nomes para escritório de arquitetura

Dicas e estatísticas de nomes para escritório de arquitetura

5 setembro, 2016 6:53 pm | Criado por | sem comentários | 10 meses

Escolher um nome para empresa não é tarefa fácil. E escolher nomes para escritório de arquitetura, um mercado tão dinâmico, criativo e competitivo, se mostra um desafio para muitas pessoas.

16 - eBook-Como-criar-nome-ideal-para-negocio-CTABlog

Veja também: Segredos para criar o nome ideal da sua empresa

A dica inicial que podemos dar é a seguinte: não esqueça destes 3 elementos ao criar o nome de sua empresa de arquitetura:

  • Seu posicionamento: o que quer que as pessoas pensem ao ouvirem o nome de sua empresa? Em que lugar quer ficar gravado na cabeça do público?
  • Diferencial: o que sua empresa faz melhor que os concorrentes e atrairá seus clientes?
  • Perfil do Público-Alvo: Quem você quer atingir? Não apenas características sócio demográficas, como idade, sexo, renda, tamanho da família etc. Mas também um perfil psicológico dessas pessoas: qual o estilo de seus clientes?

Ok, mas onde achar ideias para esses nomes  e que ajudem a captar clientes de arquitetura?

Uma dica para escolher nomes para escritório de arquitetura é pesquisar os tipos de nomes mais usados. E, para você ter um panorama sobre essas escolhas dos escritórios brasileiros, colhemos no site da ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) uma lista com mais de 100 nomes de escritórios e descobrimos estatísticas bastante interessantes.

Confira também: 7 dicas para escolher um nome para empresa e os erros mais comuns!

Estatísticas sobre nomes para escritório de arquitetura no Brasil

Dos 119 nomes de nossa lista, encontramos:

  • Nome de um ou de vários dos sócios: 70 nomes = 58,8 %
  • Siglas com letras: 20 nomes = 16,8 %
  • Nomes criativos: 17 nomes = 14,3 %
  • Siglas criativas: 7 nomes = 5,9 %
  • Sigla com letras e números: 4 nomes = 3,3 %
  • Nomes de cidades ou lugares: 1 nome = 0,8 %

Ao contrário do que alguns podem pensar, o fato da esmagadora maioria dos nomes para escritório de arquitetura de nossa amostra indicar a tendência pelo uso de nomes próprios de sócios, isso não significa que esta é a melhor coisa a fazer.

Na verdade, nomes criativos são uma excelente maneira de se diferenciar no mercado e mostrar uma das mais importantes características que um arquiteto deve ter: criatividade.

Dentro de nossa seleção, encontramos alguns nomes criativos que podemos citar como interessantes exemplos:

  • Artificio
  • Atria
  • Bacco
  • Focco
  • Nexo
  • Purarquitetura
  • URDI

Quanto a nomes para estúdios de arquitetura com siglas, é importante notar que siglas simples, sem nenhum sentido, são muito frias e não revelam qualquer personalidade ou posicionamento. Já siglas que formam algum tipo de som, como os casos de ArGis (Arquitetura e Gestão Integrada de Projetos) e ArqMate (Arquitetura e Materiais) se tornam mais próximas do público, assim como siglas com números, que lembram o envolvimento da matemática com a arquitetura e parecem mais criativas e ousadas, tais como H2 Arquitetura e L35ACIA.

Por fim, vale lembrar que existem 3 maneiras principais de se compor os nomes para escritórios de arquitetura:

  • Usando a palavra Escritório.
  • Usando a palavra Studio.
  • Usando o nome seguido da palavra Arquitetos.

Depois destes dados sobre nomes para escritórios de arquitetura, vamos conferir outras interessantes estatísticas do mercado:

Faculdades de Arquitetura no Brasil e dados sobre a profissão:

  • Número de faculdades: 250
  • Vagas disponíveis a cada ano: quase 32 mil
  • Duração da graduação em arquitetura: 4 anos
  • Candidatos ao ano: mais de 95 mil
  • Relação de candidatos por vaga: 3
  • Quantos alunos se formam a cada ano: pouco menos de 7 mil novos profissionais por ano
  • Número de arquitetos no Brasil: Mais de 96 mil

Média salarial:

  • Início de carreira: entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00
  • Meio da carreira: R$ 8.000,00
  • Auge da carreira: mais de R$ 12.000,00

Fonte: Guia do Estudante Último Segundo.

Distribuição dos arquitetos no Brasil:

Por região:

  • Sudeste: 60 mil profissionais
  • Sul: 22 mil profissionais
  • Nordeste: 13 mil profissionais
  • Centro-Oeste: 8 mil profissionais
  • Norte: 3 mil profissionais

Por gênero:

  • 39 % dos arquitetos são mulheres.
  • 61 % deles pertencem ao sexo masculino.

OBS.: O CAU/BR considera que existem 130 mil arquitetos em nosso país, diferente do número apontado pelo Guia do Estudante.

Fonte: CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – 2013

Satisfação dos brasileiros com os profissionais de arquitetura:

Independente do nome do escritório de arquitetura para o qual trabalhem, os brasileiros têm sua opinião sobre o desempenho destes profissionais. E os dados revelados são realmente fascinantes.

O instituto Datafolha fez esta pesquisa do dia 9 a 12 de junho de 2015, tendo entrevistado mais de 2 mil e 400 pessoas. Confira as informações colhidas:

  • 7 % dos entrevistados afirma já ter contratado um arquiteto.
  • Destes, 70 % se dizem altamente satisfeitos com os serviços prestados.
  • 73 % dos perguntados alega que entrou em contato com os arquitetos por meio de indicação de terceiros.
  • Dentro do universo pesquisado, 70 % das pessoas que disseram nunca ter contratado um arquiteto afirmaram que o fariam se tivessem condições para isso.

Fonte: ArcoWeb – Pesquisa CAU/BR – Instituto Datafolha.

Como você viu, a percepção do brasileiro parece favorável a quem trabalha com arquitetura e urbanismo, não é mesmo? Que tal iniciar agora a criação do seu nome para escritório de arquitetura?

CTA-Blog2016-600x200px-Nome-Zappin

Veja mais: Logo arquitetura: dicas para criar um e destacar sua empresa

Se você precisa desenvolver nome para escritório de arquiteturacriar uma logomarca, um slogansitesfolders e diversos outros materiais de comunicação por um preço justo, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina.

Tudo é muito fácil e ágil: você faz seu pedido no site, já indicando quanto quer pagar e o prazo de entrega, e rapidamente, em 24 horas, começa a receber dezenas de propostas de artes para o material que solicitou. A partir daí você dá feedback aos criativos, pede ajustes e pode solicitar quantas alterações quiser, até tudo ficar exatamente da maneira que sua empresa precisa.

Confira: Cartão de visita de arquiteto: projete sua marca

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.