Como divulgar marca

Aprenda como divulgar uma marca com eficiência em 5 etapas

2 maio, 2017 4:20 pm | Criado por | sem comentários | 6 meses

É comum que empreendedores — veteranos ou não — ainda sintam um formigamento interno quando pensam: “E agora, como divulgar minha marca?”.

Acontece que, independentemente do porte de sua empresa ou do ramo de atuação em que ela esteja inserida, não existe fórmula mágica de como divulgar uma marca.

O que existe, entretanto, é um esforço contínuo em aproximar o seu público-alvo daquilo que você tem a oferecer, e sempre com o máximo de assertividade possível.

Quer saber mais como divulgar uma marca? Continue a leitura deste post!

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Como divulgar uma marca em 5 passos efetivos

A divulgação de uma marca começa com conhecimento, análise e muito planejamento.

Leia atentamente cada um desses passos antes de pôr a mão na masa e partir para a ação efetiva.

1- Conheça a sua empresa e o seu mercado

Não há como divulgar marca sem isso.

Afinal, não há estratégia que funcione perfeitamente se você não sabe o que é o seu negócio, a quem ele se dirige e quais são as oportunidades, carências e competitividade do setor.

Por isso, convém analisar a fundo como a sua empresa se posiciona, no mercado, e o que você pode trazer de diferente para que mais pessoas cheguem até as suas soluções.

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2- Conheça o seu público-alvo

Em seguida, empreendedores que se perguntam “como divulgar minha marca” devem estender o seu escopo de atenção ao consumidor. Quem, afinal de contas, pode se beneficiar de seus serviços ou produtos?

Por meio dessas respostas, você consegue traçar um perfil aproximado do seu consumidor, aqueles que demonstrariam disposição em ouvir sua proposta e acompanhar suas novidades.

Além disso, essas informações ajudam a entender melhor os hábitos de consumo do seu cliente Ideal e, principalmente, onde eles mais se concentram. Com isso, você descobre como interagir melhor com eles e onde focar as principais ações para saber como divulgar sua marca.

Confira: Identidade da marca: como ter a sua marca facilmente reconhecível

3- Siga a sua própria receita

Ainda que você mantenha os olhos atentos à movimentação da concorrência, nem sempre a estratégia bem-sucedida dele terá o mesmo efeito no seu negócio.

Afinal, vocês podem estar em momentos diferentes, com ações distintas e com objetivos que se distanciam. Por isso, cada estratégia bolada deve ser feita exclusivamente para suprir as suas necessidades e a demanda do seu consumidor.

Por isso, se o Instagram é a melhor solução encontrada sobre como divulgar minha marca, em um exemplo hipotético, isso não significa que será a melhor alternativa para você.

O que nos remete ao tópico anterior: entenda os hábitos do seu público-alvo e aprenda a interagir com eles de acordo com os seus objetivos e o que eles mais estão em busca.

Assim, você identifica oportunidades de negócio e consegue inovar, no seu setor, ajudando a divulgar sua marca e, posteriormente, agrega tudo isso às etapas do seu processo de vendas com muito mais efetividade.

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4- Combine estratégias

O consumidor pode estar cada vez mais online, mas isso não significa que a internet deve ser o único canal usado para divulgar uma marca.

Misturar campanhas de divulgação online e tradicionais ainda é uma boa maneira de impactar o seu consumidor onde quer que ele esteja, permitindo expandir o conhecimento de sua marca na mente dele.

Mesmo assim, é significativa a importância em ter um site responsivo e atualizado, um blog com publicações constantes e produção de conteúdos relevantes para seu público-alvo e páginas nas redes sociais que permitam o engajamento do consumidor.

São estratégias que se complementam em prol de responder à sua questão tão repetida em sua mente: “como divulgar minha marca”?

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5- Trabalhe em sua identidade visual

Para finalizar, uma excelente estratégia para quem deseja saber como divulgar uma marca é começar no trabalho de confecção de sua própria identidade.

Isso significa trabalhar em uma logomarca atrativa e condizente com a sua missão e valores, uma identidade visual que estabeleça uma relação com o consumidor e um posicionamento definido — algo que falamos lá no primeiro tópico.

Dessa maneira, fica mais fácil o consumidor se atentar à sua marca e ao que ela tem feito para atraí-lo. Em seguida, uma boa estratégia de comunicação vai ajudar a despertar e reter o interesse deles no seu negócio.

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O primeiro passo para quem quer saber como divulgar uma marca é criar um logotipo ou, em alguns casos, redesenhá-lo.

Além disso, diversos outros materiais podem ter que ser criados, como sites, panfletos, banners digitais e fachadas de loja comercial, por exemplo.

Na We Do Logos você consegue fazer tudo isso com preços justos e muita qualidade, basta preencher seu pedido no site e aguardar as primeiras sugestões dos designers cadastrados.

Conforme essas artes vão chegando via internet, você faz críticas e comentários e pede ajustes, até aprovar a melhor de todas elas.

Conheça mais sobre a We Do Logos:

E na sua empresa? Existem outras dicas que você utilizou e ajudaram a divulgar sua marca? Compartilhe conosco no campo de comentários deste post!We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.