Manual de identidade visual: PDF com modelo pronto!

19 maio, 2016 9:48 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Criar um manual de identidade visual com PDF de modelo para ajudar pode facilitar muito seu trabalho. Outra alternativa é criar o manual de identidade visual com auxílio de um template em PowerPoint e depois salvar em PDF.

O ideal é que você saiba exatamente o que escrever e detalhar em um manual de identidade visual em PDF ou no formato que preferir.

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Saiba mais: O que é identidade visual, quando mudar e como fazer isso

Exatamente para que você possa desenvolver um excelente manual de identidade visual com tranquilidade e segurança, vamos passar uma lista dos principais itens que devem fazer parte deste tipo de documento, além de um template em PowerPoint e alguns exemplos em PDF.

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Veja também: Entenda melhor o conceito de identidade visual, e confira nosso post sobre como criar uma nova identidade visual

Manual de identidade visual PDF

Antes de passar os exemplos de PDFs de manuais de identidade visual, vamos passar os principais tópicos que você deve abordar.

1- Introdução e contexto

Neste tópico, fale um pouco da empresa, seu público, diferencial competitivo e posicionamento de mercado para que o leitor posso entender mais sobre o negócio que será retratado no manual e possa ter elementos para avaliar suas escolhas.

2- Paleta de cores

Neste tópico, indique a cor principal da empresa e justifique o que o motivou a usá-la.

Em seguida, mostre a paleta de cores secundárias, que ajudarão a compor a identidade visual da empresa. Inclua aqui mais 2 ou 3 cores.

Por fim, monte uma palheta com estas e mais algumas cores adicionais, sem esquecer de cores complementares entre elas, podendo incluir mais umas 5 cores ou, se preferir, apenas mais 2. Tudo vai depender do que você acredita ser o melhor para a empresa: ter uma vasta gama de cores ou se centrar em uma meia dúzia.

Lembre-se de indicar o Pantone, o CMYK e o RGB de todas elas.

Veja mais detalhes: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

3- Formas

Usualmente se indicam formas ou angulares, mais duras e objetivas, ou orgânicas, mais arredondadas e naturais.

Não é obrigatório indicar formas, que serão grafismos usados para decorar as peças de comunicação. Mas se o fizer, aplique exemplos na peça. Por exemplo. A Microsoft usa quadrados em suas peças de comunicação, já a Adidas usa suas famosas 3 listras paralelas e o Boticário linhas recurvadas em arabescos, semelhantes a um detalhe de seu logo.

Sempre justifique o porquê de suas escolhas.

4- Tipografia

A tipografia são os tipos de letras. Este é um dos mais importantes elementos da identidade visual. Existem empresas que criam suas próprias tipografias exclusivas para suas marcas, mas isso não é obrigatório.

Escolha uma tipografia principal e mais 2 ou 3 secundárias.

Fique atento para o fato de que algumas tipografias não são fáceis de achar na internet e, por isso, é bom escolher e assinalar as tipografias alternativas para peças online.

Deixe claro quando usar cada tipografia, quais são usadas em títulos, subtítulos, textos corridos, legendas etc. Indique também o tamanho mínimo que a letra pode ser usada.

Veja mais: Tipografia: como acertar e quais os melhores sites de download

5- Logotipo

Esta é a peça principal do manual de identidade visual.

Comece justificando a escolha das cores, das tipografias e das formas e símbolos usados no logo.

Em seguida, indique a distância mínima que qualquer elemento pode ficar do logo.

Determine também o tamanho mínimo que o logo pode ser impresso e o máximo.

Por fim, qual o tipo de fundo que pode haver por trás do logo, se colorido, se preto, se branco, se pode ficar sobre fundos de imagens etc.

Não esqueça de colocar a versão em preto e branco do logo e uma versão em “negativo”.

Uma empresa que soube aproveitar todas as vantagens de se criar uma ótima identidade visual foi o restaurante carioca Point do Macarrão que desenvolveu toda sua identidade visual com a We Do Logos e conseguiu um aumento de vendas de 80% em pouco tempo, além de uma proposta para se transformar em franquia.

Saiba mais sobre esta história de sucesso:

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DICA: A importância da identidade visual para bombar seu negócio

Manuais de identidade visual em PDF

Separamos alguns links de exemplos em PDF de manuais de identidade visual, aproveite!

  • Manual de identidade visual PDF: FGV
  • Manual de identidade visual PDF: FIAT
  • Manual de identidade visual PDF: Unesp
  • Manual de identidade visual PDF: Casa Hope
  • Manual de identidade visual PDF: SEBRAE

Para desenvolver os materiais em que se reflete a identidade visual de sua empresa é preciso da ajuda de profissionais de design qualificados. E uma maneira que diversos empreendedores têm encontrado para diminuir os custos sem perder a qualidade nesse momento tão importante é recorrendo a sites de concorrência criativa, dê uma olhada nas diversas vantagens sobre agências e gráficas:

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Confira agora este exemplo de criação de logotipo desenvolvido totalmente online pela We Do Logos. Foram 24 opções de logomarcas enviadas por 24 de nossos designers para compor a identidade visual da empresa Ironfox, especializada em suplementos nutricionais para esportistas. Acesse aqui este projeto de criação de logotipo.

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Confira também: Como criar identidades visuais para marcas de sucesso

Se sua empresa precisa de logo, nome, slogan ou outros matérias de comunicação, use os serviços da maior plataforma de criação da América Latina e aproveite sua qualidade e ótimos preços. É só fazer seu pedido, escolher o prazo e quanto quer pagar. Rapidamente você recebe as primeiras opções de arte e já pode solicitar quantas alterações quiser.

Conheça mais sobre a We Do Logos.

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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