Você sabe qual o significado da cor vermelha?

Você já se pegou perguntando sobre o significado da cor vermelha? Isso é, além do apelo global dela como a cor da paixão?

Afinal de contas, o vermelho é uma cor quente que desponta com muita versatilidade e para os mais variados objetivos.

E, tudo isso, nós veremos no nosso post de hoje, que vai detalhar não apenas o significado da cor, mas também o uso e o significado do vermelho na publicidade. Confira e se inspire em apostar um pouco mais nesta rubra tonalidade!

Quer descobrir qual a cor e tipografia ideal para o seu logo? Então baixe nosso infográfico: Descubra a cor e fonte ideal para seu negócio, e saiba como influenciar corretamente seu público alvo!

Botão infográfico

Saiba mais: As 5 cores ideais para lanchonete dar água na boca!

Tudo que você queria saber sobre o significado da cor vermelho mais tinha vergonha de perguntar

Já ouviu falar na expressão “ruborizado”? Rubro é um sinônimo de vermelho. E, muitas vezes, quando ficamos em uma situação constrangedora, o sangue começa a fluir mais rapidamente em nossas faces, nos deixando, assim… dessa cor: vermelho, isto é, ruborizados!

É claro que isso já deve ter acontecido com você. Mas, quando se fala da cor vermelha, ninguém costuma pensar em vergonha ou constrangimento, o que vêm à cabeça de todo mundo, geralmente, são outras emoções, mais fortes, como paixão, velocidade, amor…

Confira tudo isso nos próximos parágrafos!

Confira também: As melhores dicas para escolher cores para cartão de visita

A origem da cor vermelha

A palavra vem derivada e traduzida do latim: vermis. A palavra, cuja tradução literal é “verme”, tem relação direta à extração de um pigmento avermelhado de moluscos, anos e anos atrás.

O significado do vermelho, atualmente, nada tem a ver com a sua destinação inicial, já que possuímos um conhecimento profundo sobre as cores. Justamente por isso, o vermelho foi conhecido como a cor mais quente.

Os usos do vermelho

Fluente em um idioma global, as cores representam, no mundo inteiro, sinônimos de um local para outro e até países. O significado do vermelho não é exceção.

Muito conhecido como a cor do amor e da paixão, o vermelho é tido como um estimulante, tal qual outras cores quentes, mas com um dualismo interessante. Quer ver só?

O vermelho pode ser o sinônimo para o amor, como já dissemos, mas também para o ódio (Ex.: “O sujeito ficou vermelho de raiva”). É, também, usado para simbolizar o fogo, que pode tanto nos fazer bem quanto pode ser perigoso.

Isso sem falar do sangue que corre em nossas veias. Não é à toa, é o que bombeia o nosso coração — mais um motivo, inclusive, para ser a cor favorita para expressar emoções tão fortes.

O significado da cor vermelha também é bastante lembrado para ilustrar as conquistas e as lideranças. E, com tantos usos assim, é de se impressionar o que a expressão de uma simples cor pode nos causar, não é mesmo?

Por isso, vamos imaginar o seguinte cenário: já pensou qual o significado da cor vermelha na publicidade? É o que veremos a seguir!

Veja também: O significado da cor verde: a simbologia da cor da natureza

O vermelho na publicidade

Mais uma vez, seguindo os traços deixados pelo vermelho nas emoções humanas, a publicidade se apropria do tom — em excesso, até — para simbolizar o Dia dos Namorados, por exemplo.

Mas, se formos para outras vertentes para estudar a cor vermelha na publicidade, vamos encontrá-la como a protagonista de diferentes peças publicitárias que desejam criar excitamento no seu público-alvo.

Além disso, esse estímulo pode ser utilizado para incentivar as pessoas a tomarem decisões por impulso, como em botões de “compre aqui”, tão bem distribuídos por toda a internet na forma dos famosos “Call to Action” (CTA), como para simbolizar o desejo (como em sex shops).

Há, ainda, o estímulo aplicado ao vigor e adrenalina, como acontece em muitas embalagens de energético, na procura por carros esportivos nessa cor e, até mesmo, em diversos jogos.

Mas, além das linhas sensoriais, o significado da cor vermelha também pode ser aplicado ao objetivo de chamar a atenção, no meio publicitário. É o caso de placas sinalizadoras de perigo — como em semáforos ou nos sinais de alerta para a alta tensão elétrica de determinados lugares.

Por fim, o vermelho é um estimulante do apetite. Não apenas em redes de fast food, mas em geral. Comece a reparar: é uma das cores mais utilizadas por restaurantes.

Veja mais: Você sabe o que a cor azul representa?

O vermelho como cura

O significado da cor vermelha também é direcionado à cura, sabia?

Segundo os praticantes da cromoterapia — a aplicação das cores em prol do bem-estar dos pacientes —, o vermelho ajuda a fortalecer o corpo, trazendo mais energia e vigor.

O vermelho também é relacionado ao auxílio em casos de problemas digestivos. Isso sem mencionar em outras condições relacionadas ao coração humano (e sua relação com o sangue), como nos problemas circulatórios e nos de pressão arterial alterada.

Dê uma olhada: Saiba tudo sobre o que a cor amarelo representa

Aplique o significado da cor vermelha nos seu dia a dia

A cor é tão importante em nossa vida, que a usamos em diversas expressões idiomáticas, tais como:

  • Está com uma cor estranha, deve estar doente!
  • Ficou verde de inveja!
  • Parece cor de burro quando foge!
  • Está branco de medo!

Que saber ainda mais sobre as cores, indo além do vermelho? Então baixe mais este infográfico: Curiosidades sobre cores para design de marcas!

WDL–Infografico-1-CORES-AnuncioFb

E então, o que achou do significado do vermelho, e suas múltiplas aplicações? Não deixe de  compartilhar outros significados para a cor vermelha, com a gente, no campo de comentários!

We Do Logos