importância do briefing para trabalhos de design

Importância do briefing para trabalhos de design

20 abril, 2015 5:20 pm | Criado por | 2 comentários | 2 anos

Antes de começar qualquer projeto é essencial investir algum tempo no planejamento. Este é um passo importante, porque nele são definidos o objetivo, as expectativas, o público que se deseja atingir e outras informações relevantes para todas as próximas etapas. Para simplificar, esses dados são organizados no briefing, documento que define o que o cliente espera receber na entrega final.

Mas será que o briefing funciona em processos criativos como o design de logos? Com certeza! Se você ainda tem dúvidas se deve utilizá-lo, continue lendo este post e descubra o que ele pode fazer por você e pelos seus futuros projetos!

importância do briefing para trabalhos de design

Informações importantes do briefing

Para entender porque ele é importante, vamos começar resumindo algumas das informações indispensáveis em um bom briefing. São elas:

  • Meta do projeto
  • Público-alvo
  • Cronograma
  • Guia de estilos da marca (se houver).

O que o cliente espera

A meta do projeto é a descrição do que o cliente espera receber, qual é o objetivo final? Adaptar um logotipo já existente? Começar um projeto do zero? Para onde vai este material: para o site da marca, usado em flyers impressos ou é um logo especial para ser usado em um hotsite? Nessa parte também devem estar descritas as ideias e sugestões do cliente. Essas são informações relevantes para a criação, porque ajudam a guiar o designer para que o resultado esteja de encontro com as expectativas de quem solicitou o serviço.

Prazos

Outra informação importante do briefing é em relação ao prazo de entrega. Com esta data pré-definida, o designer consegue organizar melhor seu trabalho.

Veja também: Entenda o briefing do seu cliente e crie o logo perfeito

Para quem se destina o logo

O trabalho do designer é comunicar ideias por meio de imagens. Para que esta seja uma comunicação eficiente, é essencial conhecer qual é o perfil do público que se deseja atingir: qual é a idade média, a classe social, o sexo e as expectativas. Dependendo do perfil do consumidor que a marca tem, devem variar as cores, formas e estilos da arte criada. Portanto, este é mais um item presente no briefing que tem grande utilidade para a criação do projeto.

Guia de estilos

Se a empresa já possuir material de divulgação, é importante que as fontes utilizadas, o estilo de imagem e as cores estejam descritas no briefing. Também devem constar quais são as alterações a serem feitas e o que pode ou deve ser mantido.

O briefing e a otimização do tempo do designer

Todas essas são informações que ajudam a agilizar o processo de design. Quando o briefing traz dados completos, fica muito mais fácil para o designer entender o que o cliente espera receber. Isso significa que aumentam as chances de a arte entregue ser aceita ou de precisar apenas de pequenas modificações. Ou seja, não há perda de tempo quando o processo criativo tem um bom briefing como base.

E você, utiliza o briefing para agilizar seus projetos? Conte nos comentários! 

Sobre o autor dessa postagem

Pedro Renan

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.

  • Carlos Eduardo Almeida

    Atualmente trabalho na equipe de marketing de uma indústria de containers, é necessário um briefing bem específico para a área de comunicação, para que a mesma consiga criar um plano de comunicação que integre o trabalho comercial e que gere os ROIs necessários para entregar à diretoria.

  • We Do Logos

    Perfeito, Carlos!

    A importância de um briefing bem elaborado influência muito no resultado final que a empresa espera atingir. Valeu seu feedback, Carlos! Fique de olho no nosso blog que logo vem novas dicas para ajudar no seu trabalho de marketing!