Orçamento identidade visual

Orçamento identidade visual: veja como fazer pela internet

9 outubro, 2016 5:59 pm | Criado por | sem comentários | 10 meses

Identidade visual é o conjunto de elementos visuais, tais como cores, formas, texturas, ícones, iluminação de fotos, características de imagens, tipos de ilustração, filtros, tipografias e outros, que são combinados harmonicamente para transmitir de forma coesa e coerente os valores, princípios, posicionamento, diferencias e oferta de valor de uma organização para seu público-alvo.

Portanto, um orçamento de identidade visual pode variar bastante em função de sua abrangência.

Outro fator que influi na identidade visual corporativa e seu preço é o fato de se incluir ou não um manual de identidade visual, que alguns chamam de manual de marca ou de identidade corporativa.

Ferr16 - Smartalk - Template - Manual de Identidade - CTABlog

Saiba mais: Identidade visual e logo: a imagem da marca para seu público

Na verdade, a identidade corporativa abrange, além da identidade visual, outros elementos da comunicação, como sons, experiências e até aromas.

Aquele toque tradicional dos iPhones é um exemplo de identidade corporativa que não é visual, assim como diversos aromas usados por algumas empresas para identificar seus ambientes.

Para que você possa fazer um orçamento de identidade visual é preciso primeiro determinar quais as peças que você deseja e escolher o profissional mais adequado para o perfil de sua empresa.

Veja também: O que é identidade visual, quando mudar e como fazer isso

Orçamento identidade visual: como definir?

A primeira coisa a fazer é determinar a grandiosidade de seu projeto. Você vai querer que já se crie um padrão para fachadas de lojas e adesivação de veículos, por exemplo?

Sim, tudo isso faz parte da identidade visual, até como aplicar seu logotipo em canetas e brindes ou como bordá-lo em camisas e outras peças de roupas. Alguns chegam a incluir a sinalização nos escritórios (como as placas dizendo “sala de reunião”, ou “banheiro feminino”) entre os elementos que devem ser normatizados para fazer parte de toda sua linguagem corporativa.

Possivelmente sua empresa não vai precisar chegar tão longe.

Nossa sugestão e começar pela criação do logotipo, peça que já resume boa parte dos elementos de sua identidade visual corporativa, tais como cores, texturas, formas e tipografia (que são os tipos de letras).

Em seguida, peça para o designer “contextualizar” este logo ao aplicá-lo em uma peça fictícia, como um folheto ou cartaz, onde os outros elementos do posicionamento de marketing e design corporativo, como hierarquia dos elementos e tipografias (inclusive as secundárias), estilo de imagens, paleta complementar de cores, grafismos e ícones também serão definidos.

Este pode ser o “plano básico” para um orçamento de identidade visual corporativa:

Se você contratar uma empresa de Branding para isso ou uma agência de publicidade, podem cobrar entre uns R$ 3.000,00 e R$ 8.000,00 – ou mais – por isso.

Já, com um designer freelancer, tudo isso pode sair por uns R$ 2.500,00, dependendo de suas especificações, e em um site de concorrência criativa, algo em torno de R$ 1.000,00 até R$ 2.000,00.

Veja mais: Como criar um manual de identidade visual

Identidade visual: preço com mais elementos!

Mas vamos ser sinceros: Já que você pediu para fazer tudo isso, porque não incorporara alguns elementos importantes da identidade visual de pequenas empresas, como materiais de papelaria que incluem os cartões de visita, papel timbrado e envelopes?

O pacote “medium” poderia ser:

  • Logo
  • Contextualização em cartaz
  • Papel timbrado
  • Envelope grande
  • Envelope pequeno
  • Cartão de visitas
  • Pasta

Este orçamento para identidade visual corporativa em um site de concorrência criativa, pode ficar em torno de uns R$ 500,00 a R$ 1.000,00 mais caro que o anterior, dependendo dos detalhes que você achar necessários para o seu negócio, a velocidade de entrega e o número de designers envolvidos.

É uma diferença de preço pela identidade visual que vale a pena ser investida, não acha?

Mas e quanto à sua identidade visual corporativa online? Você tem layout de site, assinatura de e-mail ou o próprio template para e-mail marketing e capa para Facebook? Não seria legal incluir isso também e já ter uma identidade visual com um preço já completo? Vamos ver isso?

como criar uma identidade visual

Confira também: Como criar uma identidade visual: 5 passos e 10 Dicas

Adicionando a identidade visual online ao preço do orçamento

Não tem como ter uma empresa sem estar presente na internet de forma consistente, com um bom design e um site que atraia visitantes. Ele precisa contar com uma boa navegabilidade e usabilidade, conceitos que só um bom designer poderá agregar à sua comunicação visual.

Nossa sugestão? Apele mais uma vez para a concorrência criativa!

Um site (sem programação) pode sair entre R$ 1.000,00 e até uns R$ 4.000,00, se for mais complexo. Um layout de e-amil marketing, a partir de uns R$ 500,00 e a capa de Facebook, mais uns R$ 500, ou um pouco menos.

Vamos dizer, com um site simples, que o pacote “premium” de sua identidade visual tem preço acrescido de mais R$ 2.000,00, em torno disso.

Vamos somar tudo:

Orçamento identidade visual pacote “premium”:

  • Logo
  • Contextualização em cartaz
  • Papel timbrado
  • Envelope grande
  • Envelope pequeno
  • Cartão de visitas
  • Pasta
  • Layou de site (simples)
  • E-mail marketing
  • Capa de Facebook

Sua identidade visual com preço de uns R$ 4.000,00, R$ 4.500,00 é uma boa estimativa, em um site de concorrência criativa.

Parece muito? Lembre-se que é possível parcelar! E mais, caso você opte pela We Do Logos, além de poder pedir ajustes e quantas alterações quiser, caso o resultado de um dos projetos não atinja suas expectativas, pode pedir o dinheiro investido nele de volta e receber em até 5 dias úteis.

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.