identidade visual design gráfico

Qual a diferença entre identidade visual e design gráfico?

23 maio, 2016 5:50 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Identidade visual e design gráfico são conceitos que muitas vezes se confundem. Mas a verdade é que a identidade visual engloba o design gráfico. Com isso queremos dizer que de todos os elementos que compõem a identidade visual, o design gráfico é um deles.

Podemos definir identidade visual como:

O conjunto de elementos visuais que comunicam e representam os valores, posicionamento mercadológico e diferenciais competitivos de uma empresa ou organização. Dentre eles cabe destacar seu logotipo, assim como cores, tipografias, formas, ícones, símbolos, grafismos e texturas, entre outros. Todos os materiais de comunicação, impressos ou eletrônicos, assim como as maneiras de retratar as imagens em fotografias e vídeos (como a iluminação, o foco, os planos e filtros), incluindo também fachadas de prédios, adesivação de veículos (carros, barcos, aeronaves etc.), uniformes, sites, mídias sócias e até mobiliário de instalações e a decoração de ambientes também fazem parte da identidade visual.

08 - eBook - Guia para criar sua id visual e divulgar sua marca-CTA-600x200px

Saiba mais: Manual de identidade visual: PDF com modelo pronto!

Nossa, quanta coisa! Sim. E, dentre essas facetas da identidade visual, o design gráfico ocupa um papel determinante, em muitos casos, principalmente em pequenos negócios e para profissionais liberais.

Para que todas as diferenças entre identidade visual e design gráfico fiquem mais claras para você, vamos apresentar uma lista comparando algumas situações práticas do dia a dia.

Veja também: O que é design e como ele ajuda sua empresa a vender mais

Identidade Visual X Design Gráfico: entenda melhor!

Criação de logo

O logotipo é uma peça de identidade visual por excelência. Ela será usada, com certeza, pelo designer gráfico ao elaborar e criar suas peças de comunicação, mas também poderá ser usada em sites e mídias eletrônicas. Usualmente o logo contém os principais elementos da identidade visual, como cores, tipografias e formas. Mas a identidade visual pode conter outras cores, tipografias, formas e grafismos complementares aos que aparecem no logotipo. Assim, podemos resumir: o logotipo é a peça principal da identidade visual e é um elemento fundamental para o design gráfico aplicado à comunicação da empresa.

Veja isto: Dicas de design: os símbolos das marcas famosas

Um exemplo de criação de logo para compor a identidade visual foi este projeto desenvolvido pelos designers da We Do Logos para a empresa Caixinha de Surpresas, confira o depoimento de seu fundador, o empresário Benjamin Bret:

CTA-CaixinhadesurpresaConfira mais este projeto de criação de logotipo pela We Do Logos. Este desafio criativo recebeu 148 opções de logotipo enviadas por 42 de nossos designers! É, na We Do Logos é assim: muitas opções, talento e criatividade para sua empresa escolher a melhor alternativa! Acesse o link e dê uma olhada em como ficaram legais as logomarcas criadas: Exemplos de criação de logotipos para site de tecnologia.

Que tal aproveitar e fazer o logo de seu negócio agora mesmo?

CTA08-Blog2016-600x200px-Logo

Confira: A importância da identidade visual para bombar seu negócio

Papelaria

Muito de sua identidade visual será representada na papelaria, principalmente para profissionais liberais e empresas B2B. Os materiais de papelaria costumam incluir cartão de visita, papel timbrado em vários tamanhos, envelopes em diversos tamanhos e pastas, se quiser. E este trabalho é classicamente uma atribuição do designer gráfico. Assim, os materiais de papelaria são peças de design gráfico que ajudam a comunicar a identidade visual de sua empresa.

DICA: Cartão de visita pessoal: seu aperto de mão que fica

Sites e mídias sociais

Por definição mídias eletrônicas não são impressas, por isso não são elementos de design gráfico. Normalmente um web designer poderá se envolver na criação dessas peças. Mas, em muitos casos, os profissionais de design gráfico também estão capacitados para o design digital e vice-versa, dependendo do profissional com que você tratar o projeto. De toda forma, sites e mídias sócias devem seguir a identidade visual de sua empresa e a representam diante do público.

Confira também: Usabilidade de um site: O que é e qual sua importância?

Como dissemos mais acima, a identidade visual e o design gráfico compreendem muitas outras manifestações da comunicação da empresa. Anúncios em revistas e jornais, folders, panfletos e outdoors, por exemplo, são parte tanto de sua identidade visual como do design gráfico.

O importante é entender que a identidade visual são as regras que devem ser obedecidas para se conseguir uma comunicação eficaz com seu público-alvo. E isso é tão importante que é recomendado que se crie um manual de identidade visual e uso da marca, que orientará o trabalho de designers gráficos e outros profissionais de comunicação sempre que sua empresa precisar.

Veja em detalhes: Manual de identidade visual: PDF com modelo pronto!

A We Do Logos conta com um time de quase 80 mil designers para fazer a identidade visual e os materiais de design gráfico para sua empresa com toda qualidade que você precisa!

Designers-WDL

Veja mais: Infográfico traz perfil dos nossos designers

Que tal contar com todos eles e a maior plataforma de criação da América Latina para desenvolver a identidade visual e o design gráfico do seu negócio?

É muito fácil e rápido! Você se cadastra no site, faz seu pedido de material e já determina o prazo de entrega e quanto quer pagar. Em poucas horas você já recebe as primeiras opções de arte e pode pedir quantas alterações quiser até chegar no melhor resultado. E sua satisfação é garantida: caso nenhuma opção te agradar, terá seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

Você tem muitos outros motivos para trabalhar com a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Comentários estão fechados.