Crie um calendário de publicações e organize sua presença nas Redes Sociais

21 fevereiro, 2017 3:39 pm | Criado por | sem comentários | 3 meses

Se a sua empresa não está presente nas redes sociais, considere repensar sua estratégia. Caso esteja, aproveite este canal para aumentar o reconhecimento da sua marca, atingir muito mais pessoas com o seu conteúdo e até mesmo aumentar as conversões do seu site, caso esse seja um dos seus objetivos. Para alcançar metas como essas é necessário planejamento e organização. Os usuários são críticos e esperam ver uma presença de qualidade, tanto no Facebook quanto em qualquer outra rede social.

Para garantir sucesso e uma estratégia assertiva é importante seguir algumas recomendações que serão muito úteis tanto no processo de planejamento quanto na criação efetiva de um calendário de publicações para redes sociais. Confira abaixo 5 dicas que, se seguidas, aumentarão, consideravelmente, suas chances de engajamento.

Faça o seu planejamento

A base de qualquer ação de marketing é o planejamento. Sem ele, fica muito mais difícil organizar a rotina e identificar os resultados. Por isso, antes de começar a pensar em criar o seu calendário de publicações nas redes sociais, é importante primeiro pensar no seu plano de mídias sociais. Afinal, seu calendário de publicações deverá refletir o seu planejamento para o mês, trimestre ou o período que for. Por isso, não deixe de focar nos itens abaixo.

  • Liste seus objetivos;
  • Defina seus KPIs (sigla de key performance indicator);
  • Determine seu orçamento;
  • Pense em ações mais relevantes;
  • Defina  o seu público;
  • Identifique os testes necessários.

Depois de definir todas as informações citadas acima, aí sim será o momento de pensar em um calendário, onde você irá considerar tanto suas publicações, quanto os anúncios que irá promover dentro das suas Redes Sociais. Também é o momento de identificar quais deverão ser os dias de publicações, os horários e se há a intenção de fazer algum teste para identificar os momentos de maior engajamento ou de maior conversão.

planejamento

Pesquisa de Conteúdo

Agora que você já definiu o público-alvo, é o momento de pesquisar e fazer a curadoria do conteúdo. Você pode, inclusive, voltar nas publicações que tiveram maior engajamento e tentar identificar o que ela possuem em comum. Esse poderá ser um grande insight do que os seus seguidores esperam ver nas próximas publicações. Vá atrás de conteúdo relevante e, se possível, crie internamente a maior parte do material, pois assim será único e diferenciado e não só mais um compartilhamento do mesmo.

Fique atento às notícias recentes, aos “memes” atuais e não perca oportunidades. Muitas vezes você precisará incluir um item de última hora ao seu calendário, para não perder o timing. A internet está em constante renovação, por isso esteja preparado para os imprevistos. Não esqueça, também, de estar atento à todas as datas comemorativas.

Caso você esteja gerenciando as mídias sociais de um e-commerce, esteja alinhado com o roadmap de campanhas e defina os produtos que deverão ter maior destaque. Tanto para ações de conversão quanto de awareness é importante estar alinhado com a comunicação de toda a empresa.

Depois que sua pasta de ideias e inspirações estiver bem recheada, é só acomodar todo esse conteúdo no seu calendário de publicações nas redes sociais. Defina o que será conteúdo com distribuição orgânica e o que será utilizada para publicações patrocinadas.

conteudo

 

Crie o seu calendário de publicações nas redes sociais

Às vezes é difícil organizar as ideias e imaginar o melhor formato para a sua planilha de conteúdos. Por isso vamos ajudá-lo a desenvolver uma planilha que irá organizar todas as suas ideias e será o seu calendário de publicações.

calendario

Liste as redes sociais em que você estará presente

O primeiro passo é identificar em quais redes vocês estará presente, pois precisará separar um espaço no seu calendário para cada uma delas. Inclua todas no mesmo calendário, seja Facebook, Linkedin, Pinterest ou Youtube.

Datas

Deixe uma tab para cada mês, assim ficará melhor visualmente e também mais simples para resgatar informações posteriormente. Algo prático no longo prazo é a criação de uma tab com todas as datas do ano e uma validação de dados na planilha principal, assim você só precisará selecionar a melhor data e alterar quando preferir.

Tenha também uma linha para o horário. Ter uma hora exata para a publicação é muito importante, inclusive para identificar quais funcionam melhor. Ter um padrão também pode ser interessante, muitas vezes, os seguidores já estão aguardando a publicação. Isso ocorre, principalmente, no Youtube.

Texto, imagem e URL

Deixe sempre um espaço para incluir o texto que será utilizado na publicação. Claro que se você for apenas publicar uma imagem, não há problema em deixar o espaço de texto em branco, porém, se for utilizar, é interessante já deixar preparado.

Além do texto, inclua também espaço para a URL, seja a versão encurtada ou não ou com UTMs e um espaço para a URL da imagem que será utilizada. Tendo estas informações já preparadas, na hora de agendar ou postar suas publicações, tudo estará pronto e organizado.

Clique aqui e faça o download de um modelo de calendário de publicações de redes sociais que criamos para você. Claro que pode fazer como achar melhor, essa é apenas uma recomendação.

Revise seus perfis

Algo importante a se fazer é de tempos em tempos fazer uma espécie de auditoria no seu perfil (do site ou empresa) nas redes sociais. Verificar se a descrição está atualizada, se a foto do perfil está de acordo com a sua identidade atual e se há outras possibilidades de atualização como a imagem de capa do Facebook ou a publicação de destaque.

3 Ferramentas úteis

Há algumas ferramentas que poderão ser úteis em todo o processo. Vamos sugerir três que são interessantes para diferentes etapas do processo.

Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ferramenta que irá ajudá-lo a pesquisar as tendências online do momento. Ou seja, os assuntos mais comentados, que poderão ser tópicos a trabalhar no seu calendário de publicações nas redes sociais.

Bitly

Bitly é uma das ferramentas mais utilizadas para encurtar a sua URL. Ela é perfeita para redes sociais como Instagram, por exemplo. Assim fica muito mais fácil de o usuário acessar a página que você está indicando.

Canva

O Canva é uma ferramenta excelente para criação de imagens. Você poderá criar, inclusive, infográficos e gratuitamente.

Com todas essas recomendações, não há sofrimento na hora de gerenciar suas redes sociais. Planeje-se, crie seu calendário de publicações e, claro, não esqueça de analisar os resultados e tirar destas análises informações relevantes para o seu próximo planejamento. Com o calendário criado e as publicações agendadas, você terá muito mais tempo para interagir com os seus seguidores e ainda verificar a performance das suas redes sociais.

Esse post foi escrito por Patricia Guaragna Souza Sperk da Kinghost.

Sobre o autor dessa postagem

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