Como estabelecer métricas de marketing para otimizar suas despesas

Se você é um investidor apostando na divulgação de seu negócio sem utilizar nehum tipo de métrica ou análise de marketing, isso quer dizer que sua empresa está voando às cegas.

As métricas de marketing, quando aplicadas corretamente, são a fonte de informações e conhecimento necessário para tomadas de decisões assertivas e planejamentos estratégicos mais eficazes.

Para traçar planos de ação, analisar resultados, identificar tendências de mercado e de comportamento, o profissional de marketing precisa de conhecimento. E esse conhecimento se dá pela análise de dados e interpretação de padrões, o que requer o emprego de métricas precisas e claras.

A análise sistêmica de dados e métricas e a investigação quantitativa são a chave de qualquer conhecimento aplicável como base para definir as ações de marketing e mensurar os seus resultados.

Como estabelecer métricas de marketing

Métricas são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, uma dinâmica ou uma característica.

Indicadores como, a análise de rentabilidade de um produto, conversão de cliques em vendas, a taxa de churn, o grau de satisfação de clientes, o volume de vendas com e sem promoção, o break even point, entre tanto outros, podem e devem ser mapeados e analisados pela área de marketing.

Para isso, existem muitas ferramentas de quantificação de variáveis e apoio analítico que facilitam a tomada de decisão e a análise de resultados, melhorando o alinhamento da área de marketing junto às estratégias empresariais.

Quanto mais os profissionais de marketing passarem a quantificar suas ações e resultados, a ponto de mostrarem um retorno positivo e mensurável, mais a área ganhará credibilidade e destaque junto à cúpula das organizações.

O investimento em marketing só faz sentido quando gera resultados

As empresas quando investem em marketing querem ver resultados práticos e isso não se mostra com interpretações subjetivas. Sendo assim, o uso de métricas de marketing e análise de indicadores pode ser a bússola para guiar os caminhos de qualquer negócio.

Dica importante!

Interessado em como fazer sua empresa crescer? Aposte na We Do Logos. Nós temos todas as soluções de design que você precisa. Faça sua identidade visual, logomarca e todos os seus materiais de divulgação com os melhores profissionais do mercado.

métricas de marketing