símbolos de marcas de roupas

Os segredos de 5 símbolos de marcas de roupas

22 junho, 2016 4:57 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Os símbolos de marcas de roupas têm uma enorme importância na construção do posicionamento e diferenciação dessas empresas ligadas à moda. Em alguns casos, ostentar o símbolo da marca de roupa em um tamanho gigante, estampado em sua camiseta, já se tornou até ridículo.

Mas independentemente desses efeitos “colaterais” o planejamento de marketing e as estratégias de branding dessas marcas são invejáveis. Tudo ali é muito bem pensado e estruturado para cativar o público e transformar os símbolos de marcas de roupa em verdadeiros objetos de desejo dos consumidores.

E o trabalho de transformar um mero desenho, um ícone, em algo que pode chegar a valer milhões de dólares realmente impressiona quem trabalha com marketing e comunicação.

Veja o caso da Nike. Quantas fábricas próprias esta empresa possui? Parece que apenas uma pequena fábrica para produzir o solado de um determinado tênis especial. Na verdade, ela usa fornecedores terceirizados para produzirem seus tênis e demais peças de vestuário esportivo dentro das especificações que suas equipes de pesquisa e desenvolvimento, estratégia, inteligência de mercado e marketing determinam.

Portanto, se alguém comprasse a Nike, não estaria levando praticamente nenhum ativo físico, apenas um valiosíssimo ativo intangível: o símbolo de sua marca de roupa, no caso, não apenas calçados, mas diversas outras peças de vestuários e materiais esportivos.

Nesse contexto, fica claro para todos nós a importância dos símbolos das marcas de roupas. E separamos alguns exemplos famosos para entender melhor quais as funções de uma marca e como ela ajuda a posicionar e diferenciar as empresas neste mercado tão competitivo.

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Saiba mais: Logos de marca de roupa: o público ama vestir essa camisa!

5 símbolos de marcas de roupas famosas

É interessante notar que muitos símbolos das marcas de roupas famosas são inspirados em animais, você já tinha notado? É claro que isso se deve ao fato de que animais transmitem uma personalidade, um jeito de ser e diversos outros atributos e características que ajudam a consolidar os diferenciais e o posicionamento de uma marca.

Vamos dar uma olhada nesses símbolos das marcas de roupa que usam animais e tentar entender como essas figuras ajudaram na construção de seu posicionamento nos corações e mentes do público.

Veja também: Como criar uma marca forte em 8 passos

Lacoste

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Acho que podemos dizer que este é um dos mais famosos símbolos de marcas de roupas representado por um animal. E sua história é fascinante: Jean René Lacoste era um famoso tenista francês, muito popular nesse país por ter “abocanhado” diversos títulos em torneios de fama mundial, como Roland Garros e Wimbledon. Este esportista foi apelidado como “Le Crocodile”, depois de ganhar uma aposta e receber como prêmio uma valise de couro de crocodilo. Um amigo criou o bordado de crocodilo e ele passou a usar em suas confortáveis camisas de tênis, com botões na gola e mangas curtas. Anos depois, quando abandonou o tênis, criou a marca Lacoste, que incorporou o crocodilo como símbolo e se tornou um sucesso. A Lacoste foi a primeira empresa a bordar o símbolo de uma marca de roupas do lado de fora, à vista de todos.

Hering

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Vamos falar agora do símbolo de uma marca de roupas nacional: a Hering. Ao contrário da marca anterior, que usou o poder da fama de uma celebridade para dar mais valor à sua marca, a Hering não tinha isso em mente quando escolheu os seus peixinhos cruzados. Hering, em alemão, significa Arenque, um tipo de peixe. Foi em referência a si próprios que os 2 irmãos Hering, em 1880, escolheram este símbolo para sua marca de roupas.

Neste caso, foi a qualidade dos produtos e a engenhosidade comercial dos irmãos que foi construindo a marca. Os peixes são um mero acaso, mas que deu muito certo!

Hollister

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Uma marca de roupas que até pouco tempo atrás estava bombando forte! E tudo isso graças a um posicionamento bem feito! Esta marca foi criada pela Abercrombie & Fitch (de quem falaremos em seguida), ao notar que havia mais um segmento de mercado que poderia explorar… Qual era esse seguimento? Pessoas um pouco mais jovens e que pagassem um preço mais acessível. Usar Hollister (“California” vem escrito abaixo do nome, principalmente no início da história da marca) passou a significar para muitos ser livre e jovem, ser descolado e irreverente, muito ligado ao verão e ao surf. Que tal usar uma gaivota como símbolo da marca de roupas produzidas por esta empresa? Funcionou…

Abercrombie & Fitch

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Sabia que esta marca de roupas tem mais de 100 anos de idade, tendo sido fundada em 1892? No início, era uma loja de equipamentos de caça, por isso usavam o alce como emblema. Hoje, este que já foi um dos símbolos das marcas de roupas mais icônicas dos Estados Unidos não faz mais parte do logotipo. Mas quem não reconhece a empresa a ver seu alce estampado em suas roupas resistentes, com um jeito de aventura e esportividade que também pode fazer parte de seu dia a dia?

Puma

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Sabia que a Puma foi criada pelo irmão do criador da Adidas? Sim, isso mesmo, eles tinham uma pequena fábrica de calçados, se desentenderam e um deles criou a “RUMA Schuhfabrik Rudolf Dassler”, que depois se tornou PUMA. O outro irmão criaria mais tarde a Adidas.

Mas note que logo no iniciou o dono da PUMA percebeu que este nome mais feroz, felino e ágil tinha uma relação bem melhor com seu público. Portanto, foi algo pensado para simbolizar a performance esportiva e a agilidade, atributos com os quais a marca sempre quis se relacionar e aplicar em seus uniformes, roupas e calçados esportivos.

Fonte de algumas informações: Mundo das Marcas

Confira: Os TOP 10 logotipos de roupas famosas

Que achou desta análise de símbolos de marcas de roupas inspirados em animais?

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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