GUIA PRÁTICO: Como escolher nome fantasia para empresa

O nome fantasia para empresa é uma das primeiras coisas que o empreendedor pensa quando vai abrir o próprio negócio. Você sabe como criar um nome expressivo, diferenciado e fácil de memorizar?

Esse é um detalhe extremamente importante que, quando aliado à identidade visual e às estratégias de marketing, contribui muito para o sucesso do investimento. Afinal, a ideia é exatamente engajar pessoas.

Na hora de escolher o nome da sua empresa, o fato de despertar no público o desejo ou a curiosidade de conhecer a sua loja ou adquirir o seu produto deve ser considerado com a máxima atenção.

Além disso, a sua opção precisa representar a sua própria identidade e isso também é uma decisão estratégica, pois vai se refletir na maneira como você será visto no mercado futuramente. Pensando nisso, nós preparamos este artigo para esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto e dar dicas para ajudar você nessa missão!

Acompanhe!

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2. Nome fantasia para empresa e razão social: as diferenças

O nome fantasia é aquele que é divulgado publicamente, ou seja, com ele você vai desenvolver toda a parte de identidade visual, marketing, logística, tudo. Ele vai ficar estampado na fachada da sua loja, em banners, outdoors, cartões de visita, impressos em geral, cabeçalho do site, perfis nas redes sociais e muitos outros canais de comunicação.

A razão social é o registro da pessoa jurídica: aparece na nota fiscal como nome principal e é registrado nos órgãos do governo, junta comercial, cartório e outros. Assim como o endereço completo e o número de CNPJ da empresa, ela representa as informações básicas que serão requeridas sempre que houver algum tipo de contratação, abertura de conta, empréstimo ou outra formalidade.

3. Passo a passo para escolher nome fantasia para a sua empresa

3.1. Reflita sobre o significado do nome

A primeira coisa que você deve pensar quando for escolher o nome fantasia para a sua empresa é no significado que ele possui. Muitas vezes, as palavras soltas têm um significado legal mas, quando colocadas no meio de outras, ficam pouco atraentes para o comércio.

Além disso, é importante que o nome carregue a personalidade do seu negócio. Nesse sentido, ele pode ter relação direta com a área de atuação da sua empresa, com a história do surgimento do negócio — ou com você e seus associados. O ideal é que tenha um grau de afinidade com o que a empresa tem para oferecer.

3.2. Conheça bem o público-alvo

Para fazer uma boa escolha é essencial pensar no público-alvo. Por exemplo, se os seus clientes são jovens antenados com as tendências, você pode se basear em uma expressão que seja conhecida deles.

Se o seu consumidor em potencial é um profissional de tecnologia, é interessante usar algum termo da área que seja facilmente identificado por alguém com experiência no assunto. Por outro lado, um público mais sério e mais maduro precisa se identificar com esse perfil tradicional de modo que se sinta realmente interessado no que a empresa tem de melhor.

Não existe nome certo ou errado. Basicamente, o que você precisa fazer é escolher aquele com o qual o público se identificará.

3.3. Não seja regional demais

Ser relativamente específico na definição desse nome pode ser benéfico de certa maneira, mas ser “local” demais pode limitar a atuação do seu negócio. Imagine, por exemplo, que você escolha como nome fantasia da empresa uma expressão que é muito conhecida na cidade em que você atua.

Essa expressão, entretanto, só é conhecida entre os moradores locais. Embora faça sentido para quem está por perto, pessoas de outras cidades (ou países, caso seu negócio cresça a nível internacional) não entenderão o nome — ou, no mínimo, não serão influenciadas por ele.

Outro erro é adotar o nome da cidade como fantasia. Isso limita muito a atuação física do investimento, o que é bastante prejudicial para o negócio. É sempre bom ter um pensamento positivo e considerar que você pode expandir a sua empresa e abrir novas filiais em outras cidades.

Por isso, evite ser local ou específico demais porque isso diminui relativamente a abrangência do negócio e prejudica a atração primária de novos clientes.

3.4. Verifique a disponibilidade de registro do nome fantasia

Uma das ações mais importantes é registrar o nome fantasia. Esse cadastro impede que duas organizações tenham o mesmo nome ou que algum concorrente use a sua identidade para se beneficiar — do contrário, qualquer refrigerante poderia se chamar “Coca-Cola”, por exemplo.

Para fazer isso, é necessário pesquisar se o nome escolhido está disponível para registro na Junta Comercial (consulte o endereço do site de acordo com o seu Estado) e também no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Da mesma forma, é fundamental que você acesse o site do Registro Br para consultar a disponibilidade do endereço do seu site que, preferencialmente, deve ser o mesmo do nome fantasia — mesmo que você não pense em fazer um agora ou acredite que jamais vai precisar. Sabe por quê?

Suponhamos que a sua empresa seja um sucesso e que você decida expandir os negócios para o ambiente virtual. Um belo dia, você encomenda o seu site e descobre que aquele endereço já tem um proprietário…

Resultado: você perde. Em todo caso, você deve fazer o registro o mais rápido possível, antes que alguém tenha a mesma ideia que você e chegue primeiro.

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3.5. Prefira ir direto ao ponto

Nomes muito complexos ou extensos demais não funcionam tão bem. Aposte em nomes mais curtos, diretos, que causem impacto. Além de prejudicar a criação de um logotipo e de uma identidade visual atrativa, um nome fantasia de empresa muito grande não é bem aceito e tem menos chances de permanecer na memória do consumidor.

Por isso, procure criar um nome forte e objetivo, ou seja, que diga muito em poucas palavras. Uma frase de até três palavras é o ideal, pois a pronúncia fica mais fácil e o entendimento é rápido.

3.6. Tenha cuidado com modismos

Aproveitar uma tendência de mercado ou um bordão que está na moda para criar um nome fantasia para empresa pode parecer muito tentador. Acontece que isso pode se transformar em um problema, pois aquela palavra ou frase deixa de fazer sentido com o tempo.

Assim, é muito importante tomar cuidado antes de adotar palavras populares ou que possuem efeitos temporários. Como a expressão vai cair rapidamente em desuso, seu negócio pode perder aquele glamour que conseguiu conquistar na época em que ela estava na boca do povo.

3.7. Invista em um nome realmente inovador

De acordo com a sua área de atuação é possível que você encontre, pelo menos, uma dezena de negócios que possuem nomes iguais ou parecidos com o seu, pois os proprietários se basearam no mesmo elemento.

O uso do senso comum é algo natural e, embora possa parecer o caminho mais fácil, não permite que seu negócio tenha realmente uma identidade forte. Por isso, é muito importante investir na criatividade na hora de escolher o nome fantasia para empresa.

Mapeie os objetivos estratégicos, as metas, a missão e os valores da sua empresa. Faça combinações e modificações até encontrar o nome perfeito.

3.8. Peça a opinião de outras pessoas

Você já ouviu falar em brainstorming? Essa técnica consiste em reunir algumas pessoas para provocar uma espécie de tempestade de ideias. Ou seja, nesse encontro você pode ouvir a sugestão de várias pessoas com pensamentos e culturas diferentes.

O ideal é marcar uma reunião com a sua equipe de trabalho, sócios ou mesmo amigos, apresentar o projeto e ouvir a opinião de todos. Leve em consideração o fato de que nenhuma opinião é ruim ou errada, mas apenas um ponto de vista que vai ajudar você a perceber outras possibilidades.

3.9. Consulte especialistas

Se você está sobrecarregado com tantas responsabilidades e não tem tempo para fazer pesquisas, estudar o mercado, mapear o perfil do público-alvo e consultar a opinião das pessoas, fique atento a essa dica!

Uma solução prática, rápida e eficiente é delegar essa tarefa para uma empresa especializada em criar o nome fantasia ideal para a sua empresa. Nesse caso, você só vai ter o trabalho de escolher o plano que quer assinar.

As alternativas são diversas: primeiro modelo entregue em poucas horas após o pedido, direito de revisões ilimitadas, garantia de devolução, opção de escolher o nível de profissionalismo do designer, entre outras.

Além disso, é possível encomendar logotipo, cartões de visitas e materiais de papelaria. Todo material impresso pode ser personalizado com a identidade visual da sua empresa, um recurso fundamental para que você conquiste o reconhecimento do seu público e divulgue a personalidade da sua marca.

Como você viu, encontrar o nome fantasia para empresa perfeito para o seu negócio exige tempo e dedicação. Esse é o momento de fazer um planejamento estratégico e estudar todas as possibilidades antes de partir para a ação!

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