10 elementos para melhorar a conversão da landing page

14 outubro, 2015 3:56 pm | Criado por | 1 comentário | 2 anos

Conhecer os elementos de segurança é uma excelente maneira de aprender a como melhorar a conversão de uma landing page.

O objetivo da maioria das landing pages é vender um produto ou serviço, e dentre as diversas barreiras que podem levar um consumidor a não converter uma compra, está exatamente na falta de confiança.

Confiança em todos os sentidos, dentre eles:

  • Qualidade do produto ou serviço
  • Segurança de colocar seus dados bancários nos formulários
  • Competência da empresa
  • Prazo de entrega
  • Privacidade, dependendo do tipo de produto ou serviço adquirido
  • Uso indevido de dados cadastrais
  • Medo de receber spams

Para contornar estas possíveis objeções de conversão, você deve usar os chamados “elementos de confiança” em sua landing page.

Eles nada mais são do que maneiras de mostrar aos usuários da página que podem depositar sua confiança naquela empresa e nas suas ofertas.

Veja agora como melhorar a conversão de uma landing page usando esses elementos.

10 elementos de confiança para melhorar a conversão da landing page

Basicamente, os elementos de confiança devem transmitir segurança para a realização da conversão na landing page, seja uma compra, pedido de orçamento, cadastro, assistir a um vídeo e etc.

1- Selos de segurança

Principalmente quando se tratar de sites de e-commerce, onde se colocam dados pessoais e bancários, é importante mostrar ao usuário que aquelas transações ocorrem em ambientes seguros e a prova de fraudes.

selo-seguranca-site

Bons selos conhecidos do público podem ajudar a passar esta segurança ao consumidor. Os mais usados são:

  • Site Seguro Certisign
  • Site Blindado
  • Norton Secured
  • Compra Segura Paypal
  • TrustSign
  • Clear Sale

Além dos selos de segurança e qualidade é essencial que seu site também tenha uma política de privacidade bem feita.

Entre outros.

Outro selo muito importante e, neste caso, para qualquer tipo de site, é o selo RA 1000 do Reclame Aqui. Este site de defesa do consumidor se tornou uma referência e a presença de uma aval dele sempre representará um excelente elemento de segurança para seu site.

Se você está procurando como melhorar a conversão da landing page, com certeza o uso de selos é um dos caminhos a seguir.

2- Depoimentos

Coloque uma bela foto de um cliente seguida de texto elogiando sua oferta e sua empresa. Identifique as pessoas, marque a data em que a declaração foi feita e certifique-se de que tudo isso seja bastante autêntico. As pessoas gostam de ouvir a opinião de terceiros.

Se possível, coloque um depoimento em vídeo.

3- Avaliações

Semelhante ao depoimento mas de formar interativa. Na página de venda de muitos e-commerce é comum ver logo abaixo do botão “COMPRAR”, uma lista de pessoas que avaliaram o produto e até mesmo o pontuaram com estrelas ou outro tipo de classificação.

Como criar landing pages que convertem

Alguns segmentos podem até usar sites de terceiros, como no caso de turismo, fazer um link para depoimentos do Tripadvisor, por exemplo.

4- A empresa na mídia

Coloque notícias, reportagens e informações que saíram em veículos de comunicação importantes e confiáveis. Isso deve ser feito por meio de um link que leve até a notícia.

5- Lista dos clientes

“Conheça nossos clientes satisfeitos”. Ao clicar em um botão como este, seu futuro cliente terá acesso a uma lista com telefone,  email e endereço de outros clientes satisfeitos. Normalmente isso é mais comum para vendas B2B, entre empresas, e a lista pode inclusive incluir os logotipos desses compradores de seus produtos ou serviços.

6- Identifique as pessoas por trás da empresa

Muitas pessoas podem achar esta prática estranha, mas ela dá certo. Sabe alguém que fez isso a vida inteira? Silvio Santos! Ele poderia ser o dono de uma emissora de TV e não precisar mostrar sua cara o tempo todo, mas faz questão de conquistar a confiança de suas “colegas de trabalho”, como ele mesmo diz, apresentando não só seus programas mas dando aval aos produtos que os patrocinam.

Muitas empresas, principalmente as mais criativas, costumam colocar fotos dos sócios, seus currículos, prêmios que ganharam e etc.

7- Números e dados sobre a empresa

“Mais de tantos mil clientes satisfeitos!” Outra frase que pode mostrar como melhorar a conversão de uma landing page. Ela leva o usuário a se convencer de que aquele produto ou serviço é realmente bom.

Outros dados interessantes podem ser faturamento, para mostrar solidez, ou número de lojas, para mostrar grandeza. Universidades costumam apresentar a quantidade de professores com doutorado, número de laboratórios e bibliotecas, tamanho do campus e etc. Agências de publicidade falam em prêmios, empresas automobilísticas de quantos carros foram vendidos ou quão pequenos foram os acidentes e outros dados como estes.

8- Presença nas redes sociais

Coloque os logos das redes em que está presente para que seu público posso pesquisar nelas se há reclamações ou elogios.

Uma empresa que mantém páginas e perfis nas redes sociais, mostra que está aberta a conversas e que não tem nada a esconder. Pelo contrário, tem uma política de transparência e diálogo, sem medo de se expor.

9- Contatos claros e em evidência

E-mails, telefones, endereços e até a possibilidade de contatar uma ouvidoria ou SAC podem demonstrar que sua empresa e seus serviços estão preparados para atender o cliente em qualquer momento e auxiliá-lo a sanar qualquer contratempo ou dúvida, de forma ágil e rápida.

10 – Portfólio

Dependendo do ramo da empresa, uma bela lista de trabalhos ou projetos realizados com riqueza de detalhes, fotos, comentários técnicos e etc, podem mostrar ao futuro cliente a qualidade das entregas da empresa e os benefícios reais que podem proporcionar.

Veja também:

Call to Action: 6 dicas para gerar mais conversões
Exemplo de Landing Page: Above the fold e Headline matadoras  
7 Perguntas que vão te ajudar a criar uma Landing Page

elementos de confiança

Agora que você já sabe como melhorar a conversão de uma landing page, que tal aumentar as vendas da sua empresa com as vantagens que uma Landing Page pode lhe proporcionar?

Como funciona? Você cria seu projeto, preenche o briefing com todas as informações sobre a sua empresa e aguarde que em poucas horas dezenas de profissionais irão enviar uma arte bem criativa para o seu negócio. Você pode ainda interagir com os profissionais solicitando alterações até ficar satisfeito com alguma arte apresentada, e se nenhuma te agradar você tem seu dinheiro de volta! É simples, fácil e seguro de usar. Acesse We Do Logos e comece já a identidade para a sua empresa!

Rodapé-conheça-a-WDL

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.