quanto custa uma marca

Quanto custa criar uma marca?

8 setembro, 2017 10:14 pm | Criado por | sem comentários | 2 semanas

Definir quanto custa uma marca vai depender de diversos fatores. Em primeiro lugar, vamos deixar claro que quando falamos em quanto custa criar uma marca, neste post, estamos nos referindo a criação de seu logotipo e não em todo trabalho de branding e marketing que envolve a consolidação de uma marca no mercado.

Portanto, o foco deste texto serão quais os custos em que um empresário irá incorrer ao desenvolver um logo para seu negócio, em função do tipo de fornecedor que escolher para executá-lo.

Mas se você quiser encurtar o caminho, use nossa ferramenta online para definição de orçamentos de criação de logos, confira:

Veja também: Marcas famosas dos Estados Unidos: curiosidades de seus designs

Como saber quanto custa uma marca?

Dependendo da urgência de tempo e da quantidade de opções que você deseja para desenvolver sua marca, o preço pode variar bastante.

Outro fator fundamental para se saber quanto custa uma marca é o tipo de fornecedor escolhido. Veja, a seguir, as principais opções que você pode encontrar no mercado de designe gráfico para criar um logotipo.

Quanto custa uma marca em agência de publicidade

Agências de publicidade costumam entregar um serviço de alta qualidade. Por outro lado, tem toda uma estrutura que envolve instalações, equipamentos, computadores e uma série de funcionário, o que traz como consequência  a necessidade de cobrar um preço mais caro para cobrir todos esses custos, além de um acerta morosidade e burocracia no atendimento.

O mais provável é que seja destacado um único designer para desenvolver sua marca e que ele vá apresentar 2, no máximo 3 opções de logos para você escolher.

Caso você peça alterações, isso costuma demorar um pouco, pois é o tipo de custo que as agências preferem não ter. Mas, é claro, farão os ajustes. O que pode acontecer, e é normal no mercado, é que a agência defina um número máximo de refações, em torno de 2 ou 3, a partir do qual começará a cobrar um adicional a cada refação.

Uma marca criada em agência, dependendo de seu porte, pode custar entre 3 mil e 60 mil reais. Sim, uma amplitude enorme.

Confira: Marcas famosas dos Estados Unidos: curiosidades de seus designs

Quanto custa uma marca em gráfica

Na verdade não se deveria encomendar criações de qualquer tipo para gráficas. Talvez para cartões de visita e folhetos possa funcionar, mas para materiais como logotipos, que exigem especialistas em criação, por que optar por uma empresa que é especializada em impressão?

De qualquer forma, algumas gráficas se dedicam a criação de artes, mas, como dissemos, por não ser seu core business, o atendimento é menos eficiente e o tempo de confecção pode ser mais demorado.

Gráficas tem um preço mais em conta e o custo de uma marca nesses estabelecimentos deve girar entre mil e 10 mil reais.

Quanto ao número de opções enviadas para sua avaliação, deve ser também de 2 ou 3.

Veja mais: Conheça os segredos de 5 marcas famosas em todo o mundo

Quanto custa uma marca com profissional freelancer

Este tipo de profissional de design gráfico costuma trabalhar em agências e faz jobs extras em seu tempo livre. Outros se dedicam exclusivamente a este ofício.

Independente do tipo de freelancer, ambos costumam ser bem competentes e se dedicam bastante a execução do job, com o objetivo de conquistar o cliente e conseguir mais trabalhos.

O número de opções envidas fica também em torno de 3, as refações e ajustes podem ser em maior número, mas em algum momento o freelancer irá cessar de fazer as alterações pedidas caso o cliente nunca fique satisfeito, solicitando adicionais para continuar o trabalho.

O custo de uma marca criada por freelancer também gira entre mil e 10 mil reais.

Quanto custa uma marca criada em sites de concorrência criativa

Neste tipo de site o cliente envia seu pedido em uma plataforma online e literalmente milhares de profissionais de designe recebem o pedido e, em geral, mais de uma dezena deles costuma se dedicar ao job, o que gera uma quantidade enorme de opções e muita criatividade.

O número de ajuste e refações é ilimitado e a concorrência só termina quando o cliente estiver satisfeito, ou receber seu dinheiro de volta.

O custo fica em torno de R$ 500,00 e R$ 2.000,00, dependendo das especificações que o cliente desejar.

Confira também: Identidade da marca: como ter a sua marca facilmente reconhecível

Conheça o case de sucesso do restaurante carioca point do Macarrão que criou sua marca por meio da concorrência criativa e investiu também em diversos outros materiais de design, como cardápio, fachada de loja e site, e aumentou de forma impressionante as suas vendas:

DICA: Conheça os segredos das marcas mais famosas do mundo

Sua empresa está precisando criar uma marca de produto, um slogan, um nome de marca ou mesmo outros tipos de materiais, como layout para sites, folders ou cartão de visita? Se você procura preço justo, qualidade e agilidade, pode contar com a We Do Logos.

Basta se cadastrar no site, fazer seu peido de material de comunicação ou design, já definindo um preço e o prazo de entrega, para começar a receber rapidamente, em 24 horas, as primeiras opções de artes para dar sua opinião, pedir ajustes e quantas alterações quiser, até escolher a melhor de todas para divulgar seu negócio.

Conheça mais detalhes sobre como funciona a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.