marcas famosas de carros

10 marcas famosas de carros e porque seus logos funcionam tão bem

8 novembro, 2017 1:18 am | Criado por | sem comentários | 2 semanas

Na lista das marcas famosas de carros em todo o mundo, a Chevrolet escolheu um símbolo que lembra uma gravata borboleta para representar seus modelos de automóveis. A Ferrari adotou um cavalinho como seu logo, enquanto marcas como Honda e Ford apostaram na tipografia para representar suas empresas.

Você sabe por quê?

Parece que todas as estratégias adotadas pelas grandes companhias têm uma razão de ser, mesmo que, às vezes, não muito técnica. Confira a o significado do logo de marcas de carros famosas e descubra dicas de como usar as mesmas estratégias no logotipo de sua empresa.

Saiba mais: Marcas famosas dos Estados Unidos: curiosidades de seus designs

10 marcas famosas de carros para você se inspirar

1-Toyota

A Toyota nem sempre se chamou assim. Antes, era Toyoda, empresa de tecelagem da família Toyoda. Sim, o nome da marca remetia ao sobrenome da família que fundou a empresa em 1896.

Só em 1933 a empresa mudou para o ramo automotivo, criando então a Toyota. A troca do D pelo T se deu porque em japonês, Toyoda é escrita com dez traços, e Toyota com somente oito. O número, para muitos, é sinal de sorte.

A empresa, que se consolidou no mercado em 1937 como Toyota Motor Co. Ltd. (TMC), adotou o símbolo que representa o T entrelaçado formado por elipses (que são círculos vistos de outra perspectiva). Círculos são o símbolo da perfeição.

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2- BMW

 

A BMW é uma empresa alemã, de Bavária, por isso, usa as cores da bandeira da região em sua marca. O logo arredondado foi herança da Rapp Motoren Werke, empresa da qual fazia parte, antes de se tornar uma das marcas famosas de carros.

O uso de cores com as quais a seu público se identifica pode ser uma excelente estratégia para o seu negócio. No caso, os habitantes da Bavária têm um grande orgulho por esta empresa, razão pela qual as cores se mantém até hoje.

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3-Mercedes-Benz

Tem como logo uma estrela de três pontas que simboliza os três segmentos em que a Mercedes atua no mercado: água, terra e ar.

A simplicidade deste emblema revela objetividade, sofisticação e elegância. É possível apostar nesse tripé para a criação de um símbolo.

Outro elemento desta que é uma das marcas de carros famosos mais desejadas do mundo é o círculo que envolve a estrela de três pontas: mais uma vez, uma referência à perfeição.

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4-Hyundai

Segundo algumas interpretações, o logo desta marca famosa de carros indica duas pessoas, o consumidor e a companhia, se cumprimentando (apertando as mãos), o que representa o compromisso da empresa em atender plenamente as necessidades de seus clientes.

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Veja também: Conheça a história por trás de 7 nomes de marcas famosas

5-Honda

A Honda trouxe um logo forte e delineado representado pela letra H, inicial da marca e do nome de seu fundador.

Inicialmente, e principalmente na motocicletas, o logo incluía a ilustração de duas asas abertas, símbolo de liberdade que, se você prestar bem atenção, não deixam de ainda aparecer sutilmente nesta letra H.

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6-Land Rover

A marca britânica, atualmente controlada pela Tata Motors, da Índia, teve seu símbolo oval com a tipografia do nome em seu interior, estabelecido desde sua fundação, em 1948.

A cor predominante do logo era preta, mas passou a ser verde nos anos 1970.

Tanto a tipologia como a cor verde adotada em seu logo têm a ver com o espírito aventureiro e arrojado da marca. Durante anos, seu slogan “acima e além” representava o posicionamento da empresa, e sua preocupação em alcançar consumidores exigentes e preparados para superar obstáculos e desafios.

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7- Ford

A empresa fundada por Henry Ford é norte-americana e apostou em um logo oval com sua assinatura em letras qie parecem escritas a mão no centro, uma marca personalíssima, portantto.

Com essa tipologia forte, a marca ganhou a seguinte explicação do representante de Marketing Global, Jan Valentic: “queremos deixar claro que este é o símbolo que será líder da indústria”

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8-Chevrolet

Há 4 teorias sobre o logo da Chevrolet. O símbolo impresso em todos os modelos de carros da Chevrolet seria uma gravata-borboleta, mas não há uma explicação sobre a razão disso.

No entanto, o cofundador da Chevrolet, William C. Durant, teria dito que a inspiração veio de um papel de parede visto por ele em um quarto de hotel em Paris. Sua filha, entretanto, garante que o desenho foi feito por ele durante um jantar com a família.

Há ainda a informação de que o próprio Louis Chevrolet teria criado o símbolo de sua marca ao se inspirar na bandeira do seu país, a Suíça.

O fato é que a Chevrolet é uma das marcas famosas de carros mais conhecidas do mundo, mesmo sem uma explicação mercadológica consistente para a criação de seu logotipo.

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9 – Volkswagen

O logo nasceu de uma ideia aparentemente simples. É um V em cima de um W com um círculo em volta. A junção das letras resultou em um símbolo forte e bastante poderoso entre as marcas famosas de carros.

No início, a marca também continha, além dessas letras e do círculo, algumas extensões externas, que depois foram abolidas.

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10-Ferrari

Enzo Ferrari decidiu colocar na frente de seus carros o desenho de um cavalo, que foi símbolo do painel do avião de Francesco Baracca, o famoso piloto italiano e herói na Primeira Guerra Mundial, morto em 1918.

Em 1923, Enzo acabou conhecendo Paulina, mãe de Francesco. Nesse encontro, ela pediu que Enzo escolhesse o cavalo do filho como símbolo de seus carros porque lhe traria sorte.

A cor amarela foi adicionada no fundo por Enzo como referência à cor da bandeira de Modena, na Itália, região onde nasceu. Sobre o símbolo, estão as três cores da bandeira italiana, e na parte inferior as iniciais S e F, de Scuderia Ferrari.

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Dicas para criar logotipos: imagens ou tipografia?

É bom observar que alguns símbolos são percebidos durante situações do cotidiano e podem vir a calhar para o segmento de uma empresa. O cavalo da Ferrari poderia não ter nada a ver com o segmento de automóveis e mesmo assim trazer identificação.

No caso, o cavalo acabou caindo como uma luva para a Ferrari já que o seu significado está atrelado à potência do motor, virilidade e status, marca registrada da empresa que vende carros superpotentes à bagatela R$ 4 milhões.

Mas o ideal é fazer o possível para conhecer a fundo o perfil de seus clientes, como fazer uma pesquisa de marketing, por exemplo.

Unir ilustração e texto, símbolos e tipografia, é uma opção que vai depender das escolhas do designer, da equipe de marketing e da maturidade da marca.

Quando foi criada, a estrela da Mercedes ou o símbolo da Chevrolet não tinham o poder de transmitir que marca era aquela, hoje, dada a relevância dessas empresas, não é mais necessário acrescentar a tipografia para que sejam identificadas instantaneamente.

Por isso, construir um logo é uma atividade complexa, que exige profissionais capacitados para definir a combinação de cores certas, tipos de letras e até que formas e símbolos devem ou não ser usados.

Confira também: Conheça os segredos de 5 marcas famosas em todo o mundo

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.