formas de marketing digital

Todas as formas de marketing digital agora ao seu alcance

16 dezembro, 2016 1:51 pm | Criado por | sem comentários | 6 meses

Marketing digital é uma forma de marketing baseada em plataformas digitais, como blogs, mídias sociais, sites e envio de Newsletters. Quando usado por empresas com fins lucrativos, tem o objetivo de divulgar sua marca ou produto e converter em vendas.

Ongs e órgãos governamentais, entre outras organizações, também podem usar diversas formas de marketing digital, mas seu objetivo será outro, como educar a população, difundir ideias, angariar fundos, etc.

Vamos nos concentrar, nesta postagem, em falar das mais efetivas formas de marketing digital usadas por empresas que buscam lucro.

Essas ideias estão concentradas em nosso e-book: Marketing Digital, faça você mesmo.

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Saiba mais: Conheça 4 tipos de estratégias de marketing digital

Inbound Marketing: umas das mais efetivas formas de marketing digital

Inbound marketing é uma forma de marketing, digital ou não, cujo foco é atrair a atenção e o interesse das pessoas, levando-as a conhecer sua marca ou produto de uma forma mais natural e orgânica.

Em vez de comprar espaços na mídia e “importunar” as pessoas com anúncios, você cria conteúdo relevante para essas pessoas, que acabam enxergando em sua empresa e seu produto uma solução para um problema que elas querem resolver.

E como você demonstra grande entendimento dessa “problemática”, com conteúdos pertinentes, a pessoa acaba fornecendo dados para que você entre em conato com ela, ofereça ainda mais conteúdo e até ferramentas e, por fim, ela pode se tornar seu cliente.

E a internet, por sua versatilidade, agilidade e grande facilidade de acesso para empresários e clientes, tem se revelado uma excelente forma de desenvolver o inbound marketing.

Vamos ver como isso funciona passo a passo?

Veja também: 13 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer

Formas de marketing digital: passo a passo para fazer você mesmo

Antes de detalharmos algumas das táticas mais usadas do marketing digital, é preciso que você entenda o conceito de funil de vendas e como ele se relaciona com o inbound marketing.

Nesta forma de marketing digital, é preciso fazer seu consumidor percorrer 4 etapas, até se tornar um cliente fiel:

  • Atrair os clientes
  • Transformá-los em leads e em oportunidades de venda
  • Converter a veda e transformá-los em clientes
  • Encantá-los e transformá-los em clientes fiéis (retenção e fidelização)

Seu objetivo ao definir o fluxo de vendas do seu negócio será atrair o máximo de clientes possível para o topo do funil, depois qualificá-los, para saber se realmente têm o potencial para comprar sua solução e encaminhá-los até a base do funil, quando se tornam clientes ao fazerem uma compra.

A partir daí, mantê-los sempre encantados com seu empresa irá fidelizando-os.

A seguir, vamos mostrar 4 maneiras de se fazer isso, cada uma focada em uma ou mais dessas etapas.

Veja mais: Passo a passo: como criar logo para blog e detonar na web!

1- Criando seu blog e trabalhando o SEO

Se o primeiro passo é atrair clientes, a melhor forma de marketing digital para isso é fazer com que as pessoas que buscam algo na internet, nas ferramentas de busca (principalmente o Google), encontrem um conteúdo bacana de autoria de sua empresa.

Para isso, uma ferramenta ágil é um blog, que pode ser alimentado com bastante conteúdo com rapidez.

O segredo está em descobrir os assuntos que interessam a seus clientes potenciais e incluí-los em seu blog, na forma de bons textos e artigos.

Essa técnica de marketing digital chama-se SEO: Search Engine Optimization, isso é: otimizar seu blog para que ser encontrado pelas ferramentas de busca.

Mas lembre-se: não adianta nada ser encontrado na busca e quando o cliente clicar no link, descobrir um conteúdo tosco, superficial e que não agrega em nada à solução do problema que ele está pesquisando.

Confira: 10 Dicas para ter um Blog: identidade visual e conteúdo

2- Usando as Mídias Sociais

As mídias sócias também são usadas como uma forma de marketing digital que atrai clientes potencias. Seja com o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o Pinterst e tantas outras plataformas de relacionamento, elas devem seguir o mesmo princípio de seu blog: trazer conteúdo relevante!

Além de divulgar algumas de suas postagens nessas plataformas sociais, é importante desenvolver um conteúdo próprio para elas, pois cada uma tem uma maneira diferente de interagir com seus públicos.

Dê uma olhada: 26 capas mais criativas para facebook + 20 capas prontas para download

3- Materiais ricos para seus clientes

E-books, ferramentas, apps, planilhas prontas, vídeos, cursos online, webinars…

Estes são apenas alguns exemplos de materiais com conteúdo mais profundo para transformar os interessados em seu blog (e em sua empresa) em leads, isto é: como conseguir informações sobre eles, tipo nome e e-amil.

Basta incluir uma desses materiais em um dos artigos de seu blog e, ao clicar no Call To Action para ter acesso a ele, seu cliente deverá preencher um pequeno formulário, como nome e e-mail por exemplo.

Pronto, você já atraiu e transformou em lead!

Saiba mais sobre isso: Call to action: veja 6 dicas para gerar mais conversões

4- Automação de Marketing

Outra forma importante de marketing digital é a automação. Pense assim: enviar e-mails via Newsletter é algo que pode ajudar a transformar clientes em leads, leads em oportunidades e oportunidades em clientes.

Mas já imaginou ter que gerenciar tudo isso, decidir que artigos mandar para quais cliente, quais materiais ricos são mais adequados para cada uma das etapas do funil de vendas etc?

A automação de marketing faz isso para você. Existem ferramentas no mercado que permitem que você defina regras como:

  • Enviar o e-mail X, depois que assinar nossa newsletter
  • Enviar o e-mail Y, depois que fizer um comentário em nosso blog.
  • Enviar e-mail W, oferecendo nosso e-book, depois que abrir nossa Newsletter 3 vezes na mesma semana.
  • Enviar e-mail Z, com convite para curso online, depois que baixar nosso e-book.

E assim por diante, para que você consiga cada vez mais oportunidades, vendas e fidelização de clientes.

Gostou de nossas dicas de marketing digital? Então baixe também, este nosso outro e-book sobre o tema:

eBook - Guia Definitivo de Marketing Digital para PMEs

 

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.