nomes criativos para empresas

Descubra o segredo para criar nomes criativos para empresas

13 junho, 2017 1:34 pm | Criado por | sem comentários | 6 meses

É claro que a documentação burocrática e todo o planejamento de viabilidade tomam tempo e dinheiro, ao montar um negócio novo. Mas é fato que os nomes criativos para empresas têm tudo para ser um dos empecilhos mais demorados de se elaborar.

Afinal, de onde tirar uma ideia de nome para seu negócio?

Isso porque as suas boas ideias ora esbarram em nomes já usados no mercado ou em pronúncias difíceis e, até mesmo, em modismos que não vão ajudar a fixar a sua marca.

No entanto, não há com o que se preocupar, pois este post foi idealizado para que você tenha em mãos dicas essenciais para elaborar nomes criativos para empresas!

Saiba mais: Dicas para criar nomes criativos para empresas

Nomes criativos para empresas: 5 regras práticas

Um nome diz muito sobre o seu negócio. Por isso, é muito importante investir um bom tempo nessa tarefa de escolha, para encontrar aquele nome diferenciado que vai fazer seu público se identificar com sua empresas, entender a sua proposta de valor e atrair muito mais clientes.

Veja as 5 dicas:

1- Conheça o seu negócio

Muitos empreendedores não sabem o valor que o seu negócio pode trazer para o seu público. E esse pode ser o caminho mais fácil para solucionar o problema de desenvolver nomes criativos para empresas.

Afinal, ao idealizar o seu empreendimento, você tinha uma visão, uma solução para ajudar as pessoas a resolverem algum problema e o público que você gostaria de beneficiar com os seus produtos e serviços, certo?

Por isso, resgate o conceito que deu origem a tudo e redescubra como, a partir dele, é possível pensar em diversos nomes criativos para empresas!

Veja também: Nomes criativos para loja: descubra onde achar!

2- Pense diferente

É fato inegável que existem milhões de empresas no Brasil e um número elevadíssimo delas no seu setor de atuação. Mas este tipo de desafio aos empreendedores, essa enorme concorrência, não impede que você busque soluções diferenciadas para conceber o nome de sua empresa.

Dessa maneira, experimente pensar em nomes criativos para empresas com base nos seguintes aspectos:

  • Ramo de atuação: comece a comparar, a analisar e a ligar os nomes do seu setor de atuação.
  • Região: o seu negócio é mais local ou se encontra em uma área de grande popularidade — como em pontos turísticos? Caso sim, experimente combinar nomes nesse sentido, fazendo alusão a esta localização especial.
  • Solução: o que você oferece pode servir como chamada atrativa para o seu negócio (como funciona para o Rei da Pamonha, por exemplo)? Avalie essa possibilidade e aproxime a sua solução do nome criativo de sua empresa.

Confira: Por que criar nomes de mascotes criativos para a minha empresa?

3- Seja objetivo

Além de comparar nomes e soluções, uma boa ideia pode ser manter o foco na simplicidade e objetividade.

Dessa maneira, você ganha o público pela facilidade em memorizar o seu nome e se posicionar mai facilmente no mercado. Vale pensar, também, que nomes longos e complexos podem ir para o lado da objetividade com abreviações e siglas. Pode funcionar!

Inspiração: 30 incríveis sugestões de nomes diferentes para empresas

4- Pesquise e peça opiniões

De nada adianta pensar em diversos nomes criativos para empresas se você não conta com alguém para avaliar as suas ideias e te auxiliar nesse momento.

Por isso, além de pesquisar exaustivamente, testar possibilidades, identificar se os nomes pensados já não estão em utilização e se o nome tem tudo para grudar na lembrança do consumidor, que tal se reunir com amigos e familiares para testarem as suas ideias?

Pode servir tanto como um feedback coletivo como um grande brainstorming para trabalhar as ideias e conceitos aplicados em outras soluções. Sem falar que outras opiniões são determinantes para verificar se você está seguindo pelo caminho certo.

Veja mais: Dicas e exemplos de nomes de lanchonetes engraçados

5- Não se limite ao criar nomes criativos para empresas

É importante ressaltar que, ao pensar em nomes criativos para empresas, você não está apenas seguindo uma cartilha para nomear um empreendimento: você está dando a identidade da sua empresa, a maneira como ela será conhecida pelo público.

Por isso, é importante que você saiba exatamente a razão de sua empresa existir e o DNA que corre em suas veias. Assim, fica mais fácil elaborar sugestões que tenham a ver com a sua empresa, e não de algo que se trata apenas de um gracioso trocadilho, que pode fazer todo sentido para você, mas não combinar com o gosto de seus clientes.

Experimente se aprofundar no mercado, converse com o seu público-alvo e avalie todas as dores e desafios que ele encontra — e como a sua empresa pode ser o diferencial.

Já pensou em fazer uma pesquisa online pedindo sugestões de nomes para sua marca?

Assim, você vai perceber que nomes criativos para empresas nada mais são do que a exata tradução daquilo que você pode oferecer aos seus clientes!

DICA: Inspire-se em nomes de marcas de roupas famosas e crie a sua

Sua empresa está precisando de um nome, slogan, logotipo ou criar materiais de divulgação como banners digitaiscartões de visitafolders e muitos outros, com qualidade e um preço justo, pode contar com a We Do Logos.

Você se cadastra no site, faz seu pedido de material de branding, marketing ou design, já definindo um preço e um prazo de entrega, e em 24 horas começa a receber as primeiras opções, para dar sua opinião, pedir ajustes e solicitar quantas alterações quiser.

Depois, é só escolher e melhor de todas para usar em seu negócio.

Saiba mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.