Ideias de endomarketing

Ideias de endomarketing na comunicação corporativa: tecnologia ou papel

6 novembro, 2017 1:00 pm | Criado por | sem comentários | 2 semanas

A comunicação interna de sua empresa recebe os mesmos investimentos que a externa?

É comum empresas investirem muito em marketing e comunicação para seus clientes e consumidores e acabarem deixando a comunicação interna para segundo plano.

Porém, é essencial que os funcionários estejam também bem informados sobre as “notícias” da empresa, sentindo-se parte de uma unidade.

Por exemplo, uma empresa passará a produzir um novo produto, quem deve ficar sabendo dessa informação? A resposta é simples: todos os funcionários!

Não são somente os responsáveis pelo desenvolvimento e produção que devem ser apresentados ao novo produto, mas todas as demais equipes, para entenderem o cenário atual do negócio e sentirem-se envolvidas com o crescimento e atualizações da empresa.

Nesta postagem, vamos apresentar algumas ideias de endomarketing e sugerir algumas ferramentas que além de terem um custo bastante reduzido, estão substituindo o papel e até os e-mails.

Você acha possível fazer comunicação interna com o mínimo de e-mails?

5 ideias de endomarketing: do tradicional mural à intranet corporativa

A comunicação interna de uma empresa, denominada endomarketing, consiste em manter os funcionários alinhados com as estratégias e os negócios da organização para que, juntos, todos os colaboradores sejam parte da construção dos valores do negócio.

É importante ter ideias de endomarketing constantemente, para tornar essa comunicação interna natural e dinâmica, atraindo a atenção dos colaboradores, estimulando também o envolvimento de cada um com a empresa.

Através de ideias de endomarketing inovadoras é possível manter os processos alinhados. Ao criar treinamentos, apresentações em slides ou materiais impressos para mostrar aos vendedores como funciona todo o processo de negócio da empresa, por exemplo, fica mais fácil para esse profissional criar bases para tirar as dúvidas dos clientes no momento em que estiver realizando uma venda.

Mas, como apresentar essas notícias da empresa internamente e como, também, colher os feedbacks dos funcionários?

Existem diversas formas, confira algumas ideias de endomarketing para implantar em sua empresa.

Vocês usam o Slack em sua empresa?

1- E-mail

O e-mail é um dos canais de comunicação mais comuns entre a empresa e os funcionários. Uma das ideias de endomarketing mais comum é enviar uma Newsletter eletrônica, como um e-mail marketing, para informar as principais notícias do dia, da semana ou do mês aos colaboradores.

É importante que esse e-mail marketing especificamente possua uma identidade visual própria, para que dentre tantos e-mails recebidos diariamente, fique fácil para o funcionário identificar aquele que foi enviado pela empresa.

É importante que o departamento ou o profissional responsável pela elaboração e envio desses informativos online se prontifique a responder os questionamentos dos funcionários.

Manter uma periodicidade para o envio de comunicados da empresa pode ser muito efetivo para garantir sua leitura.

Por exemplo, se a empresa começar a enviar os informativos sempre às sextas-feiras, os funcionários já estarão esperando pela Newsletter nesse dia, criando o hábito da comunicação.

Veja também: Entenda a importância do design de email marketing

2- Slack

Você sabe o que é Slack? Uma das mais atuais ferramentas de comunicação interna, o Slack, dizem alguns, está substituindo os e-mails e com muito mais agilidade.

O Slack é semelhante a um Chat turbinado, onde é possível definir canais por departamentos, projetos ou outros temas e setores relevantes para a empresa.

É muito fácil anexar arquivos e se integrar com outras ferramentas de gestão usadas na empresa, o que está fazendo o Slak se tornar, a cada dia, mais usado nas empresas que buscam agilidade e transparência na comunicação.

3- Mural

Para impactar suas equipes que não trabalham com computadores e, consequentemente, não recebem recados por e-mail corporativo, que tal criar um mural que poderá ser modificado semanalmente para divulgar as principais notícias da empresa?

Este é um dos mais tradicionais canais de comunicação nas empresas e, apesar de parecer antiquado, devemos lembrar que alguns dos públicos internos de qualquer empresa ainda têm dificuldade com mídias digitais e, portanto, precisam da ajuda do mural para earem sempre atualizados.

A instalação pode ser simples: dedique uma parede para esse mural e aplique folhas de sulfite com as principais informações da semana. Certifique-se de que o tamanho da fonte é ideal para a leitura e de que os funcionários que pretende alcançar realmente têm acesso a esse local.

4- Trello

E se seu mural fosse digital e interativo? Um aplicativo usado para gerenciar equipes e projetos, o Trello também pode ser usado como uma poderosa ferramenta de comunicação interna, substituindo o mural, por exemplo, para aqueles público que se sentem bem nesse espaço virtual.

Essa ideia de endomarketing tem sido amplamente usada em muitas empresas em diversos processos de RH, inclusive como um modelo de manual de integração de novos funcionários.

Confira também: 8 ferramentas tecnológicas que podem auxiliar no dia a dia da sua empresa

5- Intranet

Criar um portal exclusivo para os funcionários pode ser a melhor solução para a sua empresa, principalmente se o acesso à internet for restritivo – não permitindo que os funcionários naveguem livremente por qualquer site.

Através desse portal é possível divulgar as últimas notícias da empresa, enviar conteúdos e mensagens exclusivas para determinada equipe ou funcionário, além de estimular os colaboradores a se envolverem cada vez mais com a empresa.

É importante que a comunicação visual da intranet seja diferente da identidade utilizada para o website – aquele em que outras pessoas além dos funcionários, como os clientes, podem acessar livremente pela internet.

Dentre as muitas ideias de endomarketing, com certeza existe uma que se encaixa perfeitamente nos objetivos de sua empresa, seja ela uma microempresa ou uma grande corporação.

Além dessas opções, você pode ainda implantar uma caixa de sugestões em cada setor, criar guias e manuais esclarecendo as principais características e regras da empresa ou, até mesmo, criar uma rede social corporativa, estimulando a troca de ideias e informações, contribuindo para facilitar não só a comunicação entre a empresa e os colaboradores, mas também, entre os próprios funcionários.

Veja mais: Ordem na casa: como organizar uma empresa desorganizada

Que tal criar um manual de integração do funcionário em formato de folder?

Na We Do logos, basta acessar nossas plataforma, explicar o que precisa ser criado em seu folder (e diversos outros materiais de comunicação), enviando o texto para os designers, e você logo receberá diversões opções de arte, para escolher a melhor para sua empresa!

Entenda melhor como funciona a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.