Como registrar uma marca de roupa

Como registrar uma marca de roupa pela internet?

10 setembro, 2016 12:38 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Você desenha modelos de roupas? Confecciona? Faz ambas as atividades? Então você precisa lançar-se no mercado e aprender como registrar uma marca de roupa.

Isso porque a sua marca, seu logo e nome, se não estiverem devidamente registrados, podem ser copiadas por outras empresas. E isso elimina completamente a originalidade do seu trabalho, não é mesmo?

Não se deixe intimidar pela possibilidade de ter que lidar com a burocracia do registro.

A tarefa é mais simples do que parece à primeira vista! E, para ajudar você a entender como registrar uma marca de roupa, fizemos um passo a passo bem detalhado para você. Confira!

26 - eBook- Guia completo do registro de marca-CTABlog

Saiba maisComo registrar uma marca: 5 passos para proteger seu negócio

Como registrar uma marca de roupa com facilidade

Muitas pessoas acham que esta é uma providência desnecessária, cara e chata de fazer. Uma exigência burocrática do governo que poderia ser dispensada.

Na verdade, o processo inicial pode ser bem rápido e, mais que isso, protege sua mara, nome e logo de gente interessada em copiá-los.

Já pensou abrir sua empresa, começar a fazer um nome no mundo da moda e alguém simplesmente registrar sua marca antes de você?

Com certeza seria uma decepção muito grande!

E tem também o outro lado da moeda: já imaginou se, de repente, você receber uma intimação de que sua empresa está usando o nome de uma marca que já existe? É isso pode estar acontecendo sem você nem saber!

Aí, sua empresa pode ser até processa por uso indevido de propriedade intelectual sem autorização… Melhor verificar antes, não acha?

Vamos lá, dê uma olhada em nosso passo a passo:

Veja também: Tudo sobre marca: criação, registro, divulgação e visibilidade

1– Faça seu cadastro

Como registrar uma marca de roupa envolve questões de direito de propriedade, é preciso recorrer ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI.

  • Cadastre-se: no site do instituto, você deve fazer seu cadastro e fornecer os dados necessários.
  • Manual: você também deve conferir o Manual de Marcas. Nesse documento, você encontra todas as normas e determinações referentes ao registro. Nele, você encontra todos os requisitos necessários para saber como registrar uma marca de roupas na categoria apropriada e, com isso, evita riscos de ter seu pedido negado por motivos simples.
  • Verifique as marcas: como registrar uma marca de roupa é bastante comum entre os fabricantes, você deve ter a certeza de que seu nome é exclusivo. Por isso, você deve conferir os registros já feitos e ver se não existe alguma duplicidade.

2– Crie sua identidade

Como registrar uma marca de roupa envolve também a sua apresentação pública, você precisa de uma identidade visual com um design bacana, para ajudar nas vendas, inclusive! É ela que vai figurar como o símbolo de sua marca frente às demais no sistema de cadastro e registro.

  • Logo Modelo: você precisa fazer o sinal da marca que você quer registrar, em JPEG. Esse sinal pode ser o logotipo, a identidade visual ou mesmo o nome da marca no estilo final. O importante é que você crie uma identidade que possa ser classificada como nominativa, mista, figurativa e tridimensional.
  • Submissão ao Registro: quando estiver com a sua identidade pronta, você deve selecionar a categoria a qual a sua marca pertence. Como registrar uma marca de roupa é o seu objetivo, você deve procurar por essa classificação na lista que conta com todos os produtos e serviços passíveis de registro. A lista está disponível no portal do INPI.
  • Pagar a Guia: após seguir todos esses procedimentos, você precisa emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento conforme as instruções que ela traz.

E se quiser criar uma marca, logo e identidade visual, tudo isso também pela internet, online, isso também é possível:

Confira: Crie sua identidade visual online em sites de concorrência

3– Registre-se no sistema

Após todos esses procedimentos, você chegou à etapa final do processo de como registrar uma marca de roupa.

A partir de agora, são poucos os passos que você precisa seguir para poder finalizar todo o processo e poder contar com a segurança de ter a sua marca devidamente registrada legalmente e protegida de imitadores.

  • Acesse o Sistema: após do pagamento da Guia de Recolhimento da União, você deve acessar o sistema e-Marcas, que reúne as informações de registros e patentes do território nacional.
  • Faça o Cadastro: em seguida, você deve fazer o seu cadastro e informar todos os dados necessários para finalizar o registro.
  • Inclua os Anexos: é preciso que você anexe os documentos relacionados à marca e que são solicitados pelo sistema de cadastro. Você também precisa anexar novamente a imagem da marca. É fundamental que todos eles estejam em boa qualidade e possam ser lidos e compreendidos sem dificuldades.
  • Finalizando: após o preenchimento, aceite os termos de uso e clique em “Enviar”. É importante ainda que você salve o comprovante de envio e tenha sempre em mãos o número do pedido, pois isso é fundamental para acompanhar o andamento do processo.

Por isso, é importante estar sempre atento e verificar se serão solicitados novos documentos, pagamentos de taxas adicionais e outras providências que podem ocorrer durante todo desenrolar do processo, deste ponto em diante, até o deferimento final.

Pronto! Agora você tem todas as informações necessárias para registrar a sua marca de roupas. Registre-se agora mesmo!

Mas se você quer ainda mais facilidade em todo esse processo, temos maus uma surpresa da We Do Logos para você: Nosso aplicativo para verificar se o nome que você quer registar já existe no sistema de Marcas e Patentes! Baixe agora!

Ferr12 - Registro-de-Marca-App - CTABlog

Este aplicativo pode facilitar bastante sua vida, pois está sempre na sua mão!

Com acesso direto às informações do site do INPI, você acompanha o andamento com muito mais facilidade e agilidade.

Confira também: Quanto custa registrar uma marca?

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.