nome para studio de pilates

Como criar nome para studio de pilates em 6 passos

9 janeiro, 2018 10:19 pm | Criado por | sem comentários | 1 semana

Equilíbrio, concentração, controle, bem-estar. São diversas as vantagens para aqueles que praticam o pilates, seja para manter a forma, praticar uma atividade física regular ou mesmo por recomendação médica.

O sucesso do pilates no Brasil está conquistando cada vez mais adeptos e, por isso mesmo, se tornando uma excelente opção para profissionais dessa área que querem abrir seu próprio negócio e enfrentar os desafios do empreendedorismo.

Mas além de tudo que é preciso fazer para abrir um negócio, como registros e papeladas, tirar CNPJ, procurar um local para se instalar, pensar no design da fachada e comprar equipamentos, por exemplo, existe um outro desafio: criar um nome para studio de pilates.

Se você está em dúvida de como criar o nome de sua empresa, pode relaxar: criamos um roteiro que vai ajudar você a criar o nome de seu studio de pilates com muito mais facilidade do que você imagina.

Passo a passo para criar nome para studio de pilates

1- Defina claramente quem são seus clientes

O que muitos empresários não entendem é que definir quem serão seus clientes não significa dizer: homens e mulheres entre 12 e 65 anos. Isso não diz nada, porque corresponde a uns 80% da população brasileira.

Na verdade, pense em fatos mais objetivos: meu studio vai focar no pessoal do bairro? Tenho uma rede de contatos com ortopedistas que podem me indicar? Ou na verdade você sabe que tem uma faculdade próxima e quer focar nesses estudantes?

São critérios mais claros como esses que você deve usar quando está começando. Então, faça a lição de casa e pense com carinho: que grupo de pessoas com características semelhantes eu posso focar para serem meus clientes?

Pode ser mais de um grupo: crianças, adolescentes, mulheres querendo entrar em forma, homens que querem se manter ativos, mas não gostam de academias. Defina isso claramente antes de prosseguir.

2- Determine um diferencial: o que você faz de melhor

Localização ideal, amplo estacionamento, visual incrível, equipamentos de ponta, professores de altíssimo nível, atendimento ao cliente de dar inveja.

Eleja qual é o principal atrativo de seu estabelecimento, só assim você poderá começar a pensar no nome para studio de pilates que reflita esse posicionamento.

3- Pesquise a concorrência

Este passo tem dois objetivos:

  • Pesquisar as tendências no mercado em que quer atuar para saber o tipo de nomes que usam.
  • Evitar perder tempo considerando nomes que já existem, ou que sejam muito parecidos com eles.

4- Pesquisar outras áreas semelhantes

Neste caso, o objetivo é se inspirar, abrir a mente e entender melhor como as empresas usam as palavras para construir os nomes de seus negócios.

Este tipo de exercício exploratório é muito importante para abrir o leque e ajuda muito a criar nomes criativos para empresas, ao mostrar caminhos diferentes.

5- Faça um brainstorming

Brainstorming é uma técnica para geração de ideias muito usada na criação de slogans e de nomes para empresas.

Consiste em duas reuniões, preferencialmente realizadas em dias diferentes, um seguido do outro.

Na primeira reunião, chame de 6 a 10 pessoas de sua equipe e outras que considere que podem dar sugestões legais. O objetivo é reunir o maior número possível de ideias, por isso, é proibido criticar as sugestões dos outros, evitando tolher a criatividade.

Os nomes são todos anotados em um quadro ou flip chart e, depois de umas duas horas, a primeira etapa está encerrada. O ideal é ter, no mínimo, umas 20 ou 30 sugestões de nomes para studio de pilates, quanto mais, melhor.

Na segunda reunião, depois de refletirem um tempo sozinhos sobre os nomes no intervalo entre as duas reuniões, os integrantes do grupo e reúne novamente e, aí sim, começam a escolher quais os melhores nomes e quais devem ser descartados.

Pode ser que nessa nova reunião mais nomes surjam, não há problema. O importante é definir uma lista de 3 ou 4 nomes no máximo, ao final de umas 2 horas, como sendo os nomes para studio de pilates mais indicados para as características do seu negócio.

6- Teste o nome com amigos e possíveis clientes

Com estas 3 ou 4 ideias selecionadas, é hora de validar o nome para studio de pilates com pessoas que tenham perfil para serem seus clientes e ver o que eles acham.

Caso nenhum deles agrade, talvez seja necessário repetir o processo, ou usar um site de concorrência criativa, onde você faz um briefing sobre o tipo de nome que deseja para seu negócio e recebe sugestões de dezenas de redatores, até escolher uma que seja a ideal para o seu negócio.

Veja alguns exemplos de nome para studio de pilates:

  • Alto Leblon Studio Pilates
  • Studio Foco Pilates e Estética
  • Studio Claudia Couto Pilates
  • Domo Pilates Studio
  • Pilates Urbano
  • Studio Pilates
  • Anne Paulsen Pilates
  • Pilates com Dança
  • Qualivita Studio Pilates
  • Bem Estar Studio Pilates

Que achou dessa seleção, inspiradora? Então não perca tempo e comece a pensar no nome para seu studio de pilates agora mesmo!

Entenda mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.