ideia de marketing

Inspirações para ter uma grande Ideia de Marketing

7 novembro, 2017 1:10 am | Criado por | sem comentários | 2 semanas

Em um mercado cada vez mais concorrido, as agências de publicidade precisam investir em inovação para se destacar e, ter uma grande ideia de marketing, é o que pode garantir contas de grandes clientes e a ascensão da empresa.

O universo da publicidades e do marketing está cada vez mais digital. E ao mesmo tempo em que abre inúmeras possibilidades, também pode fazer com que as agências se apeguem em ideias e formatos publicitários pouco inovadores.

Uma ideia de marketing pode surgir em qualquer lugar e ser executada de diversas formas, inclusive unindo estratégias digitais com o live marketing.

O live marketing, ou marketing de experiência, propõe levar uma marca ou um produto até o público de forma que ele experimente a oferta, se tornando parte da ação de marketing.

Nesta postagem você vai conhecer alguns exemplos de ideias de marketing, além de dicas de como se inspirar para ter a sua.

Saiba mais: 18 dicas para ter mais criatividade e 16 inspirações

Ideia de marketing: unindo a tecnologia e o live em uma mesma ação

Old Irish

A Old Irish, uma marca de cerveja, se destacou por uma ação de live marketing extremamente inovadora se destacando mundialmente no mercado publicitário de cervejas. Essa ideia de marketing é também um exemplo de como unir tecnologia e live marketing.

A ação foi realizada em uma praça e consistia em propor que pessoas colocassem um óculos de realidade virtual com a sugestão de que eles poderiam apreciar mais profundamente a Irlanda.

Enquanto os participantes se divertiam com o ambiente virtual projetado pelo óculos, diversas pessoas trabalhavam para realmente montar um bar em volta de quem estivesse com o óculos.

Ao retirar o aparelho dos olhos, os participantes eram surpreendidos com a imagem real de um bar criado em seu entorno!

Confira o vídeo:

Essa ideia de marketing se destaca por dois motivos:

  • Utilização da tecnologia de maneira não óbvia: enquanto os participantes achavam que a ação consistia na utilização do óculos de realidade virtual, o equipamento era, na verdade, apenas uma forma de distrair o participante enquanto a real intervenção acontecia, criando uma grande surpresa ao final.
  • Nos acostumamos a assistir propagandas de cerveja com fortes apelos sexuais, essa proposta foge completamente desse objetivo, valorizando o produto quando o inclui na cultura local.

Veja também: Como criar slogans criativos que ficam na mente do público

LG

A empresa de eletrônicos LG foi responsável por outra ideia de marketing tendo a tecnologia do televisor como destaque da ação de live marketing.

Para promover um novo televisor de alta definição, a LG simulou uma pegadinha durante supostas entrevistas de emprego. O televisor foi instalado atrás da mesa do entrevistador, como se fosse apenas uma janela, mostrando uma imagem que simulava a vista do lado de fora.

O intuito dessa ideia de marketing digital era provar a alta definição do televisor, mostrando como a imagem transmitida pelo aparelho poderia se passar por uma imagem real.

Enquanto os participantes passavam por uma entrevista, a cena de um meteoro atingindo a terra passava pelo televisor e a reação dos entrevistados foi a de quem realmente seria atingido, correndo, se escondendo, entre outras reações.

Confira o vídeo:

Como ter uma grande Ideia de Marketing

Para ter uma ideia de marketing disruptiva – que rompe com o senso comum de uma área ou segmento de mercado – é essencial estudar quais campanhas são realizadas pelos concorrentes.

Encontre o padrão e tente criar ações diferentes, com outras propostas, mas conversando com o mesmo público e consumidores assíduos de sua marca.

Surpreenda! Utilize ferramentas diferentes para divulgar o produto ou serviço de seu cliente. Analise o que o público diz a respeito da sua marca.

Com a internet, principalmente nas redes sociais, é possível interagir com esse público, criar enquetes, solicitar sugestões e responder os comentários a respeito do que é divulgado pela empresa.

Veja mais: 12 logotipos mais criativos para te inspirar

Old Spice

A Old Spice, marca de desodorantes masculinos, por exemplo, criou uma ação que envolvia diretamente os comentários dos clientes em sua página do Facebook.

Para promover a proteção de 48h proposta pelos produtos, um ator permaneceu por dois dias em um set de filmagem e realizava diversas tarefas, todas elas solicitadas pelos espectadores enquanto eles assistiam o vídeo transmitido ao vivo no Facebook.

Conhecer o seu público, ter criatividade para utilizar as ferramentas comuns, de conhecimento geral para o mercado digital, e com elas criar ações inovadoras e fugir dos padrões criados para o setor da marca específica, é um dos caminhos mais assertivos para ter uma ideia de marketing de destaque.

DICA: Como patentear uma ideia e proteger sua criatividade

E você, tem alguma dica de ideia de marketing legal para incluir entre os nossos exemplos?

Se tiver, é só fazer sua sugestão e compartilhar nos comentários deste post.

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.