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Qual a importância da identidade visual na advocacia?

11 julho, 2016 6:14 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Conhecido de longa data de qualquer pessoa que possui ou trabalha em determinada marca ou empresa, o logotipo é o símbolo que caracteriza aquele nome frente ao seu público. É através dele que as pessoas conhecem de imediato a marca, mesmo que o nome esteja escrito de outra forma ou até mesmo em outro idioma. Mas, se você já reparou com mais atenção nos materiais e campanhas de qualquer marca, provavelmente também já percebeu que não é o só o logo que caracteriza essa marca.

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Saiba mais: O que é identidade visual, quando mudar e como fazer isso

Todo um esquema de cores, símbolos e tipografia são usados para compor aquilo que se denomina como identidade visual. Ela compreende todo o sistema gráfico e estético que envolve a marca, desde os rótulos de produtos até as fachadas e campanhas publicitárias. Mas não são só os produtos físicos que tem essa característica. Empresas de prestação de serviços também devem aderir a uma identidade visual sólida, sendo que com a área jurídica não é diferente. A identidade visual para advocacia é fundamental para firmar o nome da empresa ou escritório frente ao público e torná-la mais popular.

Veja também: Qual a diferença entre identidade visual e design gráfico?

Como a identidade visual para advocacia é importante para a área?

Imagine que você está à procura de um serviço de consultoria jurídica qualquer e precisa encontrar a empresa ideal para o trabalho. Você não tem conhecimento de nenhuma marca e resolve partir para uma busca simples pela internet. A quantidade de resultados é gigantesca e é preciso fazer uma filtragem inicial dos nomes que aparecem antes de fazer realmente a seleção oficial. Nesse momento, o que vai pesar é o conteúdo que a empresa disponibiliza (informações de escopo, localização etc.) e a imagem que ela transmite aos clientes. Você ficaria mais atraído por uma empresa com um logotipo definido, um site e materiais em harmonia, ou por uma que não possui essas características?

Confira: Manual de identidade visual: PDF com modelo pronto!

A identidade visual para advogados representa a forma como as pessoas em geral irão ver esse escritório e qual a imagem mental que elas terão dos serviços oferecidos. Isso significa que a identidade visual de advocacia deve refletir, em primeiro lugar, os parâmetros básicos do segmento: organização, sobriedade, competência e responsabilidade. Isso porque, independentemente do setor de atuação, a empresa deve oferecer ao cliente os parâmetros mais comuns que ele tem em mente quando busca serviços dessa natureza para realizar o trabalho de que ele precisa.

Veja mais: A importância da identidade visual para bombar seu negócio

Segmentando a identidade visual de uma firma de advocacia

Grande parte dos escritórios e empresas do segmento jurídico tem suas atividades firmadas sobre um escopo definido – trabalhista, familiar, corporativo, entre outros. Considerando isso, é importante que toda a identidade visual para advogados seja também relacionada com a atuação da empresa. Para isso, vale a pena analisar não somente a empresa em si, mas também os clientes que ela atende e a forma como eles próprios se expressam em suas identidades visuais.

Empresas do ramo financeiro, por exemplo, costumam ter uma estética mais clean, com elementos que se atrelem ao segmento de suas atividades. Fontes mais clássicas e cores frias, como o azul, geralmente fazem parte de sua identidade visual. Por isso, escritórios focados nesse tipo de público podem investir em uma imagem semelhante, que permita a identificação de seus clientes com a marca. Elementos que remetam à força e à sagacidade, bem como à imponência e ao poder, também podem ser usados na identidade visual para advocacia nesse segmento.

Já as empresas focadas em causas familiares, por sua vez, podem partir para uma ideia mais intimista ao desenvolverem sua identidade visual de advocacia. Cores quentes, como o laranja e o amarelo, podem ser usadas, assim como elementos que deem a ideia de vida e proximidade, como ícones da natureza e afins. Também vale a pena usar uma tipografia mais delicada e sutil, que também acione a ideia de conforto e proximidade.

Veja mais: Quanto custa uma identidade visual?

Exemplos de identidade visual de advogados criada online

Na We Do Logos nossos designers estão preparados para criar excelentes identidades visuais para seu escritório. Confira alguns projetos de logos desenvolvidos totalmente online.

Identidade Visual Advocacia Carlos Henrique Dayrell

  • Número de opções de artes enviadas: 48
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Identidade Visual Advocacia Moura Araújo

  • Número de opções de artes enviadas: 18
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Identidade Visual Advocacia Tin & Cassulo

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Identidade Visual NetAdvocacia Advogados Online

  • Número de opções de artes enviadas: 119
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Se seu escritório de advocacia está precisando definir a identidade visual, criando logotipo, cartão de visita, papelaria, folder e outros materiais de comunicação por um preço justo, pode contar com a maior plataforma criativa da América Latina, a We Do Logos. Funciona assim: você se cadastra no site, faz seu pedido já definido quanto quer pagar e o prazo, e rapidamente estará recebendo, em 24 horas, as primeiras opções de arte. Aí é só dar seu feedback, pedir ajustes e solicitar quantas alterações quiser, até tudo ficar do jeito que você imaginou!

Leia esse artigo para entender todas as vantagens de usar uma plataforma criativa.

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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