qual o significado da cor laranja na publicidade

Entenda o significado da cor laranja na publicidade

30 maio, 2017 12:00 am | Criado por | sem comentários | 3 meses

Você sabe qual é o significado da cor laranja?

Certamente, deve ter uma noção aproximada, uma vez que se trata de um tom muito presente em nosso dia a dia — seja nas cores da natureza ou em sua aplicação na publicidade.

Isso porque a cor laranja traz uma série de sensações positivas a quem interage com ela. Não é à toa que muitas marcas nacionais e internacionais a utilizam à exaustão, tamanho é o seu poder de influenciar a decisão dos clientes e consumidores.

E, para dar uma perspectiva mais clara a esse respeito, elaboramos este post, onde vamos falar mais a respeito do significado da cor laranja e como usá-la na publicidade e na propaganda.

Saiba mais: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

Qual é o significado da cor laranja?

Mais conhecida como a mistura entre o amarelo e o vermelho, a cor laranja desponta com muita personalidade, pois sua tonalidade acalorada tende a estimular o movimento e a espontaneidade.

O significado da cor laranja é associado, também, ao sucesso e à prosperidade. Isso porque esse tipo de sensações positivas são bastante comuns às tonalidades quentes — como as que originam a cor laranja, por exemplo.

Dessa maneira, é possível observar que o significado da cor laranja tem sido amplamente associado, justamente, às qualidades mais positivas dessas duas cores mães (o amarelo e o vermelho), como:

  • Encorajamento.
  • Estímulo.
  • Atração.
  • Prosperidade.
  • Aconchego.
  • Calor humano.

E sabe onde esse tipo de sensações é mais idealizado? Em ambientes produtivos, como o de empresas em geral e em suas salas de reunião, onde a produtividade é amplamente exigida de todos, também.

Além disso, esse lado acolhedor e expansivo também ganha utilidade na decoração de lares, pois emana aconchego por meio de suas quentes tonalidades acolhedoras.

Veja também: Você sabe qual o significado da cor vermelha?

Qual é a influência da cor laranja no consumidor?

Com base no que vimos, até aqui, dá para entender que a cor laranja pode ser pensada não apenas para gerar boas sensações internamente, mas também para exteriorizar essa grande quantidade de qualidades positivas, projetando-as para fora.

É o caso, por exemplo, da necessidade de estimular algo no seu público-alvo, mas sem necessariamente ser agressivo — como pode ocorrer com o uso da cor vermelha.

Por isso, é tão importante entender qual é o significado da cor laranja e, assim, saber como desenvolver uma relação com o seu consumidor através dela, harmoniosamente.

Ela pode ser usada, por exemplo, em ambientes estudantis, estimulando a criatividade e o foco produtivo.

Mas isso não é tudo, pois, com o objetivo de exteriorizar alguma sensação que gere mais intimidade, as marcas usam e abusam da cor laranja, sabia?

Confira: Saiba tudo sobre o que a cor amarelo representa

Como usar a cor laranja na publicidade?

Por ser uma cor convidativa à espontaneidade, o laranja é tido como um elemento motivacional também: de maneira tanto física quanto emocional.

Isso faz com que empresas dos mais diversos segmentos apostem nos significados da cor laranja na publicidade para, justamente, atrair o perfil do seu público-alvo até elas.

Assim, é possível utilizar a cor laranja das seguintes maneiras:

  • Empresas de comunicação social, que estimulem a interação.
  • Empresas que trabalhem com ações de efeito revigorante, como academias, institutos de atividades físicas diversas (como pilates, por exemplo).
  • Empresas do ramo de alimentação, pois o laranja ajuda a estimular o apetite.
  • Empresas de publicidade, pois a tonalidade alaranjada exalta a criatividade.

Com isso, podemos perceber que existem múltiplas aplicações para a cor laranja na publicidade. Basta entender, primeiramente, o seu significado e as múltiplas sensações que a sua aplicação pode causar no consumidor e, claro, no público-alvo do seu negócio.

Veja mais: As 5 cores ideais para lanchonete dar água na boca!

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.