Como criar um nome para blog

Como criar um nome para blog que bombe na internet?

15 abril, 2016 10:02 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Saber como criar um nome para blog é uma arte que envolve talento, sensibilidade, muito conhecimento de marketing digital e SEO, entre outras competências. Definir seu público, posicionamento e ter boas ideias são outras atividades que vão fazer a diferença na maneira de como criar o nome para blog.

E se o seu objetivo for saber como criar nomes para blogs femininos, aí o desafio é ainda maior. Por quê? Porque além de haver uma grande proliferação de blogs femininos de qualidade, o que restringe um bom número de nomes criativos que já foram usados, o universo feminino é uma realidade muito especial, dominado por poucos…

Como criar um nome para blog

Confira: Dicas de nomes para lojas de roupas femininas

Antes de falarmos em como criar um nome para blog, vamos lembrar de um detalhe importante: não adianta nada criar um nome muito bem escolhido e cheio de qualidades se a identidade visual de seu blog for sofrível… Principalmente quando se trata do público feminino. As mulheres, isso é comprovado cientificamente, conseguem enxergar um número maior de tonalidades de cores que os homens, além de prestarem atenção em cada detalhe!

Faça a seguinte comparação: imagine que você soube de um restaurante superlegal, com um nome que te deixou muito curioso para conhecer o lugar. Quando chega lá, decepção: o visual é horrível, o logo é péssimo e a identidade visual te faz perder a fome…

Uma empresa que percebeu a importância da identidade visual em seu ponto de venda foi nosso cliente, o restaurante Point do Macarrão. Assim que investiram em design de marca, suas vendas aumentaram! Confira este CASE de Sucesso: Point do Macarrão.

Da mesma forma, seu blog precisa muito mais que um nome legal, ele precisa também de muito capricho no visual e no layout. Afinal, como dizia o poeta: beleza é fundamental!

Bom, depois deste alerta, vamos às nossas dicas de como criar o nome para blog.

Como criar um nome para blog que se destaque

Como dissemos, você deve explorar 2 vertentes: uma de posicionamento de marketing e outra de SEO, isto é: escolher um nome que seja otimizado nos sites de busca, mais fácil de achar. Vamos começar por aí.

Como criar um nome para blog com ajuda do SEO

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization. Por meio dele é possível otimizar seu blog para que seja achado mais facilmente pelos usuários.

Para isso, é preciso descobrir as palavras-chave mais usadas pelo seu público e colocá-las de uma forma especial em seu site, seguindo certas técnicas.

Com o uso de ferramentas disponíveis na web, como o Google Analytcs ou o planejador de palavras-chave do Google, especialistas podem achar as palavras mais adequadas para fazerem parte do nome de sua empresa.

Saiba mais: Top 9 desculpas esfarrapadas para não fazer SEO.

Mas é claro que você não pode levar apenas este critério em consideração. Será preciso fazer um balanço estre estas palavras e os conceitos de posicionamento e diferenciais de sua empresa.

Antes de prosseguir com nossas dicas, confira alguns exemplos de nomes criados para blogs por nossa equipe de redatores. Neste caso foram enviadas 201 sugestões de nomes para um blog de educação e cursos por 26 de nossos redatores.

Definindo seu público e posicionamento

Como dissemos, não tem como criar um nome para blog sem conhecer bem seu negócio, seu posicionamento e diferenciais.

Portanto, tenha esses conceitos bem claros, defina o posicionamento que quer ocupar na mente de seus clientes e o diferencial que faz seu blog ser o preferido do seu público.

Um segredo quando se trata de blogs é a criação de personas. Você precisa imaginar um visitante típico de seu blog, dar um nome para ele, um lugar onde mora, suas manias e vontades. Baseado neste personagem, você saberá como criar um nome para blog com muito mais precisão e eficiência, atingindo em cheio o gosto dos usuários.

Veja também: Veja como criar um slogan para o seu blog.

Checklist: 15 boas características em um nome de blog

Agora que você sabe quais as palavras-chave que seu público mais procura e também já o conhece bem melhor (até pelo sabe seu nome… ), é hora de aplicar tudo que aprendeu sobre como criar um nome para blog. Atente para os seguintes detalhes:

  1. O nome deve ser único e original.
  2. Evite nomes longos.
  3. Pesquisa tendências de nomes dos concorrentes, mas nunca imite ninguém!
  4. Cuidado com nomes que tem significados estranhos em outras línguas.
  5. O nome tem que ser fácil de pronunciar.
  6. E mais fácil ainda de digitar.
  7. Esqueça nomes parecidos com nomes de marcas famosas, mesma de outras áreas.
  8. Fique atento para nomes de duplo sentido ao serem digitados sem espaço.
  9. O nome deve ser fácil de entender.
  10. Esqueça seu gosto pessoal, você deve agradar seu público-alvo!
  11. Pesquise na internet e no INPI se o nome já existe.
  12. Reflita seu posicionamento nesse nome.
  13. Reforce seu diferencial.
  14. Use a linguagem do seu público.
  15. Assim que escolher o nome, registre sua marca!

Confira: Como funciona o Registro de Marca?

Como criar um nome para blog

Como criar nomes de blogs femininos

Nossa, tremendo desafio! Afinal, dizem os estudiosos, ninguém até hoje conseguiu decifrar a alma feminina!

Na verdade, o importante para criar nomes para blogs femininos é fugir de estereótipos e saber usar as técnicas de marketing e SEO que descrevemos acima, só que com muito mais sutileza e atenção.

Todos dizem que duas cabeças pensam melhor do que uma. Nesse caso, vamos combinar que várias cabeças serão melhores ainda. E já que é para pensar em como criar nomes de blogs femininos, sua equipe deve contar com uma boa quantidade de mulheres para encontrarem um nome bacana, que seja, de um lado, mercadologicamente acertado e, de outro, fácil de ser encontrado pelos mecanismos de busca. Mas acima de tudo: extremamente feminino!

Inspire-se: 10 exemplos de layout para blogs femininos

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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