24 exemplos de identidade visual renovada que deram certo

A identidade visual de uma marca é como um resumo de toda a sua história: ela representa o que a empresa faz, como faz, e qual é a “personalidade” do empreendimento. É por isso que os melhores logos são tão memoráveis. Mas, como veremos nestes exemplos de identidade visual redesenhada, às vezes chega a hora de mudar.

Isso porque a medida que uma empresa cresce, até mesmo para as grandes marcas, é preciso fazer uma ou outra reformulação na identidade visual, para adequar a nova imagem ao crescimento e as consequentes mudanças.

identidade visual da marca

Veja também: Como criar um manual de identidade visual

Vamos começar analisando em mais detalhes 3 exemplos de identidade visual que se renovou com muito sucesso e seguir citando muitos outros, para você conferir e se inspirar.

24 exemplos de identidade visual que foi repaginada

1- Starbucks


exemplos de identidade visual

 

Em 2011 a conhecida franquia de cafés Starbucks fez mudanças significativas na identidade visual de seus produtos. A empresa passava por um período de recessão, e consequentemente, diminuição no número de vendas.

A empresa então tomou a decisão de explorar outros mercados , vendendo diferentes produtos (canecas, camisetas, sorvetes…) inclusive fora de suas lojas. Por conta dessa decisão, a palavra coffee (café) foi removida do logo. Uma equipe criativa teve então a missão de renovar a imagem da marca, repaginando também sites, embalagens, e todos os canais de comunicação. O resultado? Um aumento progressivo no número de vendas, expansão de mercado, e estabelecimento dela como umas das top of mind no segmento de cafeterias.

2- Pabst Blue Ribbon

exemplos de identidade visual

A bebida não é muito conhecida aqui, mas para você entender do que se trata, até algum tempo atrás a Pabst Blue Ribbon (PBR) era sinônimo de bebida americana perfeita para aquelas pessoas que dão duro no trabalho e querem uma cerveja barata no final do dia.

Quando lançada na China, a identidade visual foi reformulada, e, diferente da versão americana, sua embalagem e logomarca ganharam ares mais sofisticados.

Para você se situar melhor, a China é o maior mercado cervejeiro do mundo, de acordo com o Euromonitor, e por lá, a maior procura é por bebidas alcoólicas de alto padrão. Assim, a reformulação da Pabst Blue Ribbon colocou a marca em um posicionamento favorável ao gosto chinês para cervejas caras. E se nos EUA elas eram vendidas por não mais que 2 dólares, lá na china, o preço é no mínimo U$44. Excelente exemplo de identidade visual que soube se adaptar a um novo público!

3- Natura


exemplos de identidade visual

Saiba mais: Como criar uma identidade visual de empresa em 5 passos

E para não dizer que só falamos de marcas estrangeiras, um case antigo, mas de sucesso é o da marca brasileira Natura. Em meados dos anos 2000, a marca resolveu que iria investir pesado em pesquisa e desenvolvimento, novas instalações das suas sedes, no e-commerce, e também no mercado exterior.

Para este novo momento, a empresa então fez pesquisas com colaboradores, consultoras e consumidores que apontavam que a imagem da Natura ideal era de uma personalidade elegante, ativa e atualizada, diferente da passada pela logomarca antiga, com um traço pesado que dava a ideia de algo estático, e tradicional. Logo, a imagem antiga não combinava com a proposta de maior investimento em expansão de negócios e nem com a audiênciada da marca.

A partir daí a empresa passou por um processo de reformulação da identidade visual. O resultado foi um logo com mais movimento, leveza e clareza, adequado a proposta de crescimento da empresa, e mais atrativo ao público alvo da marca. Consequentemente, a marca fidelizou o seu público antigo, e passou a ser melhor reconhecida entre seus prospectos.

O que concluir com isso tudo? As empresas mudam e a imagem dela deve acompanhar estes processos. Se a sua empresa tem a oportunidade renovar o posicionamento da imagem da marca, readequar as atualizações de interesses e público-alvo, e ainda melhorar o relacionamento com a base de clientes, por que não?

Uma empresa que soube construir toda sua identidade visual via online foi nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão. Confira o Vídeo CASE Point do Macarrão com o depoimento de sues proprietários.

Mais 9 exemplos de identidade visual que mereceu uma boa mudança

Em alguns casos, a empresa não tem interesse em mudar o posicionamento da marca, apenas atualizar o logo. E sobre esses casos que trouxemos estes novos exemplos de identidade visual.

Como você sabe, o posicionamento de uma empresa deve ser traduzido em todos os pontos de contato entre a marca e o consumidor. É por isso que o logotipo é tão importante: ele é o rosto, a face, a representação da personalidade de uma marca porém, em alguns momentos, o logotipo pode ficar desatualizado e o posicionamento da marca ou o próprio mercado podem mudar.

O que é importante saber é que um redesign de logotipo pode ir de uma revolução total na identidade visual a apenas alguns pequenos ajustes. Isso depende de cada projeto, do objetivo que a empresa tem e do posicionamento e essas mudanças podem trazer vantagens significativas para seu negócio que pode ficar melhor posicionando no mercado e com isso lucrar mais.

Veja mais: 10 dicas importantes para a identidade visual da sua empresa

Vamos ver agora algumas marcas que mudaram seus logos ao longo dos últimos anos e estão ganhando mais!

4- Galvão

exemplos de identidade visual

5- Carrefour

exemplos de identidade visual

6- Citroen

exemplos de identidade visual

7- Coral

exemplos de identidade visual

8- Pão de Açúcar

exemplos de identidade visual

9- Walmart

exemplos de identidade visual

10- Vale

exemplos de identidade visual

11- Audi

exemplos de identidade visual

exemplos de identidade visual

 

Depois destes cases, vamos apresentar agora alguns casos em que era necessário modernizar a identidade visual, principalmente porque estava havendo uma moda de logos “flat”, com menos sobras e volumes.

Que ver mais alguns exemplos de logos? Dê uma olhada neste projeto em que nossos designers criaram 16 exemplos de logo para a empresa Carrossel da  Ortopedia.

12 exemplos de identidade visual modernizada

Muitas empresas vêm reformulando a sua identidade visual, deixando-a mais moderna e com uma visualização mais clara, principalmente, pelo fato de estarem agregando seus produtos ou serviços a internet. Desta forma podem utilizar em suas campanhas de marketing um logo que alcance o público online e offline sem interferir a mensagem que deseja passar.

Mas ao redesenhar seu logo leve em consideração o reconhecimento que ele já possui no mercado e o objetivo desta modificação. A opinião do público deve ser pesquisada, pois o mesmo, geralmente, possui uma carga emocional com a marca e uma mudança brusca pode interferir essa relação. Isto também vale para colaboradores e parceiros.

Veja abaixo exemplos de identidade visual que mudou, em alguns casos como o primeiro, radicalmente!

12- Discovery KIDS

exemplos de identidade visual

13- Argos
exemplos de identidade visual

14- Animal Planet
exemplos de identidade visual

15- AT&T
exemplos de identidade visual

16- BigTen
exemplos de identidade visual

17- Cisco System
exemplos de identidade visual

18- Delta
exemplos de identidade visual

19- GAP
exemplos de identidade visual

20- Google
exemplos de identidade visual

21- KFC
exemplos de identidade visual

22- Kraft
exemplos de identidade visual

23- MSN
exemplos de identidade visual

24- Technicolor

exemplos de identidade visual

DICA: Identidade visual: um conceito fundamental para o seu negócio

site para criar logo

E sua empresa, está na hora der renovar sua identidade visual, como nesses exemplos? Seja para criar ou redesenhar logotipos, pensar em slogans, fazer folders, embalagens ou layout de sites, entre muitos outros materiais, pode contar com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina.

We Do Logos