como montar uma marca de roupa

Como montar uma marca de roupa: Tudo o que você precisa saber

27 setembro, 2016 4:06 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

O segmento de roupas, no Brasil, é um dos mais estáveis. E isso não é de hoje! Não à toa, ele é um dos setores que mais concentra novos empreendedores, o que gera uma dúvida em comum aos navegantes de primeira viagem: como montar uma marca de roupa?

Para solucionar as interrogações que pairam sobre a mente dos empreendedores, nós preparamos um completo passo a passo para que você consiga dar os primeiros movimentos rumo à inauguração da sua marca de roupas e ao sucesso neste concorrido mercado.

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Por isso, confira o nosso post de hoje e aprenda como montar a sua loja de roupas! Se este é um sonho seu, é hora de firmar os pés no chão, tirar a cabeça das nuvens, mirar os olhos no horizonte e seguir em frente: passo a passo.

Como montar uma marca de roupa

Planejamento e estratégia fazem parte do figurino de quem quer abrir um aloja de roupa! Mas fique tranquilo que, com certeza, os modelos abaixo vão encaixar direitinho no seu perfil!

O importante é respirar, pensar, planejar e, com as ideias em ordem, aí sim, partir para a ação, evitando desperdiçar tempo e dinheiro com atitudes que podem não gerar resultado algum.

Confira nossas dicas e só comece a “vestir a camisa”, depois que tudo estiver bem claro em sua mente!

Veja também: Inspire-se em nomes de marcas de roupas famosas e crie a sua

Você já sabe como será a sua loja?

Não deve ser novidade para você que o setor de vestuário é abrangente e muito diversificado, podendo o empreendedor focar em roupas para todos os perfis, públicos e tamanhos, ou direcionar as suas atenções para um público específico.

E, acredite, essa certeza você deve carregar consigo antes de decidir qualquer outra coisa para montar uma marca de roupa!

Quer ver só a importância de definir o seu público de maneira antecipada? Com isso, você poderá decidir:

  • O tipo de roupa que será comercializada.
  • O estilo que o seu público-alvo costuma vestir (as marcas e o modelo delas).
  • O biótipo predominante do perfil do seu consumidor.
  • Os hábitos de consumo do consumidor.

Para chegar às respostas dessas questões, vale, primeiramente, fazer uma pesquisa de mercado. Em seguida, dê uma olhada a respeito do posicionamento de marca da sua concorrência.

Afinal de contas, observar o gramado do vizinho é uma boa oportunidade para reconhecer os pontos fortes, mas, também, para identificar carências que você poderá suprir.

Por fim, certifique-se que você irá oferecer produtos que vão bater de frente com a concorrência e que vão apresentar ao consumidor uma alternativa eficiente de custo/benefício.

Confira: Descubra como criar uma marca de roupa de sucesso

Como escolher o ponto ideal para a loja?

Ao saber como montar uma marca de roupa, você vai ter que lidar com a escolha do ponto para a sua loja. E o momento ideal para esta etapa é assim que definido o público-alvo.

Isso porque o ponto é uma definição estratégica dos seus objetivos — uma vez que ele deve estar ao redor de onde o seu público-alvo se concentra, em primeiro lugar.

Além disso, você deve pensar em facilidades que tenha em comum a uma série de outros estabelecimentos, como:

  • Acessibilidade (para carros e transportes públicos).
  • Segurança (áreas mais movimentadas).
  • Pouca concorrência local.

Isso sem mencionar o fato de que paixões à primeira vista não combinam com quem quer saber como montar uma marca de roupa. O ideal é fazer uma série de visitas ao ponto, em dias e horários diferentes, para conhecer a região em que você pretende abrir o seu negócio.

Veja mais: Logos de marca de roupa: o público ama vestir essa camisa!

E a respeito da infraestrutura da loja?

Com todas as variáveis anteriores devidamente definidas, fica muito mais fácil compreender o que será necessário para abrir uma loja de roupas, não acha?

Mas, em geral, o investimento é flexível de acordo com as necessidades e objetivos da sua loja, como o valor do ponto escolhido, por exemplo. A infraestrutura, inclusive, também é moldável segundo as suas expectativas para o comércio, mas vale se atentar a alguns elementos em comum, como:

  • Expositores e vitrine.
  • Balcão e prateleiras, estantes e mobília de acordo com o estilo da loja.
  • Espaços para o estoque e para a área administrativa.
  • Mão-de-obra (atendentes, caixas, estoquistas e a equipe administrativa).
  • Itens diversos (caixa registradora, computadores, telefones etc.)

A quantidade disso tudo varia também. Afinal de contas, tudo isso deve estar em harmonia com o tamanho do ponto escolhido e da sua expectativa de atendimento.

Confira também: Logos de marca de roupa: o público ama vestir essa camisa!

Como divulgar minha marca de roupa?

Finalmente, sua loja está perto de inaugurar. Mas, hoje em dia, é muito difícil expor um novo empreendimento sem as técnicas mais adequadas ao perfil do seu consumidor, não é mesmo?

Por isso, comece pelo boca a boca de conhecidos e, desde o início, foque suas atenções no universo virtual, como um site próprio e atuação constante nas redes sociais.

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Com o tempo, mais pessoas passam a ver, conhecer e procurar pelo seu negócio. Um plano de negócios é fundamental, nesse sentido!

E seja na internet em em mídias off-line, a divulgação de sua loja de roupas é fundamental. Sem um bom trabalho de marketing e comunicação, nenhuma marca pode decolar e alcançau sucesso com o público!

Por isso, agora que você já sabe como montar uma marca de roupa, comece a planejar todos os detalhes do seu empreendimento!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.