Origem dos mascotes olímpicos

Conheça a origem dos mascotes olímpicos e do logo Rio 2016

29 maio, 2016 6:13 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

A origem dos mascotes olímpicos se perde nos primórdios das Olimpíadas. Nem sempre eram as imagens em 3D caprichadas que conhecemos hoje. E quanto aos bonecos e pelúcias dos mascotes olímpicos… bom, o mundo era outro… não cabe a nós julgar a qualidade de alguns materiais empregados…

O importante era o espírito olímpico que se encerrava dentro de cada um desse mascotes olímpicos, mão é mesmo?

Veja a seguir alguns exemplos de mascotes olímpicos e, logo depois, como foram criados os logos dos jogos Paraolímpicos e das Olimpíadas do Rio.

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Saiba mais: Papel das mascotes de marcas famosas na construção da imagem

Origem dos mascotes olímpicos

Muitas desses mascotes, criadas para as olimpíadas, foram desenvolvidas em uma época que não era possível contar com o auxílio dos programas de imagem. Enjoy!

Schuss

1968 Olimpíadas de Inverno – Grenoble
Designer: Mme Lafargue

Origem dos mascotes olímpicos

El Jaguar Rojo de Chichen-Itza

1968 Olimpíadas – Cidade do México
Criação baseada em um trono em formato de onça vermelha, na pirâmide “El Castillo” em Chichen Itzá.

Origem dos mascotes olímpicos

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Waldi

1972 Olimpíadas – Munique
Designer: Otl Aicher
Cachorros da raça Dachshund são muito comuns na região da Bavaria e representa os atributos ideais de todo atleta: Resistência, Tenacidade e Agilidade.

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Schneemann

1976 Olimpíadas de Inverno – Innsbruck

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Amik

1976 Olimpíadas – Montréal
Designer: Yvon Laroche, Pierre-Yves Pelletier, Guy St-Arnaud and George Hue.
Representa um dos símbolos nacionais do Canadá.

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Roni

1980 Olimpíadas de Inverno – Lake Placid
Designer: Donald Moss
O rosto do guaxinim é uma referência as roupas, gorros e chapéus utilizados pelos competidores.

Origem dos mascotes olímpicos

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Misha

1980 Olimpíadas – Moscou
Designer: Victor Chizhikov

Origem dos mascotes olímpicos

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Vučko

1984 Olimpíadas de Inverno – Sarajevo
Designer: Joze Trobec

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Sam

1984 Olimpíadas – Los Angeles
Designer: Robert Moore (The Walt Disney Company)

Origem dos mascotes olímpicos

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Hidy and Howdy

1988 Olimpíadas de Inverno – Calgary
Designer: Sheila Scott
Representam a hospitalidade canadense.

Origem dos mascotes olímpicos

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Hodori and Hosuni

1988 Olimpíadas – Seul
Designer: Hyun Kim

Origem dos mascotes olímpicos

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Magique

1992 Olimpíadas de Inverno – Albertville
Designer: Philippe Mairesse
Representam a hospitalidade canadense.

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Cobi

1992 Olimpíadas – Barcelona
Designer: Javier Mariscal

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Håkon and Kristin

1994 Olimpíadas de Inverno – Lillehammer
Designer: Javier Mariscal

Origem dos mascotes olímpicos

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Izzy

1996 Olimpíadas – Atlanta
 Foi a primeira mascote foi feita em computador.

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Origem dos mascotes olímpicos

The Snowlets:
Sukki, Nokki, Lekki and Tsukki

1998 Olimpíadas de Inverno – Nagano

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Olly, Syd e Millie

2000 Olimpíadas – Sidney
Designer: Matthew Hatton

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Powder(a.k.a. Swifter), Copper(a.k.a. Higher) e Coal(a.k.a. Stronger)

2002 Olimpíadas de Inverno – Salt Lake City
Designer: Steve Small, Landor Associates and Publicis

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Athena and Phevos

2004 Olimpíadas – Atenas
Designer: Spyros Gogos

Origem dos mascotes olímpicos

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Neve and Gliz

2006 Olimpíadas de Inverno – Turin
Designer: Pedro Albuquerque 

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The Fuwa: Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, Nini

2008 Olimpíadas – Beijing

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Origem dos mascotes olímpicos

Miga, Quatchi, Sumi e Mukmuk

2010 Olimpíadas de Inverno – Vancouver
Designer: Meomi Design(a group of Vicki Wong and Michael Murphy)

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Lyo and Merly

2010 Olimpíadas da Juventude – Cingapura
Designer: Cubix International

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Wenlock e Mandeville

2012 Olimpíadas – Londres
Designer: Iris

Origem dos mascotes olímpicos

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(via)

Veja também: O que é um mascote e a importância de ter um na empresa

como criar um mascote

Na We Do Logos nossos designers estão capacitados para fazer logotipos, mascotes, folders e diversos outros materiais. Dê uma olhada em nosso portfólio e veja maos mascotes desenvolvidos para clientes satisfeitos: Portfólio Criativo We Do Logos.

Conheça o símbolo que representará os Jogos Paraolímpicos de 2016

Ok, você já conheceu a origem dos mascotes olímpicos. Mas e o logo das Paraolimpíadas, vocês conhcem? A marca que representará os Jogos Paraolímpicos de 2016 foi apresentada no Rio de janeiro ja faz algum tempo, você viu? O conceito utilizado na criação foi o “Espírito em Movimento”. O processo de criação durou cerca de dez meses. O símbolo foi formulado a sete chaves, a sala de criação era fechada e o acesso controlado através de leitura digital.

“Para que pudéssemos materializar a alma, usamos símbolos universais que aproximassem as pessoas: o espiral simboliza a superação, o infinito representa a energia traduzida na garra, e o coração é o centro vital de todo ser humano. Olhando de cima, você enxerga um coração em forma de espiral e infinito. É um coração que pulsa e vibra com cada atleta e com cada conquista”, explicou Fred Gelli, um dos criadores da marca e diretor da agência Tátil.

Origem dos mascotes olímpicos

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Origem dos mascotes olímpicos

Depois de saber tudo sobre a origem dos mascotes olímpicos e do logo das Paraolimpíadas, que tal conhecer o processo criativo do logo das olimpíadas do Rio?

Um de nossos clientes, o empreendedor Benjamin Bret, decidiu usar todas as vantagens da concorrência criativa para criar o logotipo de seu empresa, a Caixinha de Surpresas. E não se arrependeu! Confira seu depoimento:

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Veja mais: As vantagens de criar uma mascote para sua empresa

Processo de criação de logo – Olimpíadas Rio 2016

Se você se impressionou com a origem dos mascotes olímpicos e com o logo das Paraolimpíadas, é porque aiunda não viu nada…

Aqui vai um estudo de caso detalhado de como foi feito o branding Rio 2016. 139 agências estavam na briga para fazer a marca, mas foi a agência Tátil Design que ganhou a disputa, que foi feita por meio de concorrência criativa.

 

Desafio

O projeto dos sonhos

Imagine uma marca que já nasceu com um enorme desafio: representar a Paixão e a Transformação de uma cidade e de um país inteiro e projetá–las para o mundo. Uma marca que precisava expressar união. Inspirar superação e otimismo. Fugir dos clichês e ser, ao mesmo tempo, uma síntese que traduzisse o Rio de Janeiro como o endereço do maior evento esportivo do planeta em todos os lugares – entre cariocas, atletas e gente do mundo todo. Um projeto tão importante e desejado que conseguiu reunir 138 escritórios brasileiros de design e branding em torno do mesmo sonho: desenhar a marca que entraria para a história da nossa cidade e para a história dos Jogos Olímpicos.

Origem dos mascotes olímpicos

Processo criativo

Origem dos mascotes olímpicos

Processo criativo

Investigação, brainstorms, cocriação

O jeito tátil de construir marcas

Usando o design e o branding como ferramentas poderosas, a Tátil desenha ideias que conectam pessoas e marcas de uma maneira sustentável e geram experiências memoráveis. Acredita que, para manter relações sustentáveis com seus públicos, as marcas terão que assumir responsabilidades, contribuindo para a transformação do cenário em que vivemos hoje. Mais do que o design, mais do que a forma, cada marca precisa ter uma alma e um propósito.

origem de mascotes olimpico

Esboço

O Processo criativo

Reuniram uma equipe multidisciplinar no Rio e em São Paulo. Investigaram o universo da marca e suas edições anteriores, outras competições e eventos internacionais. Fizeram brainstormings para descobrir sua essência, seu propósito e como criar expressões e experiências relevantes. Mais de 40 pessoas participaram do processo, entre estrategistas, designers e redatores. As melhores referências eram trocadas e trabalhadas de forma coletiva. A marca final foi a mais cocriativa.

origens de mascote olímpico

Solução

Paixão e transformação

A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade. Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada. O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca.
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Logo

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Ambientação

Fonte: http://abduzeedo.com.br

E sua empresa, já tem um logotipo? Na We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina, você pode criar logo, folder, papelaria, site e diversos outros materiais de comunicação por um preço justo e muita qualidade. Funciona assim: faça seu pedido no site, escolha o prazo e quanto quer pagar e rapidamente já estará recebendo as primeiras opções de arte para pedir quantas alterações quiser. E se não gostar das opções, temos um compromisso total com sua satisfação ou seu dinheiro de volta em até 5 dias úteis!

Confira todas as vantagens de usar a We Do Logos em vez de gráficas ou agências de publicidade:

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We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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