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Identidade visual e logo: a imagem da marca para seu público

11 julho, 2016 3:26 pm | Criado por | sem comentários | 7 meses

Imagine que você recebe o cartão ou o material promocional de uma empresa excelente, que oferece todos os serviços dos quais você está precisando. No entanto, você acaba se esquecendo do nome da marca ou está sem a informação no momento e precisa encontrar novamente esse fornecedor em meio a uma grande quantidade de materiais de empresas ou mesmo entrar em vários. Como o nome não está à sua disposição, você precisa recorrer à imagem mental que têm da marca. Nesse caso, quanto mais emblemático e característico for o material, mais fácil será identificar a marca novamente. Por isso, vale a pena considerar a criação de uma identidade visual com logo para sua empresa e deixá-la ainda mais marcante aos olhos de seu público.

E não é só nesse sentido que a identidade visual ou logo são importantes. A imagem visual também é responsável pela forma como o público enxerga a sua marca e cria sua impressão sobre ela. Por isso, identidade visual e logotipo são importantes formas de fazer com que seus clientes sintam uma certa identificação com todo esse conjunto visual e possam formar uma opinião positiva sobre ela. Da mesma forma, quem conhece a marca pela primeira vez também irá associar os elementos da identidade visual e logo ao que pensam sobre sua empresa.

E, para ajudar você a definir uma identidade visual com logo que seja agradável ao seu público e fazer com que cada vez mais pessoas apreciem a sua marca, separamos algumas dicas que irão deixar sua marca ainda mais atrativa e destacada.

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Saiba mais: Qual a diferença entre identidade visual e design gráfico?

Saiba como criar uma boa identidade visual com logo

Entenda seu público

A primeira coisa a se considerar na hora de iniciar o planejamento de uma identidade visual ou logo é entender a qual público a sua marca se destina e como ela dialoga com ele. Se você tem produtos ou serviços voltados a um público jovem, por exemplo, vale a pena investir uma identidade visual mais colorida, com ícones da moda, e com a dinamicidade das imagens. Já uma marca com público mais adulto ou um segmento mais profissional pode focar sua identidade visual com logo no minimalismo e na elegância. Cores mais claras, traços mais finos e um layout mais clean são ótimas formas de construir uma identidade visual sólida e adequada aos gostos e preferências de seu público consumidor.

Confira: Quanto custa uma identidade visual?

Pense em todas as aplicações

Nem sempre algo que vai bem em um cartaz pode ser usado em um site e vice-versa. Por isso, é importante pensar que a sua identidade visual e logo irão ser usados em diferentes ambientes, mídias e contextos. Uma vez que isso é levado em consideração, uma série de elementos e ideias podem cair por terra na criação de sua identidade visual com logo.

Imagine, por exemplo, um logo colorido e cheio de detalhes. Ele pode ser excelente para uma fachada ou para um site, mas não irá funcionar bem em um cartão visitas ou folder. Nesse caso, vale a pena optar por um modelo mais simples e trabalhar possíveis versões mais elaboradas e adaptadas para cada tipo de aplicação. Se você tem uma cartela de produtos mais ampla e trabalha com públicos diversos, uma matriz mais neutra e variações mais segmentadas podem ser a solução perfeita para a sua identidade visual e logo.

Veja também: Aprenda como escolher uma boa empresa que cria logomarca

Trabalhe bem as cores e seus significados

Na publicidade, cada cor tem seu significado e lugar específico. O azul, por exemplo, é usado para transmitir a ideia de tranquilidade ou de tecnologia, ao passo que o amarelo é mais aplicado em locais em que se quer destacar a familiaridade e as relações pessoais. Pensando nisso, pense no escopo de suas atividades e no tipo de sensações e associações que irá causa. Uma marca de móveis e itens para a casa, por exemplo, pode usar as cores quentes para transmitir a sensação de aconchego e conforto que seus clientes devem sentir.

Confira também: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

Exemplos de logos e identidade visual criados online

Sua identidade visual de seu negócio estará impressa em sua papelaria e fara parte de todos os outros materiais de comunicação. Veja alguns projetos de criação de logo e aplicação da identidade visual na papelaria de diversas empresas.

Projeto para a empresa IETCH, de educação e Tecnologia

  • Número de designers participantes: 16
  • Quantidades de opções de artes recebidas: 60

Identidade Visual Logo

Veja aqui as demais artes enviadas a este projeto.

Projeto para a Clínica Comtemporânea Odontologia

  • Número de designers participantes: 13
  • Quantidades de opções de artes recebidas: 71

Identidade visual logo

Veja aqui as demais artes enviadas a este projeto.

Projeto para a empresa Força de Vendas

  • Número de designers participantes: 9
  • Quantidades de opções de artes recebidas: 67

identidade visual logo

Veja aqui as demais artes enviadas a este projeto.

Projeto para a empresa FAEDE Reciclagem

  • Número de designers participantes: 12
  • Quantidades de opções de artes recebidas: 44

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Veja aqui as demais artes enviadas a este projeto.

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We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Pedro Renan

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.

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