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Conheça a história por trás de 7 nomes de marcas famosas

21 junho, 2017 8:23 pm | Criado por | sem comentários | 2 meses

Você conhece o seu propósito de marca? Caso ainda não dê a devida atenção ao assunto, uma dica: saber quem você é e como se posicionar no mercado foi algo determinante para que surgissem grandes nomes de marcas famosas, sabia?

Afinal, por trás de um nome de marca famosa se revelam todas as suas características, os seus valores e, principalmente, o propósito dela para se manter no mercado.

E, para enraizar a relevância do assunto, nós vamos nos aprofundar na importância do nome de uma empresa e, também, mostrar alguns exemplos de nomes de marcas famosas e a história que as inspirou — algo que você pode aproveitar e usar para nomear a sua marca.

Confira!

Saiba mais: Descubra o segredo para criar nomes criativos para empresas

Nomes de marcas famosas: qual seu segredo?

Personalidade! Quando dizemos que um apessoa tem personalidade, trata-se de um elogio: essa pessoa tem convicções e opiniões claras e faz questão de defendê-las sempre.

Da mesma forma, marcas famosas têm um nome que revela claramente todas as suas promessas, atraindo e fidelizando seu público. Veja como conseguir isso para o nome de sua empresa!

Qual é a importância do nome para uma empresa?

Branding é aquilo que a sua marca exala: aqueles diferenciais que correm em seu DNA corporativo e que devem gerar identificação com o público-alvo.

No entanto, esse processo (que nunca termina, já que a gestão de marca é constantemente trabalhada) deve ser aplicado em cada vertente de sua comunicação: do nome à identidade visual e design; da abordagem ao consumidor à maneira de se posicionar no mercado.

Justamente por isso, a criação do nome de uma empresa é, acima de tudo, uma decisão estratégica. Afinal, ela pode captar imediatamente a atenção do seu público-alvo. E essa ideia vem de uma junção de fatores, como os seus valores, soluções e posicionamento, misturados para que o consumidor se identifique com a sua mensagem.

Para entender como isso pode ser feito efetivamente, vamos analisar 7 nomes de marcas famosas para você entender como a criatividade nem sempre vem acompanhada de complexidade, mas de uma simples compreensão de quem você é e com quem você dialoga!

Confira: Por que criar nomes de mascotes criativos para a minha empresa?

1- Starbucks

A rede de cafeterias estadunidense, com fama global, leva ao redor do seu nome uma identidade visual complexa, formada por sereia com duas caudas.

Agora, quer saber como isso tudo ganhou vida e se solidificou no mercado? Simplesmente, pela inspiração no personagem Starbuck, do livro Moby Dick.

Mas isso não é tudo: aconselhado por um amigo publicitário, Gordon Bowker — fundador da Starbuks — deveria pensar em um nome que começasse com as letras “ST”, por soar forte na ponta da língua.

2- Smirnoff

Quem já se acostumou a transitar pelo setor de bebidas — em especial, as vodcas — deve ter notado que os nomes são similares e sempre parecem remeter a um nome.

No caso da Smirnoff, a homenagem foi feita a Piotr Arsenyevitch Smirnov, um magnata russo que possuía uma destilaria em Moscou.

Mas foi quando a sua família teve que se mudar para a Istambul, com os ecos da Revolução Russa à porta (em meados de 1917), que a marca se expandiu e, hoje, é um dos grandes nomes de marcas famosas que podem servir de inspiração para você.

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3- Amazon

Mais um nome de marca famosa nascido pelo interesse em usar uma letra em favor do seu sucesso comercial. No entanto, o fundador Jeff Bezos queria que o nome de sua empresa começasse com a letra “A” porque ela apareceria mais rápido em organizações alfabéticas.

A inspiração veio — acredite — do nome Amazon, referência direta ao grande rio que avança fronteiras na América do Sul. Inclusive, a sua extensão tende a ser a comparação com a qual Bezos se refere ao tamanho de sua empresa.

4- Nike

Simples, casual e de profundo impacto para milhões de atletas — amadores e profissionais, a Nike está entre os nomes de marcas famosas mais significativos, pois procura se aliar constantemente aos esforços hercúleos de seu público-alvo em superar os próprios limites.

Não à toa, o nome é inspirado na deusa da vitória, Nice (Niké) e o seu logo é uma referência às asas da mesma deusa.

5- Google

Googol é uma nomenclatura matemática que identifica o número 1 seguido de 100 zeros. Algo que teria muito a ver com o sistema binário de um computador. Por isso, a grafia e pronúncia de um dos nomes de marcas famosas mais usadas no mundo é, simplesmente, Google.

6- AXN

Chegando ao setor de entretenimento, o canal AXN soube explorar bem o seu propósito com o alinhamento do perfil de seu público-alvo. Afinal, trata-se de uma tentativa em comprimir a palavra action (ação, em inglês).

Acontece que a preferência popular falou mais alto e, hoje em dia, todos soletram cada letra do canal dedicado à ação.

Veja mais: Inspire-se em nomes de marcas de roupas famosas e crie a sua

7- HBO

Por falar em iniciais e soletrar letras separadamente, o que poderia significar HBO e como ela se encaixaria entre alguns nomes de marcas famosas?

Simplesmente, porque a empresa resolveu abreviar a palavra Home Box Office. Sabe o que significa? Box Office é o termo comum, em inglês, para bilheteria. Enquanto home diz muito sobre o esforço em aproximar a Sétima Arte do conforto do lar.

Confira também: Como ter boas ideias de nome para empresas

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.