nomes de construtoras

Nomes de construtoras: dicas para definir uma identidade de sucesso

9 agosto, 2017 6:02 pm | Criado por | sem comentários | 4 meses

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma empresa começa pelo seu nome, afinal, para atrair novos clientes é necessário chamar atenção, antes de mais nada, para a marca em si.

Ao criar uma empresa, é essencial passar credibilidade e confiança para os clientes, e tudo isso começa na identidade da marca.

Quer criar nomes para empresas de construção civil, mas, como a maioria das pessoas, tem dificuldade de saber como começar? Confira algumas dicas e garanta o sucesso em seu empreendimento.

Saiba mais: Descubra o segredo para criar nomes criativos para empresas

Como criar nomes de construtoras

Criar nomes de empresas não é uma tarefa nada fácil. Pode até ser muito divertido, mas, com certeza, demanda conhecimento técnico sobre comunicação, marketing e branding, além de uma boa pitada de talento.

Nos itens abaixo, você vai ver uma série de dicas de como se inspirar e como basear sua escolha em critérios profissionais e mercadológicos.

E, no final, uma dica de como conseguir fazer isso rapidamente, sem ter que quebrar a cabeça.

1 – Invista na criatividade

Como nos últimos anos o mercado tem ficado mais competitivo e com consumidores cada vez mais rigorosos, dar preferência para nomes criativos é uma excelente forma de dar destaque para sua empresa.

Você, que está em busca de nomes de construtoras, deve levar em conta que a melhor estratégia é usar a imaginação. Que tal deixar a criatividade fluir e criar um nome a partir de junção de palavras com os conceitos da sua empresa?

Seguir por essa linha é uma forma de criar um nome que nenhuma empresa tem e com grandes chances de ser lembrada. Empresas renomadas, como o Google, por exemplo, inovaram criando nomes inexistentes no dicionário.

Que tal seguir por esse caminho? Seja criativo e conquiste o mercado!

Veja também: Conheça a história por trás de 7 nomes de marcas famosas

2 – Valorize nomes curtos e diretos

Sabia que dar preferência para nomes curtos garante maiores chances de sua empresa ser lembrada com mais facilidade?

Nomes de construtoras com poucas sílabas ou feitas a partir de siglas são mais fáceis de serem memorizadas – e pronunciadas – e podem ser uma ótima estratégia para dar início ao seu empreendimento.

Utilizar nomes muito longos ou complexos é uma forma de evitar que um possível cliente memorize sua marca.  Empresas de variados setores, como Twitter, Nike, Globo e Veja são exemplos de como fazer o uso de nomes fáceis e curtos são facilmente lembrados pelo público.

Já imaginou utilizar as iniciais dos nomes dos donos da empresa ou do produto em si? Por mais que você acabe criando um nome um pouco mais extenso, é possível fazer o uso de siglas em sua estrutura e criar uma identidade única para o seu negócio.

Grandes nomes de construtoras no país optaram pela linha do uso de siglas e são facilmente lembradas pelos consumidores. A seguir, alguns exemplos:

  • MRV
  • PDG
  • SGO
  • MKF
  • EBM
  • HF Engenharia

Já parou para pensar que boa parte dos partidos políticos fazem o uso de siglas em seus nomes? A técnica pode facilitar a memorização de sua marca e obter o resultado desejado!

Confira: Por que criar nomes de mascotes criativos para a minha empresa?

3 – Evite nomes de construtoras com pronúncia difícil

Seguindo a linha do tópica anterior, ao criar nomes de empresas de construção civil é importante levar em conta a facilidade –  e a dificuldade –  que seu público terá ao pronunciá-lo.

Diversas empresas do setor optaram por nomes fáceis de serem pronunciados e são rapidamente lembradas quando se trata do ramo civil. Alguns exemplos de empreendimentos de sucesso no Brasil:

  • Gafisa
  • Cyrela
  • Direcional
  • Rossi
  • Grupo Pacaembu
  • Casa Alta

O nome da sua empresa de construção não precisa estar ligado ao negócio em si, mas ter uma pronúncia fácil é crucial.

Confira alguns nomes de firma de construção criados pela We Do Logos para esta empresa de engenharia ambiental:

  • Planatus
  • Aval-engenharia Ambiental
  • Ipê Amarelo
  • Sanenge Soluções Ambientais
  • Natura Ambiental
  • Ideas Soluções Ambientais
  • Opus Ambiental
  • ATEB Engenharia Ambiental
  • REPON

Veja aqui mais exemplos de nomes de empresas de engenharia enviados para este projeto.

4 – Hora do brainstorming

Nada melhor que juntar ideias para chegar em um consenso, por isso, fazer um brainstorming é uma excelente maneira de colocar as ideias para fora e, muitas vezes, ouvir sugestões que ainda não tinham passado pela sua cabeça.

A técnica é muito utilizada para desenvolver projetos e estimular novas ideias em conjunto. Mãos a massa?

Primeiro, marque um encontro com os futuros companheiros de sua empresa ou, até mesmo, com aqueles amigos mais criativos da turma, e se reúnam com o objetivo de tentar chegar o mais próximo possível dos nomes de construtoras ideais para o seu empreendimento.

Veja mais: Nome de empresa: O que é preciso saber para fazer a escolha certa

Precisando criar nome para empresa, logotipo, slogan e diversos outros materiais de marketing por um preço justo, com qualidade e rapidez? Pode contar com a We Do Logos.

Basta fazer seu pedido no site, definir um preço e um prazo, que em pouco tempo você já estará recebendo as primeiras opções de artes para avaliar, dar sua opinião, pedir modificações e quantos ajustes quiser, para escolher a melhor de todas e usar em seu negócio.

Veja porque mais de 35 mil clientes já usaram a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.