Veja como fazer a implementação do plano de marketing

5 dezembro, 2016 2:51 pm | Criado por | sem comentários | 7 meses

O planejamento de estratégias é uma atividade extremamente teórica. Essa mistura equilibrada de ideias criativas, dados da empresa e perspectivas de mercado é de extrema importância para o sucesso do negócio. Entretanto, nada disso terá valia se você não for eficiente durante a implementação do plano de marketing.

É necessário ser tático para executar essas ações — e você vai precisar da colaboração de sua equipe. O processo de implementação evolui, modifica ao longo do tempo e por diversos fatores, portanto, você precisa investir na motivação e monitoramento, de forma constante.

Sendo assim, como garantir que o que foi planejado vire realidade? Como garantir que as ações na prática sejam eficientes? Não existe uma resposta definitiva ou uma receita infalível. Mas, você pode seguir os seguintes passos para aumentar as chances de que seu plano de marketing traga o resultado desejado.

Confira as 10 dicas que trouxemos para transformar seu plano em ação!

1. Ajuste suas expectativas

É preciso ter em mente que as estratégias projetadas não oferecem uma solução rápida. Para ter sucesso na implementação do plano de marketing, é importante lembrar que estamos tratando de uma longa caminhada.

Estima-se que o retorno dos esforços empreendidos apareça no período de 6 a dose meses, após seu início. Vai levar algum tempo para construir a base certa e ajustar o caminho, mas, uma vez que você fizer isso, começará a ver os resultados que procura no negócio.

Por se tratar de um processo longo, certifique-se de que os líderes da empresa e a equipe entendam isso. Assim, você evita o desânimo e a falta de motivação quando os resultados forem lentos.

2. Monte a equipe certa

Quem fará parte do processo de implementação do plano de marketing? Definir os responsáveis pela execução do plano, as atividades específicas de cada um e montar pequenos grupos de ação é um passo fundamental no sucesso dessa empreitada.

Analise o perfil, as habilidades, a capacitação dos funcionários e monte a equipe responsável por cada tarefa. Em alguns casos, pode ser útil procurar a terceirização de algumas áreas — dependendo do tamanho e qualidade do capital humano do seu negócio.

3. Garanta os recursos necessários

Executar um plano de marketing exige ferramentas, verbas uma série de outros recursos. Antes de iniciar a implementação, é preciso garantir que a equipe terá acesso aos materiais, informações e ambientes necessários para desenvolver o trabalho. Isso evita que alguma ação acabe travada e, numa reação em cadeia, comprometa o desenvolvimento restante do projeto.

4. Comunique e delegue

É essencial que a equipe esteja familiarizada com todo o conteúdo — para facilitar a compreensão e execução das tarefas. Explique, claramente, quais são as metas e objetivos, assim como os critérios para alcançá-las e o que se espera de cada um. Ser direto e objetivo vai facilitar o sucesso da implementação do plano de marketing.

5. Mantenha um canal de comunicação aberto

Uma das melhores maneiras de valorizar o trabalho da equipe é colhendo feedbacks. Não se feche nas etapas e definições do plano de marketing — pelo contrário. Mantenha um canal de comunicação aberto para receber dúvidas, sugestões e conhecer os desafios enfrentados pelos colaboradores.

6. Fique atento ao cronograma

Um bom plano de marketing conta, inclusive, com um cronograma detalhado das atividades. Se, por acaso, você não realizou essa tarefa ao elaborar o seu, é a hora certa de fazê-lo. Os projetos devem ser divididos em partes menores, com prazo determinado para a execução, assim como a definição das pessoas encarregadas.

Sem esse detalhamento, fica quase impossível manter o controle de desempenho da equipe e reconhecer onde acontecem os problemas (em tempo de corrigi-los).

7. Defina os critérios de avaliação

Outro passo importante para a implementação do plano de marketing é a definição das métricas de avaliação dos resultados. Esses itens variam de acordo com o planejamento das estratégias de marketing, com o cronograma e com os recursos disponíveis.

O importante aqui é deixar claro quais critérios serão avaliados para determinação do sucesso do projeto: cumprimento de prazos, aumento de vendas e geração de leads são alguns exemplos. Cada estratégia terá o seu medidor específico.

8. Monitore o processo de implementação do plano de marketing

Com os critérios de avaliação bem definidos, fica mais fácil monitorar a execução das tarefas, conectar as informações e ter uma visão geral dos resultados. Algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar nesse processo. Vale a pena procurar por uma que se encaixe no perfil da sua empresa.

Faça, ao menos, uma avaliação por mês e reúna a equipe para dar um feedback dos desempenhos. Aproveite para analisar quais membros estão com dificuldade na realização de suas tarefas e procure um meio de corrigir o problema. Essa é uma oportunidade de motivar a equipe e reforçar a importância do trabalho de cada um.

9. Não se esqueça do mercado

Durante o processo de monitoramento do plano de marketing, um item que merece especial atenção é o mercado. Como as ações tendem a se estender por um longo período, muita coisa pode mudar. Manter um olhar atento sobre a economia, comportamento dos consumidores e a concorrência pode facilitar o reconhecimento de tendências que influenciam nos seus resultados.

10. Esteja aberto a mudanças

Muitas vezes, as pessoas que estão diretamente na execução das tarefas conseguem uma visão privilegiada e mais pontual sobre o trabalho. Reconhecer que o que foi planejado não oferece o sucesso desejado na prática, é essencial para que se possa corrigir os desvios e chegar aos objetivos.

Durante a implementação do plano de marketing, é inevitável que algumas mudanças ocorram. Se você não estiver disposto a ouvir a equipe / mercado, diagnosticar os problemas e ajustar os rumos, provavelmente, seu projeto irá falhar.

Certamente, esses passos que listamos não são um programa engessado ou uma receita certeira para implementar, com sucesso, seu plano de marketing. Entretanto, eles podem servir como uma boa orientação das atividades mais importantes para o seu trabalho. Seguindo essas etapas, você terá mais chance de obter sucesso! 

Adoraríamos conhecer a sua experiência na implementação do plano de marketing. Você acrescentaria algum item em nossa lista? Tem alguma dúvida? Discorda de algum ponto? Deixe seu comentário e participe!

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.