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Saiba como criar a identidade visual de seu blog em quatro passos

7 setembro, 2017 12:03 pm | Criado por | sem comentários | 3 semanas

Uma das principais etapas na criação de uma marca é a elaboração de sua identidade visual. Planejar essa fase com cautela é primordial para o sucesso de seu blog, pois, a partir de uma identidade bem trabalhada, os leitores poderão diferenciar sua marca de outras e se lembrarão dela assim que baterem os olhos.

Você pode dar a cara que desejar para o seu negócio, basta seguir cada passo que envolve a criação de identidade visual de blogs da maneira correta.

Confira a seguir e planeje já a sua!

Saiba mais: Orçamento identidade visual: veja como fazer pela internet

O que é identidade visual?

Mais do que apenas um cartão de visita ou um simples logo, a identidade visual é o conjunto de elementos como cores, tipografia e imagens que refletem exatamente o que sua empresa representa.

Para que sua identidade seja criada de maneira eficaz, é necessário entender quais são os valores, os princípios e as práticas do seu negócio. Acrescentar sua personalidade, o jeito como você faz as coisas acontecerem, também é uma maneira de dar credibilidade e autenticidade ao seu negócio, para conquistar novos clientes e tornar sua marca um sucesso.

Confira abaixo algumas das principais finalidades da criação da identidade visual para blogs e lembre-se delas durante este processo criativo:

  • Consolida a imagem do blog e acrescenta valor às informações fornecidas;
  • Favorece a identificação com a marca e o reconhecimento da mesma;
  • Aperfeiçoa a comunicação e promove resultados mais satisfatórios.

Veja também: Crie sua identidade visual online em sites de concorrência

Como criar uma identidade visual em 4 passos

Para facilitar o seu trabalho de criar a identidade visual de seu blog, dividimos esta tarefa em 4 passos simples e práticos de executar. Analise cada um deles com cuidado.

1- Público-alvo

O primeiro passo para criar uma identidade visual para o seu blog é definir qual o público-alvo que deseja atingir.

Esta tarefa é importante para conquistar novos consumidores e entender qual a melhor forma de atendê-los.

Ao conhecer o seu público-alvo, será possível trabalhar melhor em cima das campanhas realizadas e dos produtos e serviços ofertados, além de poder definir qual a linguagem mais apropriada para atingir o cliente.

E lembre-se: blogs são uma excelente ferramenta de marketing de relacionamento com o cliente, se usados adequadamente. Por isso, capriche em um visual que acerte em cheio o gosto do seu público!

Confira: Identidade visual e logo: a imagem da marca para seu público

2- Briefing

Importante em qualquer planejamento, o briefing é muito utilizado na área da publicidade para especificar itens imprescindíveis antes da execução de projetos.

O briefing é composto por um resumo com características do negócio, como visão, missão, metas, público-alvo, orçamento e quais prazos devem ser respeitados.

Estabelecendo tais dados, será possível compilar o máximo de informações possíveis para dar início a criação da identidade visual de sua empresa.

Para facilitar a produção de seu briefing, listamos algumas das principais questões que devem ser levantadas para o sucesso do projeto:

  • Por que criar uma identidade visual para sua empresa?
  • Quais são os serviços ou produtos oferecidos?
  • Quem são os concorrentes diretos?
  • Qual o diferencial de sua empresa perante as outras?
  • Seu público-alvo é formado por pessoas de quais faixas etárias?
  • Qual é o prazo para a entrega do projeto?
  • Qual a estimativa de gastos para o trabalho?

Veja mais: Manual de aplicação da sua Identidade Visual

3- Brainstorming

Quem nunca ouviu o ditado que diz que “duas cabeças pensam melhor que uma”? É exatamente nessa filosofia que se baseia o brainstorming.

A técnica é uma maneira de reunir pessoas de sua equipe ou amigos próximos para sugerirem o máximo de ideias possíveis para elaborar a identidade visual de seu blog.

No brainstorming, cada participante apresenta sugestões que se encaixam com a identidade da marca e que possam atingir o público da melhor maneira.

Lembre-se que todas ideias devem ser bem-vindas. É importante estar aberto para novas possibilidades que não foram pensadas anteriormente.

A partir deste encontro, o projeto de identidade visual do seu blog começará a dar os primeiros passos! Incentive seus colegas e funcionários a abrirem a mente e abusarem da criatividade!

Confira também: Quanto custa uma identidade visual?

4- Significado das cores

As cores têm um papel muito importante na criação de identidade visual para blogs. Entender um pouco o significado das principais cores é um passo essencial para começar seu projeto, já que por meio delas é possível gerar sensações e até aguçar sentimentos.

Conheça algumas delas:

  • Azul: tradição e confiança;
  • Amarelo: positividade e luz;
  • Verde: esperança e harmonia
  • Vermelho: paixão e energia;
  • Laranja: aconchego e alegria;
  • Preto: elegância e poder;
  • Rosa: mundo feminino;
  • Cinza: neutralidade e equilíbrio.

Lembre-se: optar por cores que harmonizam entre si é uma maneira de produzir um projeto mais leve e com a cara de sua marca.

Confira este case de sucesso: Rebranding: We Do Logos cria nova identidade visual do podcast Casts for Closers, da startup Meetime

Na We Do Logos você pode criar diversos materiais que compõem a identidade visual de sua marca, como logo, slogan, nomes para marcas e produtos e muito mais.

Veja mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.