nomes criativos para loja

Nomes criativos para loja: descubra onde achar!

26 novembro, 2016 12:48 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Se você está montando um empreendimento, com certeza já ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio. Para o comércio, isso não é diferente.

E essa publicidade que atrai os clientes começa logo nas primeiras impressões que se manifestam através da fachada e do próprio nome, elementos que compõem a identidade visual e corporativa. Por isso, escolher nomes criativos para loja é uma não só de ter um empreendimento bacana, mas também de começar dessa forma a primeira forma de propaganda.

É claro que a possibilidade de escolher vai variar bastante de acordo com o escopo do seu negócio, mas todos os setores podem ser trabalhados com cuidado para que seja possível pensar em nomes criativos para loja. Fontes de inspiração não faltam – basta saber onde procurar.

Confira a lista com cinco fontes de nomes criativos para loja e batize seu estabelecimento com a escolha que mais tem a ver com o seu negócio e com o seu público.

16 - eBook-Como-criar-nome-ideal-para-negocio-CTABlog

Veja também: 7 dicas de nomes para empresa: como escolher, o que evitar?

Cinco fontes de nomes criativos para loja

Nada mais comum que se inspirar em diversas fontes para encontra um bom nome para loja! As ideias estão por ai, basta saber procurar.

Veja nossas dicas para descobrir ótimas ideias de nomes para lojas e outros estabelecimentos comerciais.

1- Pesquise nomes de livros

Títulos de livros costumam trazer opções fantásticas de nomes interessantes para várias coisas. E as possibilidades não param por aí!

  • Nomes de impacto: títulos como Iracema, O apanhador no campo de centeio e Vidas Secas são exemplos de nomes de impacto. É claro que você não pode usá-los exatamente como nomes criativos para loja, mas vale a pena trabalhar em cima deles. Escolha um título que tenha a ver com o seu negócio e deixe a imaginação fluir!
  • Personagens: você com certeza conhece alguém que teve seu nome inspirado em algum personagem marcante. Se isso pode ser feito com pessoas, porque não fazer o mesmo com seu negócio? De Julieta à Capitu, mergulhe nesse universo de pessoas fictícias e use seus nomes para dar a alma de sua loja.

Veja mais: Nomes para loja de som automotivo: como escolher?

2- Inspire-se em músicas

Gritou na juventude ao som de Guns and Roses e diversas outras bandas e artistas que marcaram época? Não desperdice seu repertório!

  • Nomes: assim como nos livros, personagens de músicas marcam história. Porque não aproveitar a ideia?
  • Trechos: alguns trechos de músicas tornam-se tão marcantes para os ouvintes que se tornam praticamente ditos populares e expressões cristalizadas. De um “girassol a cor do seu cabelo” como fonte de inspiração para uma loja de flores ao “azul da cor do mar” para uma loja de tintas, você conta com milhões de possibilidades.

Confira também: Empresa de chocolate: dicas para você criar o nome perfeito

3- Lugares interessantes e conhecidos 

Existem nomes de lugares que são verdadeiras obras de arte. Porque não usá-los?

  • Experiências: algum lugar marcou você ou algum momento importante de sua vida? Use isso na hora de pensar em nomes criativos para loja. Se você for supersticioso, pode até memso reiterar a possibillidade de manter a sorte que o local proporcionou para você antes, não é mesmo?
  • Homenagem: homenageie de forma indireta alguém importante do segmento ao qual sua loja pertence. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode colocar um nome em homenagem à estilista Chanel – ela nasceu em Saumur. O nome é excelente para um loja do segmento de moda!

Acesse mais exemplos: Nomes para Sex Shop que vão seduzir seu público!

4- Ciências e outros campos do conhecimento

Engane-se que a criatividade não pode sair a partir de assuntos teóricos!

  • Matemática: você sabia que o nome Google é inspirado no termo  matemático gogol. Que tal fazer o mesmo e se inspirar em um desses termos?
  • Literatura: nomes de escolas antigas da Literatura, autores mundiais, personagens antigos… não faltam escolhas!
  • Biologia: de Darwin – que já foi uma banda de rock dos anos 2000 – à Newton, muitas são as possibilidades.

Inspire-se com estas ideias: Nomes de sorveterias: criatividade na ponta da língua!

5- Palavras em outros idiomas

Quem disse que o português é única língua que você pode explorar? Escolha nomes criativos para lojas em qualquer idioma!

  • Inglês: algumas palavras em inglês já são até conhecidas do público. Escolha uma delas que faça sentido para seu negócio ou mesmo use uma expressão da língua inglesa.
  • Francês: o mais charmoso dos idiomas pode ser uma inesgotável fonte de inspiração! Só tome cuidado com a pronúncia e evite termos complicados.

Apenas tome muito cuidado para não escolher palavras em outro idioma que sejam difíceis de pronunciar, que seu público não entenda, ou ainda que tem um significado estranho ou mesmo ofensivo na outra língua.

Confira: Inspire-se em nomes de marcas de roupas famosas e crie a sua

Se você precisa criar um nome para sua loja, uma alternativa com excelente custo e qualidade é usar plataformas de crowdsourcing ou um site de concorrência criativa, como a We Do Logos. Além de nomes para lojas, empresas e outros estabelecimentos, é possível criar logotipos, folders, slogans de marcas, ou produtos e até banners digitais, entre diversas outras peças de comunicação, por um preço justo.

CTA05-Blog2016-600x200px-Nome-Zappin

Para isso, basta se cadastrar no site, criar um briefing em um formulário bastante intuitivo e, em seguida, definir quanto vai pagar e o prazo de entrega. Em pouco tempo, 24 horas, já terá as primeiras sugestões enviadas para você analisar, dar sua opinião, solicitar ajustes e pedir quantas alterações quiser. Aí, é só escolher a melhor de todas e usar na sua empresa!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.