como registrar empresa

Como registrar minha empresa: o guia definitivo

21 setembro, 2016 8:50 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Uma série de condições, hoje em dia, facilitam a orientação para o empreendedor interessado em abrir o seu próprio negócio. Uma delas é a internet, capaz de concentrar todas as informações pertinentes como um guia ao empresário.

Por isso, caso você não saiba como registrar uma empresa, não tem problema! Nós reunimos, no post de hoje, tudo o que você precisa saber a respeito de onde registrar empresa — e como —, seguindo as nossas indicações. Confira!

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Sua empresa vai precisar de uma marca, confira: Identidade da marca: como ter a sua marca facilmente reconhecível

GUIA: como registrar empresa:

Tudo que você precisa saber: papelada, locais, prazos! Confira as informações e regularize seu negócio agora mesmo! A informalidade é um rico que você deve evitar.

Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.

Por onde começar?

Bolou um nome que parece equilibrado entre a criatividade e a objetividade? Ótimo, mas, antes, uma pesquisa é necessária para identificar a existência de outras empresas com nomes idênticos ou semelhantes. E isso é importante, já que será preenchido junto com outras informações no site da junta comercial.

Também, outro passo necessário para quem quer saber onde registrar minha empresa é ir à prefeitura para verificar os critérios para a concessão do Alvará de Funcionamento, um documento fundamental para registrar uma empresa.

Por fim, na junta comercial se tira o registro legal da sua empresa — o equivalente à nossa certidão de nascimento. É necessário entregar:

  • Contrato social (onde deve constar o interesse das partes, o objetivo da sua empresa e a descrição de como funcionará o aspecto societário)
  • Documentos pessoais

Assim, com tudo certo, sua empresa passa a existir — mas ainda a uns passos de poder operar.

Vale um adendo: o contrato social só recebe validade a partir do visto de um advogado — algo dispensável para micro e empresas de pequeno porte.

Veja também: Como registrar o nome de uma empresa: conheça os segredos!

A documentação exigida

A etapa seguinte consiste na entrega da documentação exigida. Basicamente, são os seguintes itens:

  • 3 vias do contrato social ou do requerimento de empresário individual.
  • 1 cópia autenticada dos documentos pessoais (RG e CPF do titular e dos sócios, caso existam).
  • 1 via do Requerimento Padrão (capa da Junta Comercial).
  • 1 via da Ficha de Cadastro Nacional (FCN), nos modelos 1 e 2.
  • A quitação da taxa cobrada, através de DARF (valores variam em cada Estado).

Com isso,o empreendedor recebe o NIRE  (que é o Número de Identificação do Registro de Empresa). Ele serve para registrar a empresa como contribuinte — o que dá a ela o direito de possuir seu CNPJ.

Quer diminuir a burocracia em sua empresa? Então leia esta portagem: Entenda: por que usar escritório de contabilidade online?

Onde registrar o CNPJ?

O registro deve ser feito pela internet, acessando o site da Receita Federal, e com o download do programa Documento Básico de Entrada.

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As atividades exercidas

Em seguida, é hora de escolher a sua atividade principal (o microempresário pode escolher até 14 atividades secundárias). Vale se atentar a essa questão, inclusive, no que diz respeito ao enquadramento da sua empresa com o Simples — indispensável às microempresas.

Por fim, pede-se o registro na Secretaria Estadual da Fazenda, conhecido como Inscrição Estadual, obrigatória para empresas do comércio, da indústria ou focada em serviços de transporte (intermunicipal e interestadual).

Viu como registrar uma empresa, mesmo as microempresas, oferece uma série de etapas que dependem de muito cuidado e atenção? Sabendo como registrar empresa com as nossas dicas, entretanto, tudo flui mais fácil!

Estamos quase lá! Agora, falta a inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), cuja solicitação deve ser feita por um contador, e são necessários alguns documentos:

  • RG e CPF
  • Cópias do ato constitutivo, do CNPJ e do alvará de funcionamento.
  • 3 vias do DUC (Documento Único de Cadastro) e 1 via do DCC (Documento Complementar de Cadastro).
  • Comprovante de endereços (autenticado ou original).
  • Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel.
  • Número do cadastro fiscal do seu contador.
  • Comprovante de contribuinte do ISS.

Etapas finais

Você já sabe como e onde registrar uma empresa, faltando alguns ajustes legais para iniciar a sua empreitada. O primeiro é o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), concedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do seu Estado.

Outra licença deverá ser solicitada à sua prefeitura, que é o Alvará de Funcionamento e Localização. Em geral, são solicitados:

  • Cópias do CNPJ e do contrato social.
  • Consulta prévia de endereço aprovada.
  • Formulário próprio da prefeitura.
  • Laudo dos órgãos de vistoria.

Como registrar uma empresa não será mais problemático para você, pois sua empresa já pode atuar a partir desse ponto. Entretanto, não chegamos, ainda, ao fim. Faltam, apenas, o cadastro na Previdência Social (solicitado na própria agência da previdência de sua jurisdição) e a autorização para ter as suas notas fiscais impressas, bem como os livros fiscais — podendo ser realizado na sua prefeitura.

Inspire-se e siga em frente: 3 vídeos de empreendedorismo que estão bombando na internet!

Registrando sua marca

Depois de tudo isso, existe outra providência muito importante: criar um logo que represente sua marca e registrá-lo! 

A criação do logo, assim como de nome de empresa, slogan e diversos outros materiais de comunicação, você pode fazer com a We Do Logos,  a maior plataforma de criação da América Latina.

Quanto aos procedimentos de registro de marca, baixe nosso e-book e saiba tudo sobre o assunto:

26 - eBook- Guia completo do registro de marca-CTABlog

Com tudo isso realizado, você já pode iniciar a sua trajetória empreendedora! Esperamos que nosso guia tenha facilitado para você, que procurava como e onde registrar uma empresa. Agora, não se esqueça de um bom planejamento estratégico e de táticas de comunicação adequadas!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.