Design de marcas: 4 manuais e 5 exemplos de renovação

23 agosto, 2012 6:34 pm | Criado por | sem comentários | 5 anos

Design de marcas é um assunto que demanda talento e competência técnica. O manual da identidade visual, por exemplo, define tecnicamente como o logo pode ser aplicado, reunindo regras e recomendações que facilitam a percepção da marca na hora da divulgação. Para ajudar você a entender melhor a importância do design de marcas, reunimos exemplos de manuais de grandes marcas, além de 5 cases de renovação de identidade visual de marcas nacionais e internacionais.

08 - eBook - Guia para criar sua id visual e divulgar sua marca-CTA-600x200px

Veja também: Qual a diferença entre identidade visual e design gráfico?

Manuais de design de marca e exemplos de renovação

Quando uma marca é criada, é preciso desenvolver um manual de identidade visual, brand book ou manual de marca para que todos os envolvidos na criação de materiais de comunicação e ações de marketing possam empregar a marca com consistência, uniformidade e coerência. Em um segundo momento, normalmente alguns anos mais tarde, uma empresa pode resolver renovar sua marca, por diversos motivos. E aí, um novo manual deverá ser criado para documentar o novo design da marca.

4 exemplos de manuais de design de marcas

O site nfgraphics reuniu um grupo de imagens que mostram um pouco do manual de empresas como McDonald’s, MTV e Napster, por exemplo. Bem legal o design de marcas como estas!

Design da marca McDonald’s:

Design de marcas

Design da marca MTV:

Design de marcas

Design da marca General Electric:

Design de marcas

Design da marca Napster:

Design de marcas

Clique aqui para ver a lista completa e ter acesso aos arquivos em PDF desses manuais de design de marca.

Confira: Manual de identidade visual: PDF com modelo pronto!

5 exemplos de evolução do design de marcas famosas

Apple

design de marcas Apple
Engraçado pensar em como uma empresa que remete a alta tecnologia já teve como logo uma ilustração de Isaac Newton sentado embaixo de uma macieira simbolizando a denominada Lei da Gravitação, não é?

Sendo que hoje a marcar Apple é a mais valiosa do MUNDO superando Google, Coca Cola e outros. Segundo a agência de pesquisa Millward Brown nos Estados Unidos a marca está valendo mais de US$ 153 bilhões.

É galera, MAIS DE US$ 153 bilhões!

Nestlé

Para comemorar os 90 anos da marca no Brasil a Nestle reeditou três latas de Nescafé Tradição. As embalagens são do ano de 1953, 1968 e 1985 e são vendidas em um Pack que presenteia os apreciadores da marca com a clássica caneca vermelha da marca.

Design de marca - Nestlé

Fonte: Embalagem Marca

Cereser

A empresa Cereser lança sidra com embalagem especial para comemorar os 85 anos da bebida. A versão limitada foi decorada com rótulo termoencolhível.

design de marcas - cereser

Joe’s Ice Cream

Com 90 anos, uma das marcas de sorvete mais antigas do Reino Unido renovou suas embalagens tendo em vista elevar os preços no mercado.  É, o design de marca também serve para isso! A Joe’s Ice Cream percebeu que o visual era um dos motivos que impedia a marca de crescer no mercado. Assim, pensaram em uma forma de assegurar a adição de valores da marca tanto monetariamente como emocionalmente.

Como o sorvete é muito conhecido, a empresa teve o desafio de colocar, por meio do design, os seus fãs no coração da marca. A ideia foi estampar seus comentários através de toda a embalagem. No fim, o que começou com um projeto de embalagem, estendeu-se por toda identidade visual, do menu aos pôsteres.

Veja os resultados:

Design de marcas

Design de marcas

Fonte

Tintas Coral

Do preto para o Azul, letras um pouco mais modernas e, note bem: não precisa mais escrever a palavra “Tintas” na marca, todo mundo já sabe que tinta é Coral!

design de marcas - Coral
O que vocês acharam da nova marca da Coral?
CTA08-Blog2016-600x200px-Logo
Se sua empresa precisa criar uma marca ou reformulá-la, ou ainda se quiser desenvolver materiais como folders, banners digitais, papelaria e muitos outros, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina. Você faz seu pedido, define prazo, quanto quer pagar e em poucas horas já começa a receber as primeiras opções de arte para pedir quantas alterações quiser.
Saiba mais sobre a We Do Logos:

Sobre o autor dessa postagem

wedologos