como fazer uma empresa crescer

10 dicas para quem deseja saber como fazer uma empresa crescer

3 agosto, 2017 10:11 am | Criado por | sem comentários | 2 semanas

Aprender como fazer uma empresa crescer é uma tarefa que não se esgota. Ou seja: constantemente, devemos nos ver diante de novas situações que servirão de aprendizado para garantir o desenvolvimento do seu negócio.

Além disso, você sempre deve retornar às estratégias já estabelecidas para avaliar os seus resultados e o que pode ser feito para renderem mais.

Dessa maneira, é possível perceber o quão extensa é uma lista com dicas sobre como fazer uma empresa crescer — um trabalho que simplificamos para você com 10 sugestões que reunimos neste artigo. Acompanhe!

Saiba mais: Como aumentar as vendas no varejo: 5 dicas para sua empresa decolar!

Como fazer uma empresa crescer e se destacar no mercado

Conhecer cada detalhe do seu público, entender suas necessidades e atendê-la é o primeiro passo. Mas muito mais pode ser feito por quem quer enfrentar os desafios do empreendedorismo e se estabelecer no mercado.

Veja, a seguir, 10 sugestões de melhorias para uma empresa crescer, em diversas áreas importantes para sua empresa.

1- Conheça o seu cliente

A maneira mais prática de identificar a sua solução como a ideal para o seu mercado de atuação é conhecendo o seu público-alvo.

Assim, ao descobrir a respeito do perfil desse consumidor ideal, você consegue alinhar as suas soluções aos desafios e problemas dele, além de compreender as melhores estratégias para impactá-lo.

Um amaneira prática de conhecer melhor seu cliente é usando sistemas de CRM, saiba mais sobre o assunto lendo o post abaixo, de nosso blog.

Confira: Tudo sobre CRM: Gestão de Relacionamento com o Cliente

2- Presença digital é fundamental

Há alguns anos, diziam que um site era algo opcional para as empresas. Hoje, é crucial para que os seus clientes — e clientes em potencial — encontrem a sua empresa, por isso, trazemos aqui estas dicas de marketing digital.

E isso significa que, além do site, que você deve ter presença nas redes sociais também e explorar bem os hábitos de navegação on-line dos consumidores para se aproximar deles, relacionar-se e fixar cada vez mais a sua marca no inconsciente deles como referência.

Uma das práticas mais usadas hoje para isso é o marketing de conteúdo, que consiste em disponibilizar um blog de qualidade com assuntos relevantes para seus clientes, de forma que eles encontrem mais facilmente sua empresa na internet, conheçam o que ela faz e, além disso, encontrem os assuntos que querem se aprofundar.

Entenda isso melhor lendo este post de nosso blog: Como fazer marketing de conteúdo

3- Estimule as parcerias

Seja interna ou externamente, as parcerias ajudam a posicionar o seu nome no mercado. E isso vale desde a colaboração entre departamentos diferentes às parcerias com outros comerciantes ou fornecedores para explorar o lançamento de um novo produto ou serviço.

Quando bem planejada e executada, essa estratégia ajuda a tornar a sua empresa como autoridade e referência do seu setor de atuação, além de associar sua marca com grandes nomes do mercado.

4- Inove também no networking

A presença em eventos, a manutenção dos contatos e a exposição de marca são ações obrigatórias para um empreendedor entender como fazer uma empresa crescer.

No entanto, você pode ir além, e explorar também outros nichos que tenham relação indireta com o seu negócio. Com isso, mais pessoas conhecem a sua empresa e podem associá-la a outros tipos de soluções, estabelecendo, inclusive, novas parcerias para prosperar em outras áreas.

Veja mais: 18 dicas para aprimorar o seu networking

5- Valorize os talentos internos

Para muitos setores do mercado, reter os talentos é difícil. Por isso, ao estimular um plano de carreira, você consegue desenvolver mais profissionais de alta performance, e cria meios de mantê-los em sua empresa.

Isso vale, inclusive, para ajudar diretamente aqueles que procuram meios práticos de como fazer uma empresa crescer. Afinal, uma equipe motivada se esforça mais para alcançar os seus objetivos e os da empresa.

Confira também: 5 Filmes de motivação e superação para inspirar sua equipe

6- Invista mais em recursos humanos

Como um complemento ao tópico anterior, a área de recursos humanos pode ser um diferencial para trabalhar o desenvolvimento de suas equipes — coletiva e individualmente.

Sem falar que ajuda na elaboração de treinamentos e a aperfeiçoar as qualidades de cada um com mais afinco, quando o trabalho é feito de maneira personalizada e com foco nas necessidades que sua empresa precisa aprimorar em cada colaborador.

7- Corte gastos supérfluos

Quer saber uma dica simples sobre como fazer uma empresa crescer? Analise, em todas as etapas produtivas de sua empresa, onde existem desperdícios de todos os tipos.

Assim, um plano de ação deve ser colocado em prática para reduzir os gastos desnecessários, trazendo resultados positivos, mês após mês, em sua empresa.

DICA: Como cortar gastos na empresa com 7 sites de colaborativos

8- Faça e siga o seu plano de negócios

Documento imprescindível para empresas de qualquer porte ou setor, o plano de negócios é determinante para ajudar no desenvolvimento gradual do seu negócio.

Isso ajuda a trabalhar o crescimento dela sem pressa ou pular etapas, o que oferece mais estabilidade e segurança para alcançar os resultados projetados.

Veja: Plano de Metas: como fazer, acompanhar e atingir resultados

9- Crie um plano de marketing

Anteriormente, falamos a respeito da presença digital, e o principal elemento para isso são as técnicas de marketing.

Dessa maneira, é importante construir um trabalho focado em solucionar as “dores” do seu público-alvo, trazendo à tona a sua marca para que mais pessoas a conheçam e, consequentemente, procurem por ela diante de uma necessidade.

10- Venda soluções

Algo que funciona também como um desdobramento de suas estratégias de marketing é a percepção de que o seu negócio não comercializa produtos ou serviços, mas soluções.

Ou seja: por trás de cada preço, você deve acrescentar valor para o consumidor mostrando a ele que você entende as necessidades e exigências dele, e consegue transpassar isso em um atendimento solícito, em um pós-venda eficiente e em promover a satisfação do consumidor.

Confira: Pequenas empresas, grandes soluções de negócios

E aí, deu para entender os principais caminhos pelos quais você pode aprender como fazer uma empresa crescer? Caso tenha outras dicas, compartilhe conosco, no campo de comentários!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.