nomes de mascotes criativos

Por que criar nomes de mascotes criativos para a minha empresa?

25 maio, 2017 12:03 am | Criado por | sem comentários | 7 meses

Ao longo dos anos, as empresas perceberam que poderiam se comunicar com o seu público-alvo por meio de uma linguagem mais atrativa: a partir da criação de mascotes.

Acontece que a execução desse planejamento não é tão simples quanto imaginamos. Afinal, esse personagem é a materialização dos valores de sua marca e, portanto, deve ser uma tradução personificada dessas qualidades.

Daí, a fundamental importância em criar nomes de mascotes criativos!

E, se você se encontra em uma etapa desta criação na qual falta criar os adereços e o nome certo para o seu personagem, convidamos você a seguir com a leitura deste post, onde falaremos da relevância em criar nomes de mascotes criativos e traremos também algumas dicas para atingir o resultado desejado.

Confira!

Saiba mais: 5 dicas para criar um bom mascote para empresa

O desafio em criar nomes de mascotes criativos

Como mencionamos, os nomes de mascotes são uma extensão daquilo que o personagem representa e como ele interage com o seu público-alvo, ajudando a posicionar a sua empresa no seu mercado de atuação.

Toda a criatividade, portanto, deve estar alinhada com o propósito de sua marca. Algo que pode render muitas vantagens para atrair e fidelizar clientes, bem como gerar um diferencial competitivo para o seu negócio, como:

1- A comunicação humanizada

Da mesma maneira que logos são idealizados para criar conexões sensitivas com o consumidor, o mascote vai além, humanizando o seu negócio para criar um relacionamento duradouro com o público-alvo.

Além disso, por meio de nomes de mascotes criativos, você também estabelece a personalidade desse personagem, ajudando a tornar tangíveis os valores de sua empresa que não são facilmente expostos nos serviços prestados ou no seu portfólio de produtos.

Veja também: 5 dicas para criar um bom mascote para empresa

2- A diferenciação com uma comunicação simbólica

A criação de mascotes ajuda a expor a marca de diferentes maneiras. Uma delas é a possibilidade de retratar diferentes momentos de sua empresa, com uma atuação que pode ser impressa on-line e até presencial.

Assim, dá para usar mascotes em eventos, para divulgar produtos, interagir com os consumidores nas redes sociais ou mesmo apresentar novidades da empresa, tornando-se um de seus porta-vozes.

Confira: O que é um mascote e a importância de ter um na empresa

3- Gera facilidade para contar histórias e cativar o consumidor

Vale lembrar que, hoje em dia, o storytelling está em alta e, com nomes de mascotes criativos, você tem um personagem cativante que pode ajudar a expor a sua marca de múltiplas maneiras.

Sem falar que há a possibilidade de contar histórias lúdicas, interativas e cativantes para manter a sua marca em evidência e, ainda, oferecer ao consumidor novas formas de se relacionar com os seus produtos e serviços.

Por isso, além do nome, é importante pensar em detalhes a respeito da personalidade e características de sua mascote.

Veja mais: As vantagens de criar uma mascote para sua empresa

Dicas para criar nomes de mascotes criativos

Com base no que vimos até aqui, os nomes de mascotes criativos têm ampla participação na maneira como o público vai absorver a novidade.

Por isso, selecionamos algumas dicas para elaborar um nome atrativo e que ajude a impactar o interesse do consumidor:

  • Alinhe o nome aos seus valores: em primeiro lugar, a mascote deve ter a ver com o mote da empresa ou os valores que ela deseja exprimir para seus clientes. Assim, o nome deve seguir por esse mesmo caminho.
  • Emocione: para criar uma relação com o consumidor é importante trabalhar as emoções e, por meio de nomes de mascotes criativos, você pode ajudar a reforçar a sua marca na percepção do consumidor — seja resgatando memórias da infância, remetendo a sensações alegres etc.
  • Trabalhe de acordo com o perfil do consumidor: mascotes não são criações exclusivas para o público infantil. Por isso, trabalhe de maneira que seus personagens cativem, principalmente, o seu público-alvo.

Confira também: 10 dicas para criar nomes de mascotes para empresas

5 exemplos e mascotes criativos criados on-line

Se você quer saber como criar nomes de mascotes, é porque ou já tem ou pretende criar uma mascote para seu negócio.

Confira 5 modelos de mascotes criados em um projeto da We Do Logos para a empresa Provedor Universal, do ramo de ciência e tecnologia.

Note como o mascote se alinha com a ideia de inovação e tem uma aparência futurista, que combina com as atividades comerciais dessa organização.

Este projeto recebeu 38 opções de mascotes, enviadas por 16 designers diferentes. Veja 5 delas e avalie sua qualidade.

nomes de mascotes criativos nomes de mascotes criativos nomes de mascotes criativos nomes de mascotes criativos nomes de mascotes criativos

Para conhecer outras opções de mascotes que participaram desta concorrência criativa, acesse este link: Criação de Mascote Ciência e Tecnologia.

Leia mais: Papel das mascotes de marcas famosas na construção da imagem

Se você precisa criar nomes para empresa, mascotes, slogans, logotipos e diversos outros materiais de comunicação e marketing com qualidade, agilidade e por um preço justo, pode contar com a We Do Logos.

como criar um mascote

Você envia seu pedido de material para o site e em 24 horas já está recebendo dezenas de opções e artes para escolher a melhor para o seu negócio.

Saiba mais sobre a We Do Logos:

E então, deu para sentir um pouquinho a importância de criar nomes de mascotes criativos para expor a sua marca com mais qualidade? Agora, caso você já trabalhe com esses personagens para divulgar o seu negócio, compartilhe conosco os nomes deles para ampliarmos a discussão sobre o tema e trazermos boas ideias aos nossos leitores!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.