como fazer um logo para blog

Veja como fazer um logo para blog e virar sucesso na web

13 setembro, 2017 9:24 pm | Criado por | sem comentários | 2 semanas

Essencial na construção da imagem de qualquer marca, o logo é o elemento que difere o seu negócio daqueles já existentes no mercado. Portanto, saber como fazer um logo para blog, será fundamental em seu projeto.

Para ter um logotipo que represente exatamente a sua marca, primeiramente é necessário entender qual o seu público-alvo.

Além disso, seguir algumas dicas básicas de como se inspirar em referências de empresas do mesmo nicho, elaborar um layout sem exagero de informações, pesquisar tendências e adequar cores e tipografias são maneiras de como fazer um logotipo para blog que chame a atenção dos leitores de suas postagens.

Saiba mais: Nomes para blogs femininos: inspire-se para criar o seu

5 dicas de como fazer um logo para blog

Quer aprender como fazer um logo para blog e não sabe por onde começar? Separamos algumas dicas para facilitar a criação e ter um logotipo que se destaque na rede.

1- Simplicidade

Para dar o primeiro passo em sua criação de logo para blog, é necessário entender que ele representa o seu negócio e deve ser criado da maneira mais simples possível. Não há como fazer um logo para blog com excesso de detalhes. O exagero de informações e cores podem transmitir o efeito contrário ao desejado.

Ninguém quer passar a imagem de um blog desorganizado e confuso para os leitores, não é mesmo?

Por isso, é necessário que o logo seja harmônico e que não gere conflito visual. Optar por uma fonte de fácil leitura também é uma maneira de ter um logo que se adapte facilmente ao layout do seu blog.

O ditado de que “menos é sempre mais”’ se encaixa perfeitamente aqui. Evite a criação de uma imagem poluída e que confunda o leitor de seu blog.

Veja também: Saiba como criar a identidade visual de seu blog em quatro passos

2- Seja original

Como fazer um logo para blog? Não dixe de fazer uma pesquisa na internet e separar referências que mais lhe agradam. Esta é uma ótima maneira de se inspirar para criar seu logo para blog.

Liste exemplos de logotipos que tenham semelhanças com o seu negócio e também aqueles que causam uma boa impressão logo de cara.

Desta forma, será possível abrir a mente para novas ideias até chegar no modelo que representa exatamente a sua marca.

3- De olho nos concorrentes

Existem muitos blogs com o mesmo nicho do seu negócio na web? Aproveite para analisar os logos dessas empresas.

Explore itens como cores, formas, tipografias e tente ao máximo criar um logo original e que se diferencie de todos os já vistos na internet.

Dessa forma, será muito mais fácil compreender como fazer um logo para blog e alcançar os melhores resultados.

4- Pesquise tendências

O próximo passo de como fazer um logotipo para blog é ficar por dentro das últimas tendências no mundo do design. Como a área vive em atualização constante, e o que já esteve em alta um dia pode não estar atualmente.

Atente-se em se inspirar em desenhos que tenham a ver com a identidade visual de sua marca. Tenha em mente a mensagem que deseja passar com o seu logo e que realmente representa o seu blog.

Confira: Crie um cartão de visitas para o seu blog de maneira prática

5- Tipografia e cores

Após juntar algumas ideias, chegou a hora de pensar na tipografia e nas cores do seu logo.

Para chegar na fonte ideal para o seu logotipo, é ideal se basear de acordo com o tipo de seu negócio, principalmente por conta do uso de serifas (prolongamentos nos cantos da letra).

Blogs que tratam de assuntos descontraídos e que possuem um lado mais moderno, por exemplo, devem evitar o uso de serifas. Já negócios que abordam temas mais sérios ou que possuem um layout mais clássico podem utilizar este tipo de fonte.

Fontes muito exageradas devem ser evitadas, sendo o blog mais descolado ou não.

Logo após a definição da fonte, será possível aplicar as cores em seu logo.

Apesar de ser um assunto que pode acabar envolvendo o gosto pessoal de cada um, o ideal é que seja feito um estudo do significado das cores para que o logotipo represente exatamente o seu blog.

Já parou para pensar em o quanto as cores têm o poder de criar sensações e mexer com os sentimentos?

O McDonald’s, por exemplo, é um excelente exemplo de como as cores influenciam no consumidor final. Tons como o vermelho remetem à alimentação, e o amarelo leva as crianças a lembrarem de seus brinquedos.

Não deixe de pesquisar o significado das cores para deixar seu logo com a cara de sua marca.

Veja mais: Como criar um blog corporativo sem cometer erros

Precisando criar um logo para seu blog com rapidez, qualidade e preço justo? Pode contar com a We Do Logos.

Você faz seu pedido de logotipo ou outros materiais de comunicação no site e logo estará recebendo diversas sugestões de artes para analisar, pedir ajustas e quantas alterações quiser, até selecionar a melhor de todas para divulgar o seu blog ou o seu negócio.

Conheça mais motivos para usar a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.