria também listas com as tarefas a serem executadas.

Dentro de cada lista (que representa a evolução de cada projeto) você vai acrescentando cartões com as tarefas que têm que ser feitas, definindo prazos, responsáveis e até anexando arquivos.

Como sugestão, suas suas listas poderiam estar organizadas assim:

  • Não Iniciado
  • Definição do Briefing
  • Em andamento/Criando
  • Enviado para aprovação
  • Precisando realizar ajustes
  • Aprovados
  • Enviado para impressão
  • Concluídos

Para identificar à qual cliente uma tarefa pertence, você adiciona as etiquetas. Por tanto cada cliente terá uma cor de etiqueta diferente. Por exemplo:

como trabalhar em casa quadro gestão de projetos

Ao criar o cartão Criação de logo você seleciona a cor azul referente ao cliente Lojas Mar à Vista e adiciona essa informação ao cartão:

  • Criar logo usando as cores azul e areia. Empregar elementos de praia e tipografia leve e divertida. Ver referência em anexo.

Além de anexar a referência, você poderia também marcar uma data de entrega e assinalar um responsável pela tarefa, caso tenha alguém para delegar isso.

O ideal seria já pensar em uma lista de cartões padrão para usar sempre que começasse um novo projeto. Conforme ele fosse se desenrolando você iria adaptando detalhes, acrescentando outros cartões ou arquivando.

Veja uma sugestão desta lista de cartões para um projeto com um novo cliente:

  • Criação de Logo
  • Criação de Cartão de Visita
  • Criação de Folder
  • Criação de Embalagem
  • Layout de Website
  • Layout de E-mail Marketing
  • Papelaria
  • Criação de Logo e Rótulo
  • Criação de Folheto Promocional
  • Criação de Vídeo Institucional

Organizando dessa forma, um cliente pode ter mais de um projeto rodando em seu quadro, podendo visualizar de forma clara quais projetos estão em andamento, qual o prazo e quem mais está colaborando com você nas tarefas, já com arquivos anexados, comentários e outros recursos.

como trabalhar em casa cliente 2

Uma outra forma de saber quais projetos estão com o prazo para vencer, é visualizando o quadro no modo calendário. Ao adicionar datas em seus cartões, você poderá vê-los em forma de calendário: por semana e mês.

como trabalhar em casa modo calendário

Dê uma olhada neste quadro que criamos para você: Quadro Gestão de Projetos Freelas.

Quadro prospecção de clientes

De forma semelhante você pode criar um quadro para prospectar clientes.

As listas criadas devem ser correspondente à evolução de cada etapa do processo de prospecção de clientes. Por exemplo:

  • Clientes em potenciais
  • Ligar
  • Mandar e-mail
  • Reunião Marcada
  • Relatório de Reuniões
  • Validação de Contrato
  • Fechou Projeto

Conforme alguma reunião for marcada ou e-mail for enviado, você transfere os cartões para a próxima etapa.

Para cada etapa, também é importante ter um cartão no topo com dicas para realizar aquela ação. Por exemplo, você evoluiu uma empresa para a etapa Mandar e-mail. Para facilitar o envio do email, crie um cartão com um checklist de sugestões de informações que devem conter no email ou coloque o texto padrão utilizado em todos os emails.

E quando a empresa virar cliente, você transfere a lista inteira para o Quadro Gestão de Projetos Freelas.

É, viu como trabalhar em casa com ajuda do Trello fica mais fácil?

Confira como ficou o Quadro Prospecção de Clientes.

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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