Identidade da marca: como ter a sua marca facilmente reconhecível

9 setembro, 2016 8:03 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Você já deve ter reparado em filmes e séries como algumas marcas estão presentes em diferentes lugares do mundo. O McDonald’s e a Coca-Cola são alguns exemplos. Em qualquer lugar que apareçam, você consegue identificar esses produtos, mesmo que estejam em outras línguas. Isso porque essas empresas possuem uma identidade da marca bastante forte, que permite esse reconhecimento.

É claro que ambos os exemplos tratam de empresas bastante grandes, mas o design de identidade de marca é importante para organizações de todos os portes.

Afinal de contas, o importante é que a identidade da sua marca possa ser reconhecida por seu público e permita uma identificação em relação a ele.

Alguns elementos podem ser fundamentais na hora de criar uma boa identidade da marca e ajudam a criar resultados impressionantes para seus produtos e marcas.

Veja nossas dicas e não perca tempo na hora de criar o seu design de identidade de marca!

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Veja mais: Conheça os segredos das marcas mais famosas do mundo

Saiba como criar a identidade de marca perfeita!

Cores, tipografia, formas e até mascotes são importantes elementos que ajudam a definir sua identidade visual e a força da sua marca diante do público.

Fique atento a estas dicas e veja como poderá empregá-las em seu negócio. O ideal, na verdade, é criar um manual de identidade da maraca.

Sua empresa já tem um um? Ao final da postagem você vai ver como conseguir criar um guide de marca com bastante facilidade.

1- Escolha uma paleta de cores

As cores são extremamente importantes na hora de desenvolver a identidade da marca. Afinal, quem não reconhece o laranja do Itaú em qualquer lugar?

  • Tom único: pode valer a pena escolher uma cor principal, que irá aparecer em todos os seus materiais, e combinar outros elementos com ela, como fontes de cores variadas. Isso ajuda a tornar a identificação mais forte e também simplifica a criação de novos materiais. Por isso, preste bastante atenção em qual vai ser a cor escolhida e busque alguma que tenha um significado interessante para você e para sua marca.
  • Paleta variada: você pode também escolher uma paleta com tons variantes e trabalhá-los em conjunto. Essas cores podem ser baseadas no logotipo, por exemplo: faça uma identidade da marca que tenha sempre as mesmas cores de seu logo. Isso dá uma maior abertura de escolha, mas é preciso ter cautela na hora das combinações. Não use muitos tons – dois ou três já é suficiente.

Saiba em mais detalhes: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

2- Pense bem na escolha da fonte

Nada de usar fontes batidas ou “pegar emprestada” uma fonte famosa de outra marca! O objetivo de criar a identidade da marca é desenvolver um design de identidade de marca bastante único e criativo. Por isso, crie uma fonte bacana ou busque modelos novos em agências e sites especializados.

  • Leitura: em primeiro lugar, sua fonte deve ser bem legível em qualquer tamanho. Por isso, teste-a bem antes de definir esse item da identidade da marca. Ela deve ser clara mesmo quando pequena e não distorcer quando ficar grande.
  • Cor da fonte: mesmo que a sua cor de fundo seja padrão, você precisa pensar que o seu nome pode aparecer fora desse plano. Por isso, pense em cores que poderão harmonizar bem em diferentes situações e contextos. Tons fortes podem ser a melhor pedida para a sua identidade da marca, já que se destacam bem em qualquer plano de fundo.

Veja também: Tipografia: como acertar e quais os melhores sites de download

3- Formas

Redondo ou quadrado? Ondulado ou pontiagudo? Pode parecer brincadeira mas existe uma diferença fundamental nestas escolhas!

  • Formas arredondadas: estão mais ligadas ao universo feminino, ao consenso e ao acolhimento. São mais orgânicas e naturais, atraentes e aconchegantes, acolhedoras e harmônicas.
  • Formas angulares: estão relacionadas a uma postura mais masculina e lembram a agudez de uma arma pontiaguda. Passam sentimentos mais incisivos, dinâmicos e antagônicos, velocidade e arrojo.

Confira aqui: Identidade visual e logo: a imagem da marca para seu público

4- Mascotes e desenhos

O design de identidade da marca pode ficar ainda melhor se tiver um mascote ou um desenho específico, como a pomba que aparece na marca Dove. Mas é preciso ter bastante cautela para acabar não criando o efeito inverso e prejudicar a sua identidade de marca.

  • Linhas e contornos simples: o grande segredo do sucesso de desenhos em logotipos e identidade da marca é a simplicidade. Além de ser facilmente identificável, esse modelo pode ser reproduzido com facilidade em diferentes situações.
  • Cores harmônicas: o seu mascote ou desenho pode ser de uma cor diferente do resto da identidade da marca, mas é preciso que eles tenham harmonia entre si. Essa harmonia pode ser tanto da semelhança quanto do contraste – no caso da Dove, o contraste entre as duas é o elemento-chave do sucesso visual.

Confira também: O que é um mascote e a importância de ter um na empresa

Manual da identidade da marca: como fazer

Este documento é um verdadeiro guardião de sua marca! Nele deverão constar todos os elementos citados acima, assim como alguns outros, tais como:

  • Nomes das tipografias.
  • Em que situação cada tipografia deve ser usada e sua hierarquia.
  • Código das cores.
  • Qual a hierarquia e uso de cada cor.
  • Como usar ilustrações, fotos e imagens.
  • Como trabalhar seu logotipo sobre diferentes fundos.
  • Qual o tamanho mínimo do logotipo e sua proporção em cada tipo de peça.
  • Qual a distância mínima do logotipo em relação à margem ou a outros elementos.
  • Qual a versão monocromática do logotipo.

E outras informações semelhantes.

Mas fique tranquilo, disponibilizamos para você um template pronto de manual de identidade visual e design de marca!

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.