inovação de produtos

Por que você deve trabalhar na inovação de produtos?

7 setembro, 2016 7:46 pm | Criado por | sem comentários | 8 meses

A inovação de produtos é, logicamente, uma evolução natural das suas estratégias rumo a índices melhores, processos mais ágeis e econômicos e uma rotina corporativa tranquila.

No entanto,você sabe por onde começar o desenvolvimento de ideias inovadoras?

Para ajudar a trazer luz às suas boas ideias, e ressaltar a importância de se destacar com técnicas de inovação, foi que nós pensamos no post de hoje, que concentra uma série de dicas para você trabalhar na inovação de produtos.

Além disso, ao final da postagem, você vai poder assistir um excelente Webinar desenvolvido pela We Do Logos com a presença de Gustavo Mota e Aloisio Moraes  sobre o tema: Desenvolvimento de Produto e Negócio.

Confira nossas dicas e compare com a opinião desses dois especialistas no assunto!

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Saiba mais: Design como fonte de inovação e competitividade

Tudo que você precisa saber sobre inovação de produtos

Por que inovar?

Mais fácil responder a esta pergunta com outra pergunta: por que não?

Afinal de contas, o mercado está em metamorfose contínua, sempre apostando em novas tecnologias, novas estratégias, novas campanhas… Como dissemos, na abertura deste texto, a inovação é um processo natural.

Além disso, ter uma cultura pautada em inovação de produtos coloca a sua empresa não apenas alinhada com as últimas tendências do mercado, como também a torna mais flexível para as mudanças que podem surgir pelo caminho — sejam elas sociais, tecnológicas ou culturais.

E, em todo esse processo, a inovação de produtos coloca você — e a sua empresa — em um novo patamar. Por isso, vamos entender se o seu momento é propício para empregar essa trajetória no seu dia a dia!

Veja também: Como ser um empreendedor: os segredos que não te contaram!

Como funciona o processo de inovação?

Para trabalhar com a inovação de produtos, em primeiro lugar, toda a sua equipe deve estar em sinergia e integrada com a meta, já que o processo envolve tempo e disciplina de todos — sem falar nas seguintes etapas:

  • A comunicação do lançamento de produtos inovadores, em linhas gerais.
  • O desenvolvimento do conceito — um aprofundamento das linhas gerais anteriores.
  • O detalhamento, aqui, entra na parte prática, como: as principais características, propriedades e formas de utilização.
  • O processo de produção deve ser detalhado, nesta parte.
  • O lançamento do produto, focando no momento ideal para chamar mais atenção.

Vale lembrar que nada adianta seguir esse processo para a inovação de produtos se a sua marca não estiver esperando mudar o seu próprio conhecimento, a cultura organizacional de todos e a maneira de enxergar o setor em que vocês se encontram.

Como o público enxerga a inovação de produtos?

A necessidade (veja o uso dessa palavra) em inovar é contínua e urgente. Afinal de contas, o público está mais ligado no que acontece ao redor, tem o poder de pesquisa e barganha na palma da sua mão e, justamente por isso, procura pelas melhores empresas do mercado.

Com a inovação de produtos, você dialoga diretamente com esse público. Basta ver, por exemplo, o que muitas empresas têm feito, nos últimos anos. Bradesco e Havaianas, entre tantos outros, trabalharam o seu reposicionamento de marca, e acertaram em cheio!

Soluções criativas para atender ao seu público e à demanda crescente por mudanças é, no mínimo, fundamental para manter o ciclo de vida de uma empresa vigoroso e com fôlego para encarar os próximos anos.

Veja em mais detalhes: Entenda sobre o Ciclo de Vida do Produto

Por que mudar hoje?

Encerramos o tópico anterior falando sobre o ciclo de vida de uma empresa e a urgência para trabalhar a inovação de produtos. E sabe por quê?

Porque o futuro é, realmente, imprevisível. Independentemente do que digam os resultados atuais, o amanhã é um mistério sobre o qual você pode, apenas, prever cenários e se preparar para cada um deles.

Trabalhando a inovação de produtos, no seu dia a dia, você aprende a focar no seu crescimento, mas de olho nas mudanças ao redor, que podem ser de toda ordem e tipo, tais como:

  • Política.
  • Social.
  • Cultural.
  • Econômica.
  • Climática.

E isso são apenas alguns exemplos do que pode interferir na sua jornada. Por isso, até adiantamos que a inovação de produtos pode significar mais flexibilidade para a sua empresa lidar com os momentos diferentes e inesperados, durante toda a sua trajetória corporativa no mercado.

E mais: ao criar uma nova empresa e partir para uma aventura empreendedora, a inovação de produtos e de serviços deve estre entre as suas metas principais, sem sombra de dúvida!

Confira também: 2 vídeos de empreendedorismo para quem quer abrir um negócio

Insira mais inovações na sua empresa

Por fim, a inovação de produtos é importante para você fugir da mesmice do mercado atual e se posicionar com mais relevância diante da enorme concorrência que o espera lá fora, no mercado. É válido – e necessário – para encontrar a competência profissional superior e ainda desconhecida dos outros, que você pode oferecer e os demais players não.

Inspire-se, agora, assistindo a este vídeo, um interessante Webinar com 1 hora de duração em que você vai poder ver dois conhecedores do assunto inovação mostrando dicas e segredos de como ser bem sucedido como empreendedor, sempre com a criatividade na mira!

E ai, que achou do vídeo e do papo do Aloisio e do Gustavo?

Lembre-se: Fazer algo incrível e diferente todos os dias é praticamente impossível! Por isso, comece hoje mesmo a esboçar os novos caminhos a serem tomados, sempre pautados na inovação de seus produtos e em como eles podem impactar o seu consumidor de forma surpreendente!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.