nomes de empresas de ar condicionado

5 dicas para criar nomes de empresas de ar condicionado e 8 erros a evitar nesse processo

19 novembro, 2017 10:38 pm | Criado por | sem comentários | 3 semanas

Está com dificuldades para criar nomes de empresas de ar condicionado?

Para obter mais sucesso e visibilidade, é preciso saber como conduzir esse processo adequadamente e que erros evitar.

Neste post, vamos mostrar como construir o nome certo para a sua empresa. Sem a orientação necessária, muitos estabelecimentos erram ao criar nomes de empresas de ar condicionado e, por isso, podem passar um posicionamento inadequado para seus clientes.

Neste post, apresentamos 6 dicas para criar nomes de empresas de ar condicionado e outras 9 orientações do que fazer para fugir de uma nomenclatura que pode atrapalhar o desempenho da sua marca.

Saiba mais: Descubra o segredo para criar nomes criativos para empresas

Como criar nomes de empresas de ar condicionado

1 – Posicione-se no mercado

Parte crucial do processo de naming, é identificar claramente os serviços que o empreendimento oferece. Esse é o passo mais importante para criar nome de empresas de ar condicionado ou de qualquer outro negócio.

É fundamental dar ênfase para a especialidade da marca e o seu conceito, aquilo que ela deseja passar como mensagem aos consumidores.

Vamos a um exemplo. Caso a especialidade da empresa seja fazer manutenção de ar condicionado, o foco está em serviços como instalação de ar, limpeza, troca de filtro, conserto ou troca de gás.

O cliente precisa entender que trata-se de uma empresa focada em instalação e manutenção e não em vendas, por exemplo.

Em marketing, este conceito é chamado de posicionamento. Portanto, posicione-se no mercado respondendo a perguntas como:

  • Quais os serviços oferecidos pela minha empresa?
  • Qual será o meu público?

2- Use nomes significativos para seu público

Ao criar nomes de empresas de ar condicionado tente usar expressões que remetam aos benefícios que um ar condicionado pode trazer para as pessoas ou empresas, cosias como como conforto, bem-estar, refrescância etc.

Dessa forma, o nome de sua empresa significará algo que seu público valoriza.

3- Empregue nomes fáceis de pronunciar

É fácil falar o nome da sua empresa? O nome soa bem aos ouvidos ou causa estranheza?

A ideia aqui é fazer com que o cliente não só aprenda rápido e se lembre da marca, mas possa compartilhar esse nome com amigos e se recordar da empresa sempre que precisar de um conserto, instalação ou compra de um ar condicionado.

Lembre-se: nomes fáceis de pronunciar ganham a simpatia dos clientes.

4- Prefira nomes simples

Simplicidade é sinônimo de descomplicar, no mundo dos negócios. Aposte, portanto, em nomes sem longas abreviaturas e que sejam de fácil visualização.

Tenha em mente exemplo exemplos de marcas como Nike, VIVO, Tam, Extra, Kibon que estão entre as mais lembradas pelos brasileiros.

5- Escolha um nome forte

Coca-Cola, Skol, Ford, Ferrari  são exemplos de nomes fortes.

Causam impacto positivo e excelente comunicação visual. Unir consoantes e vogais para obter uma nomenclatura harmônica e forte, potente e direta, é outra regra a ser seguida ao criar nomes de empresas de ar condicionado, ou de qualquer tipo.

O uso de sobrenomes, aglutinações e siglas são pouco criativos, tente criar algo novo e diferente.

Mas existem exceções:

A C&A, a rede de loja de roupas, é uma abreviação do nome dos fundadores, os  irmãos Clemens e August Brenninkmeijer.  A fabricante de automóveis GM é General Motors, muito mais conhecida pela sua abreviatura do que seu nome por extenso.

Ambas mantêm sua potência e seu reconhecimento no mercado, mas, vale lembrar, que só conseguiram isso com altos investimentos em marketing.

8 erros a evitar na hora de criar um nome de empresa

1- Nomes longos

Nomes longos podem ser complicados e difíceis de lembrar. Se a ideia é dar à empresa o nome de família, por exemplo, a regra é seguir o exemplo da General Motors, e apostar na abreviatura concisa e direta, desde que seja harmônica e potente para o negócio.

2- Nomes estrangeiros

Se você está no Brasil e oferece um serviço para brasileiros, não há razão para colocar o nome de uma empresa em inglês, a não ser que exista culturalmente a apropriação do nome em questão para o português, como é o caso da palavra Record, parte do nome da empresa de comunicação.

3- Nomes ambíguos e de significado complexo

Não é de bom dar à empresa um nome com duplo sentido ou de significado complicado. Afaste-se também de nomes técnicos, que fogem do entendimento da maioria das pessoas.

Vá direto ao ponto e escolha algo coerente e de fácil repercussão.

4- Nomes inspirados no gosto pessoal

Quem tem que gostar do nome de sua empresa são seus clientes, não você.

Entenda o gosto de seu público e crie um nome que se identifique com seus valores e crenças.

5- Nomes parecidos com o de concorrentes

Além de complicações legais, escolher um nome parecido com o da concorrência demonstra falta de criatividade e só confunde seus clientes.

Mostre que pode fazer a diferença com a qualidade de seus serviços e produtos.

6- Nomes que em outras línguas tem um significado inapropriado

Lembra-se da marca de veículos Besta? Em seu país de origem o nome não era pejorativo. Por isso, muito cuidado ao escolher nomes em outros idiomas, verifique com alguém que conhece bem a língua se não está criando um nome inadequado e até ofensivo.

7- Esquecer de registrar o nome no INPI

O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é um órgão público para registro de marcas e patentes.

Cadastrar o nome da empresa preserva a sua marca. Antes, verifique se o nome existe no mercado. O próprio site do INPI fornece essa pesquisa, ou faça com nosso aplicativo:

Veja também: Por que criar nomes de mascotes criativo para a minha empresa?

8- Esquecer de criar o domínio de sua empresa na internet

O registro do nome da empresa em um domínio é fundamental para se estabelecer na internet e no e-commerce.

Registre-se diretamente pelo site Registro.Br

Para se inspirar, veja 25 exemplos de nomes

Vale aglutinações, duplicidade de letra e associações com o seu segmento. Tente, faça um teste e use a sua criatividade.

Veja 5 exemplos de nomes criados por nossa equipe:

  1. RefrigerAr
  2. Polo Rio
  3. GelAr
  4. ArBras
  5. CLIMMA

Confira 15 exemplos de nomes de empresa de ar condicionado que já existem:

  1. Facility Ar
  2. Hk ar
  3. SEB
  4. Comgelair
  5. All Free
  6. Invent
  7. Renovo
  8. The First
  9. Big Ar
  10. Oficina do Ar
  11. Geicon
  12. Thermo Cold
  13. Mundo Ar
  14. Cooling Cleaning
  15. Refrescar

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We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.