estratégias de marketing digital

5 estratégias de marketing digital que vão ajudar seu negócio a crescer

30 março, 2016 3:27 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Criar estratégias de marketing digital é essencial no mundo de hoje. Com os concorrentes e potenciais clientes constantemente online, marketing digital é a única maneira para ficar se ficar à frente tanto do concorrente, quanto do potencial cliente que procura seu produto ou serviço. Quando você é proprietário de uma pequena empresa, o mundo online pode parecer intimidador. Aqui está uma lista de cinco estratégias de marketing digital básicas que qualquer empresário pode implementar e que certamente vai ajudar sua empresa a crescer.

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5 Estratégias de marketing digital

1- Defina uma meta

Você está procurando maneiras de ajudar a sua pequena empresa a crescer. Você pode querer mais clientes, mais reconhecimento, mais vendas, ou talvez você pode apenas estar querendo ficar à frente da concorrência. Seja qual for o caso, ao começar qualquer estratégia com um objetivo sólido em mente aumenta suas chances de sucesso. O Marketing Digital é uma ótima maneira para ajudar pequenas empresas a prosperar, mas isso pode ser uma grande bagunça e uma eterna dificuldade se você não tiver um foco, uma meta. Sem meta e sem mensuração de nada vai adiantar suas estratégias de marketing digital.

2. Crie um Funil de Marketing

As empresas mais bem sucedidas têm um funil de marketing eficaz. Um funil de marketing é quando você mapeia a jornada de um cliente. Desde o seu primeiro contato (lead) até que ele se torne um cliente real (comprador), para que ele se mova através deste funil é necessário estratégias para incentiva-lo. Ímãs digitais, chamada a ação, opt-ins, ofertas e entre outros, estão todas as peças eficazes de um funil.Você pode pensar em um funil de marketing em quatro partes: a consciência, interesse, desejo e ação.

funil do marketing

  • Consciência: O potencial cliente está ciente de seu produto ou serviço. Ele ainda é um estranho, mas ele vem para o seu site por um motivo. Eles estão procurando por algo que eles precisam. Nesta fase você quer atrair o cliente, mostrando que você tem algo que ele está procurando. Use um ímã digital ou um call-to-action para dar ao cliente algo valioso relacionado ao seu produto ou serviço, em troca de mais informações sobre ele como seu endereço de e-mail, número de telefone, profissão e necessidades atuais. Saiba quem são e por que eles vieram para o seu site. 
  • Interesse: Eles estão expressando ativamente interesse em um determinado tipo de produto ou serviço existente no seu site. Neste ponto, você deu a eles algumas informações, estão interessados ​​no que você tem a dizer ou nos serviços que você presta. Você usou seu ímã digital ou CTA no primeiro estágio para reunir mais informações sobre eles. Nesta fase, é uma boa ideia para fornecer à esses clientes informações adicionais que seja mais adaptado às suas necessidades específicas. Mostre à eles que você não só teve tempo para conhecê-los, mas também tem algo que é específico para suas necessidades e que irá mostrar que você está atento e que se preocupa com desejos e necessidades dele. 
  • Desejo: Pronto, agora eles ficaram interessados em um produto ou serviço específico. Agora que você já lhes forneceu informações específicas para o que eles estão procurando, e encontraram um produto ou serviço que você oferece. Agora é uma ótima oportunidade para convidar para uma consulta, agendar uma reunião – tudo isso através do e-mail e dados que você capturou no primeira etapa. Nesta fase você precisa mostrar mais sobre o produto ou serviço que estão interessados. Mostre a eles porque precisam daquilo e porque isso vai beneficia-los. 
  • Ação: Chegamos no último passo, agora é hora da compra. Isto é, quando você é capaz de transformar o seu potencial cliente, um verdadeiro estranho, em uma compra/aquisição. Você deu a eles informações valiosas, mostrado que você se importa com às necessidades, mostrou que sua empresa tem algo que eles precisam que irá beneficiá-los.Tudo o que resta está agora é discutir sobre preço, pagamento e características do produto ou seviço. Parabéns! Você acabou de concluir uma venda.

Viu como um funil de marketing para uma empresa é muito importante? Com ele é possível traçar todas as etapas de qualquer “estranho no seu site”. Outro fator importante também é a qualidade do produto/serviço oferecido, se o cliente tem uma boa experiência isso vai fazer com que ele compre novamente, ou, até mesmo divulgar seu produto/serviço para qualquer amigo e parente no seu convívio social. Os elementos de um funil de marketing pode parecer um pouco difícil olhando dessa forma, mas eles são conceitos simples quando separados. Você verá que as próximas estratégias (3, 4 e 5) irá te ajudar a criar seu funil de marketing.

3. Desenvolva uma chamada para ação (CTA)

call-to-action

Nós conversamos sobre como usar uma chamada à ação na segunda etapa como uma parte de seu funil de marketing, mas o que é uma chamada à ação exatamente? Uma chamada à ação (CTA – Call to Action) é uma imagem ou texto que solicita que os visitantes tenham uma ação, como: se inscrever na sua lista de emails, ver um webinar ou solicitar uma demonstração do produto. CTAs deve direcionar as pessoas para as páginas de destino, onde você pode coletar informações de contato dos visitantes em troca de uma oferta de marketing valiosa como um ebook ou um acesso de 15 dias do seu produto (exemplo). Nesse sentido, um CTA eficaz resulta em mais leads e conversões para o seu site. Um bom CTA deve atrair a atenção do visitante e ajudar a conduzir um cliente potencial ao longo do funil até chegar a venda.

Veja também: Call to action: veja 6 dicas para gerar mais conversões

4. Crie um imã digital eficaz

Um ímã digital pode ser usado sozinho ou junto com o CTA. Isso vai ser usado dentro de seu funil de marketing e também pode ser mais uma maneira de atrair clientes potenciais para dentro do funil. Você deve fornecer algo de valor e com grande relevância relacionado ao produto/serviço que o potencial cliente está interessado. A ideia por trás de um ímã digital é trocar informações. Você fornece algo como um download gratuito de um ebook, mas, para completar o download o visitante tem de preencher um formulário que irá lhe fornecer mais informações sobre ele. Você vai usar dessas informações para interação à medida que ele avança através de seu funil.

5. Adquira tráfego

Para que haja pessoas sempre movimentando em seu funil de marketing, é preciso que em primeiro lugar você tenha tráfego no seu site, assim como na imagem acima, seu site precisa estar lotado de visitantes a todo momento. Seu CTA está ok, seu imã digital está perfeito, mas ninguém está vendo, isso vale de alguma coisa? N A D A – Você precisa de tráfego, seja pago (anúncio) ou orgânico (SEO). Por isso adquirir tráfego também é uma das melhores estratégias de marketing digital.

E-mail-marketing

Existe diversas formas de conseguir tráfego dentro dessas duas linhas, vamos citar algumas:

  • Conteúdo de qualidade: Use conteúdo como: blogs, imprensa, artigos em sites de autoridade entre outros.  Insera links em diversos lugares destes conteúdos, afim de aumentar a exposição da sua marca e direcionar tráfego ao seu site. 
  • Anúncios: Essa é uma das formas mais utilizadas quando o tempo não está a favor. Anúncios no Google e no Facebook são os meios mais utilizados para divulgar o produto ou serviço de uma empresa. 
  • Otimização de sites (SEO): Procure garantir que seu site é otimizado. As pessoas não querem a visitar um site que não funciona corretamente. Isso também vai ajuda-lo a aparecer no Google nas primeiras páginas. Veja também: Top 9 desculpas esfarrapadas para não fazer SEO
  • Social Media: Comece a usar fotos, vídeos e outros meios de comunicação relevantes, isso irá ajudar obter mais envolvimento com suas postagens.

Experimente estas estratégias de marketing digital e veja você mesmo isso pode fazer uma enorme diferença na sua empresa. Se você quer que o seu pequeno negócio comece a crescer, o marketing digital é o lugar ideal para começar.

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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